Nota de pesar: Enrique Dussel

06/11/2023 • Notas e Comunicados

Faleceu neste domingo 5/11 o filósofo argentino Enrique Dussel, um dos mais originais pensadores do continente latino-americano. Dussel foi um filósofo de formação na Argentina, com pós-graduação na Europa em Filosofia (França) e História (Espanha) e com profundo conhecimento em Teologia. Art (…)

Nota de pesar: Riolando Azzi

23/10/2023 • Notas e Comunicados

A comunidade filosófica recebe com pesar a notícia do falecimento do professor Riolando Azzi, professor de filosofia aposentado da UFRJ e do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, no último dia 15 de outubro. A produção acadêmica e literária de Riolando Azzi é referência important (…)

Nota de pesar: Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher

14/10/2023 • Notas e Comunicados

Com pesar, a Diretoria da Anpof comunica o falecimento da Profa. Dra. Maria da Graça Franco Ferreira Schalcher. Aposentada do Departamento de Filosofia do IFCS-UFRJ, Maria da Graça não apenas foi uma professora e pesquisadora, mas esteve a frente da vice direção do IFCS nos anos noventa, bem como foi coordenadora d (…)

Anpof repudia ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina

12/10/2023 • Notas e Comunicados

A Anpof repudia as ações ocorridas na PUC-Rio por ocasião do debate sobre o conflito Israel-Palestina, no dia 11 de Outubro. Nos solidarizamos com Michel Gherman, professor da UFRJ, historiador e pesquisador de questões judaicas. O evento sucedido na PUC-Rio, ao tentar impedir a fala de Michel Gherman, é tanto um ato de (…)

Nota de falecimento: Emmanuel Carneiro Leão

08/10/2023 • Notas e Comunicados

É com imenso pesar que a Direção do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ recebe a notícia do falecimento do professor Emmanuel Carneiro Leão. A Direção expressa seus sentimentos a todos os familiares e amigos do professor. “Princípio e fim se reúnem na periferi (…)

Anpof lamenta a morte da quilombola Mãe Bernadete

21/08/2023 • Notas e Comunicados

A Anpof lamenta profundamente a perda da Liderança quilombola Mãe Bernadete, assassinada a tiros na última quinta-feira (17/8), no quilombo Pitanga dos Palmares, na Região Metropolitana de Salvador. A morte brutal de uma mulher detentora de saberes e uma verdadeira líder de seu povo nos comove e faz refletir. Afinal, su (…)

Rede Iberoamericana de Filosofia manifesta preocupação com acusações contra a Universidade Centroamericana (Nicarágua)

21/08/2023 • Notas e Comunicados

La Red Iberoamericana de Filosofía, integrada por asociaciones e institutos de filosofía de Latinoamérica, el Caribe, España y Portugal, tiene como uno de sus propósitos la defensa del ejercicio de la filosofía en sus diferentes modalidades, la promoción de la dimensión pública de la filosof& (…)

Diretoria da Anpof se manifesta sobre edição 2023 do Prêmio CAPES de Tese

03/08/2023 • Notas e Comunicados

Com espanto, a Diretoria da Associação Nacional de Pós -Graduação em Filosofia (Anpof) recebe o retorno do Instituto Serrapilheira na edição 2023 do Prêmio CAPES Tese. A alteração no Edital nº 2/2023 foi publicada na edição desta terça-feira, 1º (…)

Nota de falecimento: José Celso Martinez Corrêa

06/07/2023 • Notas e Comunicados

A Anpof tem o pesar na perda de Zé Celso Martinez, que para muitos, dentro e fora do universo filosófico acadêmico, foi um despertar através do espanto artístico. José Celso Martinez Corrêa, ou apenas Zé Celso, foi muito além de um diretor, ator, dramaturgo e encenador brasileiro. Com um modo d (…)

Comissão de Ensino de Filosofia da Anpof emite nota técnica sobre a consulta de Avaliação e Reestruturação da Política de Ensino Médio

02/06/2023 • Notas e Comunicados

A consulta pública inicialmente prevista até o dia 6 de junho de 2023 pela Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, estabelecida pelo MEC, se pretende como abertura de diálogo com profissionais e especialistas da educação, estudantes e sociedade civil sobre aspectos do Novo Ensino Médio (NEM). Como ind (…)