Anpof assina carta aberta da SBPC em defesa do CNPq

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em carta aberta divulgada na última quarta-feira, 28/7, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência manifesta “consternação e preocupação” com fragilidade da infraestrutura do CNPq. “A SBPC solicita ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que (…)

Nota da ANARCHAI - PPG-FIL UnB pelo falecimento da Prof. Dra. Fran Demétrio

30/07/2021 • Notas e Comunicados

Em 2018, nós do Anarchai tivemos a felicidade de compartilhar afetos e saberes com Fran Demétrio. Professora adjunta da UFRB, transfeminista e coordenadora do (co)Laboratório Humano de Estudos, Pesquisa e Extensão Transdisciplinares em Integralidade e Interseccionalidade do Cuidado em Saúde e Nutrição, G&e (…)

Diretoria da Anpof lamenta o falecimento do prof. Dr. José Arhur Gianotti

28/07/2021 • Notas e Comunicados

É com grande consternação que a diretoria da ANPOF escreve essa nota para lamentar o falecimento do Prof. Dr. José Arthur Giannotti, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e um dos fundadores da filosofia brasileira acadêmica e profissional. Gianotti faleceu na ú (…)

Nota da FFLCH USP pelo falecimento do Prof. Dr. José Arthur Gianotti

27/07/2021 • Notas e Comunicados

Luto Oficial de 3 dias Com imensa tristeza, o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo comunica que, nesta terça-feira, 27 de julho de 2021, faleceu o professor e filósofo José Arthur Giannotti, Professor Emérito da Universidade de São Paulo e nosso mestre, colega e amigo: É muito dif&iac (…)

Nota de pesar da Diretoria da Anpof pelo falecimento do Prof. Roberto Romano

23/07/2021 • Notas e Comunicados

Roberto Romano da Silva, professor aposentado do Departamento de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, faleceu nesta quinta-feira (22/7) aos 75 anos, vítima de Covid-19. A diretoria da Anpof registra suas condolências e sentimentos, aos familiares e amigos, pelo falecimento do professor Roberto, sem (…)

Nota de Pesar | UFBA-PPGF | profa. Elyana Barbosa

16/07/2021 • Notas e Comunicados

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento da professora da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH) Elyana Barbosa. Filósofa com graduação (1969) e mestrado (1971) pela UFBA e doutorado (1985) pela USP, Elyana Barbosa iniciou como docente na Universidade em 1970, atividade que continuou a exercer mesmo ap (…)

Nota de pesar do colegiado do PPG UFC pelo falecimento da Profa. Mirtes Mirian Amorim Maciel

14/07/2021 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar, o colegiado do PPG de Filosofia da Universidade Federal do Ceará (UFC) lamenta a morte da Professora de Filosofia Mirtes Mirian Amorim Maciel, docente aposentada do Curso de Filosofia da Graduação e Pós-Graduação da UFC, que nos deixou na terça-feira, 13/07/2021, aos 79 anos. Ela e (…)

Nota de falecimento de Luiz Roberto Monzani (1946-2021) - GT Filosofia e Psicanálise

08/07/2021 • Notas e Comunicados

É com grande consternação que recebemos a notícia do falecimento do filósofo da psicanálise e professor Luiz Roberto Monzani, por quem todos nós do GT Filosofia e Psicanálise da Anpof temos profundo respeito e gratidão. Trata-se de uma perda irreparável para nós, pela amizade, p (…)

Nota de falecimento do Prof. Luiz Roberto Monzani (1946-2021)

07/07/2021 • Notas e Comunicados

É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Prof. Luiz Roberto Monzani, aos 74 anos de idade. Monzani era graduado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), onde também fez o seu doutorado; era professor livre-docente pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e professor-colaborador do Programa de Pó (…)

Nota de Falecimento Prof. Peter Büttner (UFMT)

23/06/2021 • Notas e Comunicados

Nota de Pesar A Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), consternada, lamenta o falecimento do Professor Peter Büttner, aos 86 anos. O docente era aposentado do Departamento de Filosofia. Graduado em Filosofia pela Philosophisch Pädagogische Hochschule Der Salesianer e pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), e (…)