Nota de falecimento - Prof. Sergio Paulo Rouanet

04/07/2022 • Notas e Comunicados

Sergio Paulo Rouanet - Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1934 – Rio de Janeiro, 3 de julho de 2022

Com pesar anunciamos o falecimento no Rio de Janeiro de Sergio Paulo Rouanet aos 88 anos. Com um vasto campo de atuação, Rouanet foi um importante diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradutor e ensaísta brasileiro.

As suas contribuições em várias áreas do conhecimento lhe habilitaram a integrar a Academia Brasileira de Letras (ABL) onde entrou em 1992, sendo o oitavo ocupante da cadeira número 13 na sucessão de Francisco de Assis Barbosa.

O nome de Rouanet é de conhecimento público principalmente por sua passagem como ex-ministro da Cultura no governo de Fernando Collor de Mello.

O professor foi responsável pela criação da lei brasileira de incentivos fiscais à Cultura, em dezembro de 1991. A lei terminou por essa razão ficando conhecida como "Lei Rouanet".

Rouanet prestou um belo trabalho às ciências humanas, à filosofia e à cultura brasileiras. Nossos profundos sentimentos aos colegas Barbara Freitag, Adriana Rouanet, Luiz Paulo Rouanet e Marcelo Rouanet. O Professor Rouanet foi sem dúvidas um dos maiores intelectuais brasileiros de nossa época, além de exímio diplomata e escritor, um brilhante filósofo que nos introduziu, entre outros autores e escolas, ao pensamento de Benjamin, Adorno, Habermas, Foucault, à teoria crítica, ao estruturalismo e à crítica literária moderna. Uma grande perda para a Filosofia e para a cultura brasileira contemporânea.

Diretoria Anpof