Nota do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (GFL/UFF)

07/05/2018 • Notas e Comunicados

Os professores abaixo assinados, docentes do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Fluminense (GFL/UFF), vêm manifestar sua preocupação com segmentos fundamentalistas de caráter reacionário que pretendem impor sua agenda antirrepublicana e autoritária nas dependências desta instituição, ameaçando o caráter democrático e plural de nossa universidade a fim de instrumentalizá-la para projetos político-partidários que visam, justamente, o desmonte das instituições de ensino público em nosso país. O incidente ocorrido na sexta-feira do dia 27 de abril, nas dependências do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia (ICHF) da Universidade Federal Fluminense, que contou com a presença de um grupo armado que de maneira premeditada investiu contra estudantes, professores e servidores, é a demonstração explícita da violência das pregações ideológicas autoritárias e de sua crescente motivação em promover ataques diretos às conquistas democráticas das universidades públicas brasileiras. Em nome dos princípios básicos da convivência republicana e do respeito à diversidade de opiniões, de crença religiosa e de expressões étnicas e de gênero, repudiamos o ataque sofrido por esta instituição na ocasião mencionada e nos solidarizamos com a direção do ICHF e com os estudantes, professores e técnicos que foram vítimas da sanha autoritária daqueles que pretendem sequestrar o espaço público em nome do discurso de ódio e da intolerância.

Alexandre da Silva Costa
Alice Bitencourt Haddad