NOTA DE PESAR E SOLIDARIEDADE PELO FALECIMENTO DA PROFESSORA NOÉLI RAMME (UERJ)
27/09/2019 • Notas e Comunicados
A diretoria da ANPOF manifesta imenso pesar pelo falecimento da colega Noéli Ramme, professora de filosofia da UERJ. Manifestamos ainda nossa solidariedade à família, aos amigos e aos colegas por esta triste perda. Noéli participou como Tesoureira Adjunta da diretoria da Anpof no período 2017-2018 e infelizmente já por problemas de saúde teve de se afastar da gestão. Pudemos conviver com ela em várias ocasiões e discutir várias questões relativas à boa condução da nossa associação.
Noéli foi da primeira turma do mestrado em filosofia da UFSC (1999), sob orientação do professor Luiz Henrique Dutra, defendendo uma dissertação intitulada O Pluralismo de Nelson Goodman: o Papel da Percepção e da Linguagem nos Múltiplos Modos de Construir Mundos. O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFSC emitiu uma nota de pesar que pode ser conferida no seguinte endereço: http://ppgfil.posgrad.ufsc.br/2019/09/23/nota-de-pesar/. Ela fez seu doutoramento em filosofia na PUC-RIO (2004), sob orientação do Prof. Oswaldo Chateaubriand Filho, com uma tese intitulada Arte e Construção de Mundos: Um Estudo sobre a Teoria dos Símbolos de Nelson Goodman.
Noéli era, desde 2012, professora de filosofia da UERJ. Desenvolvia pesquisas sobre perspectivas analíticas e pragmatistas em filosofia da arte a partir de autores como Arthur Danto, Nelson Goodman, John Dewey e o segundo Wittgenstein, abordando temas como as definições de arte e de experiência estética e conceitos como interpretação, mundo da arte e fim da arte pensados na perspectiva da arte contemporânea, tendo publicado vários artigos e capítulos de livro sobre o tema.
O Programa de Pós-graduação em Filosofia da UERJ, do qual Noéli foi coordenadora no período 2015-2016, emitiu nota de falecimento que pode ser conferida no seguinte endereço:
http://www.ppgfil.uerj.br/index.php/2019/09/23/483/
Saudações cordiais,
Diretoria da Anpof