Nota de falecimento do Prof. Dr. Marcos Lutz Müller

15/09/2020 • Notas e Comunicados

É com profundo e imenso pesar que informamos que, após agravamento de sua saúde, o Prof. Dr. Marcos Lutz Müller veio a falecer na tarde de hoje (15/09). A Sociedade Hegel Brasileira e o Grupo de Trabalho Hegel da ANPOF se solidarizam com a família e os amigos nesse momento de grande perda. G (…)

EDITAL DO PRÊMIO ANPOF 2020

17/08/2020 • Notas e Comunicados

É com grande satisfação que damos início ao processo de inscrições para a edição 2020 do Prêmio ANPOF de melhor dissertação e de melhor tese defendidas nos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Brasil. Esta é uma gran (…)

Nota de repúdio ao Projeto de Lei 529/2020 do Gov. de São Paulo

17/08/2020 • Notas e Comunicados

A diretoria da SBL vem a publico manifestar seu repúdio ao mais recente ataque do governo de São Paulo à ciência e à tecnologia. Trata-se do Projeto de Lei número 529, de 2020, recentemente enviado pelo Governo Estadual de São Paulo à Assembleia Legislativa. O projeto tem como consequência o co (…)

Nota do CA de Filosofia do CNPq

11/08/2020 • Notas e Comunicados

O CA de Filosofia do CNPq gostaria de lembrar a tod@s @s bolsistas PQ a importância da emissão dos pareceres ad hoc para que a avaliação dos pedidos de bolsas e de apoio para eventos e projetos aconteça da forma melhor. Solicitamos que acessem com regularidade seu e-mail institucional do CNPq ou a plataforma Carlos Chaga (…)

ADIAMENTO DO XIX ENCONTRO NACIONAL DA ANPOF - INSCRIÇÕES SUSPENSAS

30/06/2020 • Notas e Comunicados

  A diretoria da Anpof, após consulta aos Programas de Pós-graduação em Filosofia, comunica o adiamento do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, devido à pandemia do novo coronavírus. O resultado da consulta foi o seguinte: 31 programas se manifestaram pelo adiamento, 06 pelo cancelamento, 01 fez s (…)

ANPEd e entidades científicas criticam revogação de portaria do MEC que busca soluções para desigualdades na pós-graduação

19/06/2020 • Notas e Comunicados

Antes de deixar o cargo de ministro, Weintraub publicou a portaria 545 de 16 de junho de 2020 que revogou a Portaria 13 de 11 de maio de 2016. A Portaria 13 de 2016  foi publicada como resultado de um Grupo de Trabalho que funcionou sob coordenação da CAPES para estudar e propor soluções sobre desigualdades na pó (…)

NOTA DE PESAR

10/06/2020 • Notas e Comunicados

O Curso de Filosofia e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, lamentam informar o falecimento, na manhã de hoje, 10.06.20, do Professor Cleverson Leite Bastos. O professor Cleverson trabalhou na nossa instituição durante aproximadamente 30 a (…)

Carta Aberta à Comunidade - Projeto de Educação Comunitátia Integrar

25/05/2020 • Notas e Comunicados

POSICIONAMENTO DO PROJETO DE EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA INTEGRAR, COM APOIO DE ENTIDADES, ACERCA DO ENEM 2020 E DO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO Dada a situação de anormalidade instituída pela pandemia do Covid-19, o Projeto de Educação Comunitária Integrar, com o apoio das personalidade (…)

Carta aberta do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF acerca da necessidade de programas prioritários para apoio à pesquisa básica no âmbito do governo federal e sobre os cortes das bolsas de PIBIC da Área de Humanas.

02/05/2020 • Notas e Comunicados

A comunidade filosófica brasileira foi surpreendida pela recente notícia de que a totalidade das bolsas de pesquisa de iniciação científica (PIBIC) que deveriam ser destinadas à Pesquisa em Ciências Humanas, nas quais se incluem a pesquisa em Filosofia, foram bloqueadas pelo CNPq, o que equivale a 25% do to (…)

Anpof subscreve carta da SBPC, da ABC e de dezenas de outras entidades sobre apoio a pesquisa básica, incluindo as humanidades

29/04/2020 • Notas e Comunicados

SBPC e ABC cobram definição de programas prioritários para apoio à pesquisa básica No dia 26 de março a SBPC, ABC e mais cerca de 70 sociedades científicas enviaram ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, comentários cr&i (…)