Nota de repúdio do GEN - Grupo de Estudos Nietzsche

02/09/2019 • Notas e Comunicados

No exato momento em que se acha comprometida a autonomia mesma dos estabelecimentos federais de ensino, os quais, organizando-se a partir de múltiplos colegiados e conselhos integrados, fiam-se em regras que elegem por si próprios, examinado-as em conjunto e em plenário; no instante em que se testemunha igualmente o acintoso e planej (…)

Anpof participa de Audiência Pública na Câmara dos Deputados sobre a situação orçamentária do CNPq

26/08/2019 • Notas e Comunicados

Na próxima quarta-feira, 28/8, às 9h30, haverá audiência na Câmara dos Deputados, em Brasília, sobre "A situação orçamentária do CNPq". A audiência acontece na Comissão de Ciência e Tecnologia e entre os que vão compor a mesa estará Adriano Correia, presidente da Anpof. Também estarão na mesa representantes da ANPG, Andifes, Ascon, CTP.b (…)

NOTA PÚBLICA EM REPÚDIO À NOMEAÇÃO DE UM INTERVENTOR PARA A REITORIA DA UFC

23/08/2019 • Notas e Comunicados

O Colegiado do Curso de Filosofia da Universidade Federal do Ceará, em reunião no dia 23/08/2019, decidiu, por maioria, lançar nota pública em repúdio à nomeação, como reitor, do candidato José Cândido de Albuquerque, pelo presidente Jair Bolsonaro, desrespeitando o resultado da consulta pública, bem como do CONSUNI, que escolheram, com ampla (…)

Nota de Falecimento do Prof. Barry Stroud

12/08/2019 • Notas e Comunicados

A comunidade filosófica brasileira recebe com profundo pesar a notícia do falecimento do Prof. Barry Stroud, da University of California at Berkeley, ocorrido no último dia 09 de agosto de 2019. Stroud foi admirado e exerceu, através de seu clássico artigo “Transcendental Arguments” (1968), de seu livro Hume (1977) e seu m (…)

Nota de Repúdio ao desmonte da política de ciência e tecnologia no Brasil

24/07/2019 • Notas e Comunicados

A diminuição de investimentos em Ciência e Tecnologia vai consolidando-se e silenciosamente desmontando as condições de produção e internacionalização no Brasil. A gravíssima situação do CNPQ tem sido reiteradamente denunciada pelas entidades. Na última semana uma mensagem na página do CNPQ informa que está suspensa a seleção de bolsista (…)

Nota de Falecimento do Prof. Dr Stefan Vasilev Krastanov - UFMS

12/07/2019 • Notas e Comunicados

Stefan Vasilev Krastanov nasceu em Sofia, Bulgária, onde fez a sua graduação e mestrado em Filosofia pela Sofiiski Universitet Kliment Ohridsky. Em 1999 migrou para o Brasil, constituindo sua vida familiar e profissional. Inicialmente, atuou como professor universitário em algumas instituições da região de Ribeirão Preto-SP. Em 2005 iniciou o seu (…)

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA DIRETORIA DA ANPOF - 2019/01

24/06/2019 • Notas e Comunicados

A diretoria da ANPOF tem tomado várias iniciativas visando defender o direito à pesquisa e ao ensino de filosofia em todos os níveis de ensino, em conformidade com os objetivos definidos em seu estatuto. Temos acompanhado de perto o processo inédito de construção coletiva do documento de área junto à (…)

Nota de Pesar pelo falecimento do Prof. José Nicolau Heck

18/06/2019 • Notas e Comunicados

NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DO PROF. JOSÉ NICOLAU HECK, POR OCASIÃO DO SÉTIMO DIA DE SEU FALECIMENTO, EM NOME DO INSTITUTO DE FILOSOFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA.  É com enorme sentimento de pesar e de melancolia que nós, os professores do Instituto de Filosofia da Universidade de Uberlândia, refletimos sobre o falecimento do (…)

Rede de Mulheres Filósofas da América Latina é lançada

18/06/2019 • Notas e Comunicados

A Rede de Mulheres Filósofas da América Latina (REDDEM) é uma iniciativa do Programa de Filosofia e Humanidades do Setor de Ciências Sociais e Humanas da Organização das Nacões Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A rede foi criada com o fim de oferecer apoio às atividades filosóficas das mulheres filósofas da América Latina, (…)

MANIFESTO DO XII ENCONTRO INTERNACIONAL HANNAH ARENDT E DO II SEMINÁRIO ADUFEPE 40 ANOS

14/06/2019 • Notas e Comunicados

Pesquisadores de Filosofia, Direito, Educação, Ciências Políticas, entre outras áreas do conhecimento, reunidos no XII Encontro Internacional Hannah Arendt: Democracia, Soberania e Direitos Humanos e no II Seminário ADUFEPE 40 anos, realizado de 28 a 30 de maio de 2019, na Universidade Federal de Pernambuco, na cidade de Recife (PE), vêm a públic (…)