Nota de Falecimento do Prof. Barry Stroud

12/08/2019 • Notas e Comunicados

A comunidade filosófica brasileira recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do Prof. Barry Stroud, da University of California at Berkeley, ocorrido no último dia 09 de agosto de 2019. Stroud foi admirado e exerceu, através de seu clássico artigo “Transcendental Arguments” (1968), de seu livro Hume (1977) e seu monumental estudo A significação do ceticismo filosófico (1984), que está sendo traduzido para o português e deverá ser lançado ainda este ano, uma influência marcante sobre vários pesquisadores brasileiros. Sua obra ganhou repercussão no Brasil quando o Prof. Guido de Almeida ministrou, na UFRJ, um curso sobre Stroud e os argumentos transcendentais e, alguns anos depois, o saudoso Prof. Oswaldo Porchat Pereira dedicou pelo menos dois cursos do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da USP à análise detalhada de sua posição sobre o ceticismo. 

Em sua última visita ao nosso país, em 2014, Stroud participou da programação do XVI Encontro Nacional de Filosofia da Anpof, realizado em Campos do Jordão, proferindo uma palestra plenária e participando de uma sessão especial do GT Ceticismo organizada em sua homenagem. Apesar da idade avançada, Barry, como gostava de ser chamado, assistiu e comentou, com vívido interesse e generosidade, todos os trabalhos apresentados. A profundidade, rigor e fineza incomum de seu pensamento, aliados à sua gentileza e bondade, serão sempre lembrados como um exemplo do verdadeiro amor à filosofia.

Abaixo enviamos uma imagem feita no ano passado, em 5 de julho de 2018. Ele está em frente ao Moses Hall, prédio do Departamento de Filosofia da UC Berkeley, onde lecionou por mais de 50 anos. Segue também um link onde pode ser encontrado o artigo “ O que é a filosofia?”, onde expõe sua compreensão da natureza e importância da filosofia: http://philosophicalskepticism.org/wp-content/uploads/2016/07/1-Barry-Stroud-O-que-%C3%A9-a-filosofia.pdf