Nota de repúdio do IFCS/UFRJ à nova política de distribuição de bolsas anunciada pelo CNPq

18/02/2020 • Notas e Comunicados

Nós, da congregação, do conselho diretor e dos programas  de Pós-graduação do IFCS (PPGF, PPGLM e PPGSA) repudiamos a nota do CNPq, na qual se anuncia o projeto de transformar a distribuição de bolsas em editais e chamadas públicas organizados pelo órgão, estipulando como c (…)

Carta de repúdio à exoneração de pesquisadores da Fundação Casa de Rui Barbosa

10/01/2020 • Notas e Comunicados

As associações e sociedades científicas abaixo subscritas repudiam a exoneração do diretor e chefes de pesquisa da Fundação Casa de Rui Barbosa ocorrida no último dia 08 de janeiro de 2020. Consideram as exonerações parte de uma política de instrumentalização id (…)

Nota de Pesar do GT Filosofia e Gênero pelo falecimento de Nilcéa Freire

10/01/2020 • Notas e Comunicados

Em tempos de tantos retrocessos e pisadas autoritárias sobre os avanços democráticos para o país, falar de Nilcéa Freire torna-se parte da recomposição da História de alguns desses avanços. Nilcéa inicia seu engajamento cidadão na década de 1970 quando foi militante do (…)

[LEMBRETE] III Summer School Archai na UnB / Raça e Ecologia - Novas Agendas para os Estudos Clássicos

16/12/2019 • Notas e Comunicados

Após o sucesso das primeiras duas Summer Schools Archai nos anos de 2017 e 2018, a Cátedra UNESCO Archai, do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília tem o prazer de anunciar a realização da III Summer School Archai, na Universidade de Brasília (…)

Dia Mundial da Filosofia

04/12/2019 • Notas e Comunicados

Celebração do Dia Mundial da Filosofia, celebrado em 22.11.2019 na Câmara dos Deputados em Brasília. https://www.youtube.com/watch?v=2VyNT8Kg9xU&feature=youtu.be (…)

Nota de solidariedade do GT Filosofia e Gênero

13/11/2019 • Notas e Comunicados

Nos solidarizamos com as mulheres bolivianas, e por extensão com todo povo da Bolívia, em função da violência sexual, dos sequestros, dos incêndios nas casas das/os indígenas e camponeses/as e nas sedes  de suas organizações sociais. Sentimos profundamente pelos ataque às formas de (…)

Nota da diretoria da ANPOF sobre ameaça à democracia na Bolívia

12/11/2019 • Notas e Comunicados

No mundo de hoje, democracia e filosofia comungam de profundos valores, expressos nos ideais de respeito a princípios que devem valer para todos e de busca de soluções para problemas comuns por meio do diálogo entre posições diferentes. Como entidade que representa a comunidade filosófica do Brasil, a ANPO (…)

Resultado do Edital de Adesão de Periódicos da área de Filosofia ao Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOF.

11/11/2019 • Notas e Comunicados

Resultado do Edital de Adesão de Periódicos da área de Filosofia ao Portal de Periódicos Eletrônicos da ANPOF. Confira aqui a lista de Periódicos Aprovados para compor o Portal de Periódicos da ANPOF.     (…)

Carta de Roger Crisp, da Universidade de Oxford, para o Ministro da Educação

05/11/2019 • Notas e Comunicados

28 October 2019 Ciências Humanas e filosofia no Brasil Senhor Ministro Estou muito preocupado em ouvir de colegas brasileiros das Ciências Humanas, especialmente da Filosofia, sobre os cortes drásticos que seu governo está fazendo em relação ao financiamento das Ciências Humanas nas universidades bra (…)

Presidente da Anpof participa de reunião com Presidente da CAPES

21/10/2019 • Notas e Comunicados

Presidente da Capes enfatiza que não haverá a ponderação por área de conhecimento na distribuição de bolsas da instituição No último dia 11 de outubro, o Prof. Adriano Correia, presidente da ANPOF, participou de uma reunião com o Presidente da CAPES, o prof. Anderson Correia. (…)