Nota de Falecimento - Prof. Ernst Tugendhat

15/03/2023 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do estimado Prof. Ernst Tugendhat, aos 93 anos, ocorrido no dia 13 de março em Freiburg.

O Prof. Ernst Tugendhat esteve inúmeras vezes no Brasil, tendo adotado nosso país em certos momentos como seu segundo lar. Além de estabelecer domicílio temporário em Chile, fixou também domicílios ocasionais, na qualidade de professor-visitante, em cidades da região sudeste e nordeste do nosso país. Concomitante a isso, foram especialmente marcantes as vezes em que se dirigiu à região sul, cujos locais visitados acabariam por se converter, por fim, em verdadeiras sedes. Durante a década de 1990, a presença do Prof. Tugendhat foi assídua principalmente nestas três cidades: em Ijuí, onde era recebido pelo Prof. Paulo Rudi Schneider e demais professores da UNIJUÍ; em Santa Maria, recepcionado pelos Professores Róbson Ramos dos Reis e Ronai Pires da Rocha da UFSM, e em Porto Alegre, igualmente requisitado tanto pelo professor Ernildo Stein da UFRGS, como pelos professores Nythamar Fernandes de Oliveira e Draiton Gonzaga de Souza da PUCRS. 

Aos que participaram de uma única palestra sua ou frequentaram um curso de mais longa duração, de todos o Prof. Tugendhat cativou uma imediata e particular estima, pois era visível, em sua maneira de pensar e tratar as questões filosóficas, o envolvimento vital que punha nos temas debatidos até conduzi-los sempre a uma nova luz, num tom contrastante com o recebido de outros professores estrangeiros que atuaram de modo colaborativo nos departamentos de Filosofia em nosso país.

Após anos de formação e pesquisa na perspectiva fenomenológica-hermenêutica e face à enorme herança da filosofia continental, o Prof. Tugendhat revitalizou a perspectiva da Filosofia Analítica. Para o público brasileiro a intensificação na preparação das primeiras traduções de seus livros coincidiu com o início das suas visitas ao país. Neste particular sua singeleza era ilustrativa: enquanto se aguardava o lançamento do livro Propedêutica Lógico-Semântica (1996), escrito em colaboração com Ursula Wolf, o Prof. Tugendhat não se importou em fornecer, para o curso que ministrava no departamento de Filosofia da UFSM, suas lições manuscritas e “provas negativas” do livro recém traduzido, como faria ainda noutras oportunidades, visando tornar mais amplamente acessível o conteúdo daquilo que por ele havia sido posto em debate.

Além do livro Propedêutica Lógico-Semântica, outros de seus livros disponíveis em português são: as Lições Introdutórias à Filosofia Analítica da Linguagem; as Lições sobre Ética; a Diálogo em Letícia; O Problema da Moral; o Egocentricidade e Mística: um Estudo Antropológico; Não somos de Arame Rígido (Conferências).


por Luciano Carlos Utteich, professor do PPG - Filosofia da UNIOESTE