Nota de Repúdio da ANPOF sobre intimação e intimidação de docentes da Universidade Estadual do Ceará (UECE)

11/06/2021 • Notas e Comunicados

A ANPOF vem por meio desta nota repudiar a intimação e intimidação que os colegas e as colegas professores e estudantes da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estão passando por exercerem a sua liberdade de cátedra prevista constitucionalmente no artigo 206 e no artigo 03 da Lei de Diretrizes e Bases da (…)

Carta aberta dos estudantes de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFil) da UFSCar

27/05/2021 • Notas e Comunicados

Somos estudantes de pós-graduação em Filosofia da UFSCar. Viemos, através desta carta, manifestar nosso posicionamento diante dos cortes orçamentários da União para 202l, cujo impacto na Educação e na pesquisa no Brasil é flagrante. Essa atitude do governo Bolsonaro tem reacendido a ne (…)

Nota de falecimento: prof. Roberto Machado (UFRJ)

20/05/2021 • Notas e Comunicados

É com muita tristeza que comunicamos o falecimento do Prof. Roberto Machado, um pernambucano radicado na cidade do Rio de janeiro. Professor Titular do IFCS-UFRJ, e foi professor da PUC-RJ. Um mestre generoso e acolhedor. Das bacantes ao ditirambo, Machado estudou e escreveu sobre Nietzsche, Proust, Deleuze, Foucault, o Trágico. Das (…)

SEM FILOSOFIA NÃO TEM BASE - Carta do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar sobre a BNCC

20/05/2021 • Notas e Comunicados

SEM FILOSOFIA NÃO TEM BASE Os termos competência e habilidade não são novos no discurso educacional brasileiro. Desde a LDB (Lei 9394/1996) se fazem presentes e orientam as políticas educativas para a escola básica, como as Diretrizes Curriculares para o Ensino Médio, DCNEM/1998; os Parâmetros Curr (…)

Red Iberoamericana de Filosofia publica manifesto condenando a violação dos direitos humanos na Colômbia

07/05/2021 • Notas e Comunicados

A  Red Iberoamericana, a qual a Anpof é vinculada e o prof. Adriano Correia (UFG) é vice-presidente, publicou, no dia 06 de maio, Manifesto Condenando a Violação dos Direitos Humanos na Colômbia. Leia abaixo. La Red Iberoamericana de Filosofía (RIF), integrada por asociaciones e institutos de Filoso (…)

VII International Workshop on Quantum Mechanics and Quantum Information: Quantum Ontology and Metaphysics

06/05/2021 • Notas e Comunicados

O evento entitulado "VII International Workshop on Quantum Mechanics and Quantum Information: Quantum Ontology and Metaphysics" (anunciado aqui: <https://anpof.org/agenda/eventos/vii-international-workshop-on-quantum-mechanics-and-quantum-information-quantum-ontology-and-metaphysics>) foi gravado, e acabamos de disponibilizar as grava&cce (…)

Ataque ao Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da UFU

05/05/2021 • Notas e Comunicados

A Direção do Instituto de Filosofia da Universidade Federal de Uberlândia vem a público manifestar seu apoio ao Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Ética Animal da UFU, coordenado pelo Prof. Dr. Alcino Bonella e pelo pesquisador de pós-graduação Gustavo Henrique Coelho, diante dos recentes (…)

Nota em repúdio à aprovação do PL que torna aula presencial, na educação básica e superior, "serviço essencial"

21/04/2021 • Notas e Comunicados

Na noite de 20 de abril de 2021, em meio ao descontrole da pandemia de COVID-19 que assola o Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou o PL 5595/2020, que torna aula presencial, na educação básica e superior, “serviço essencial”. Sob alegações de que crianças, adolescentes e jovens est&atild (…)

Nota de repúdio ao ataque racista e sexista sofrido pela pesquisadora Katiúscia Ribeiro

20/04/2021 • Notas e Comunicados

Nota divulgada no dia 20 de abril de 2021 A Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas e a chefia do Departamento de Filosofia se solidarizam com a pesquisadora e professora Katiúscia Ribeiro pelo ataque racista e sexista que sofreu de covardes anônimos durante a pale (…)

Anpof rejeita nomeação da advogada Cláudia Mansani Queda de Toledo como presidenta da CAPES

16/04/2021 • Notas e Comunicados

O governo federal publicou na última quinta-feira (15) a nomeação de Claudia Mansani Queda de Toledo para a presidência da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Diante dessa nomeação, a Anpof, ao lado de outras 11 entidades de pesquisa e educaç&atil (…)