Apoio ao professor Manfredo de Oliveira: nota do GT de Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Anpof

01/03/2021 • Notas e Comunicados

O GT de Filosofia da tecnologia e da técnica da ANPOF vem a público manifestar seu apoio e reconhecimento ao professor Manfredo Oliveira, por ocasião de seus oitenta anos de dedicação à causa da verdade e do bem. Juntamo-nos às vozes que, nesse momento, denunciam o ataque obscurantista impetrado con (…)

Financiamento coletivo da segunda tiragem impressa do livro Problemas Filosóficos: Uma Introdução à Filosofia.

01/03/2021 • Notas e Comunicados

Apoie nosso projeto em: https://apoia.se/problemasfilosoficos A primeira tiragem impressa do nosso livro de quase 700 páginas Problemas Filosóficos: Uma Introdução à Filosofia, editado a partir de uma parceria entre o Grupo de Pesquisa Investigação Filosófica e o NEPFIL-UFPEL, foi (…)

Rede Iberoamericana de Filosofia Política

23/02/2021 • Notas e Comunicados

O GT Pensamento Contemporâneo anuncia o lançamento do site da Red Iberoamericana de Filosofia Política. A rede congrega Professores Universitários e Pesquisadores em Filosofia Política das mais diversas nacionalidades e dos mais diversos países, livremente associados para viabilizar a realização de a (…)

Nota de Falecimento Prof. Dr. José Sérgio Duarte da Fonseca

23/02/2021 • Notas e Comunicados

Faleceu, hoje, 23 de fevereiro de 2021, em Teresina, José Sérgio Duarte da Fonseca, ou, Sérgio Fonseca, como ele gostava de ser chamado. Sérgio foi diagnosticado com câncer a menos de um ano e morreu, nesta madrugada, após uma hemorragia cerebral. Era filósofo, artista plástico e um amante invet (…)

Nota de Falecimento - Prof. Miroslav Milovic (UnB)

11/02/2021 • Notas e Comunicados

A Diretoria da ANPOF comunica, com profundo pesar e tristeza, o falecimento do Professor Miroslav Milovic ou, como costumavam chamá-lo, apenas Miro. Miroslav Milovic nasceu na Iugoslávia, em 1955. Concluiu o Doutorado em Filosofia na Universidade de Frankfurt em 1987 e o Doutorado do Estado em Filosofia na Sorbonne, Paris IV, em 1990. Foi p (…)

Anpof emite nota em defesa da vacinação

18/01/2021 • Notas e Comunicados

A segunda onda da COVID-19 chegou forte ao Brasil deixando um rastro de mortes principalmente em Manaus. Com extrema preocupação assistimos ao despreparo do Estado na organização do controle da pandemia. Estamos diante de um caos da saúde e caminhando para um verdadeiro genocidio. Não se trata mais da necrop (…)

Bolsa e auxílio à pesquisa em Filosofia da Religião

12/01/2021 • Notas e Comunicados

Bolsas e Auxílios à Pesquisa: Projeto Filosofia da Religião Global  O Centre for Philosophy of Religion da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, com o apoio da Fundação John Templeton, está com inscrições abertas para propostas de pesquisa e outros auxílios que podem i (…)

Prémio de Ensaio da Sociedade Portuguesa de Filosofia - 2020

08/01/2021 • Notas e Comunicados

PRÉMIO DE ENSAIO SPF - Edição de 2020 Caras/os Diretores de unidades de investigação em Filosofia, Caras/os Presidentes de departamentos de Filosofia, Temos o gosto de informar que o prazo para a apresentação de candidaturas ao Prémio de Ensaio 2020 foi prorrogado,  (…)

Nota pública da ANPOF contra a substituição de aulas de Filosofia, Sociologia e Artes por Educação Financeira no Paraná

30/12/2020 • Notas e Comunicados

As disciplinas de Filosofia, Sociologia e Artes tiveram suas cargas horárias diminuídas no Ensino Médio da rede pública estadual de ensino no Paraná. A Instrução Normativa Nº 011/2020 da Secretaria do Estado da Educação do Paraná ( (…)

Nota do GT de Filosofia da Tecnologia "Por uma tecnologia comprometida com os interesses da sociedade brasileira"

10/12/2020 • Notas e Comunicados

Em seu V Encontro Nacional, realizado nos 7 e 8 de dezembro de 2020, o Grupo decTrabalho (GT) da Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Associação Nacional de Pós- Graduação em Filosofia (ANPOF) se reuniu para refletir sobre os desafios e os compromissos dessa área filosófica no cenário bras (…)