Debate com a chapa inscrita para o processo eleitoral da Diretoria da Anpof 22/24 acontece no dia 22 de setembro

19/09/2022 • Notas e Comunicados

Na próxima quinta-feira, 22 de setembro, às 19h, acontece o debate com a chapa única que concorre à eleição da Diretoria ANPOF (2022-2024), encabeçada pelo professor Dr. Érico Andrade Marques de Oliveira (UFPE). O encontro será mediado pela Comissão Eleitoral, composta por Hugo Fi (…)

Nota de falecimento - Saul Kripke

15/09/2022 • Notas e Comunicados

Saul Kripke (1940-2022) Importante filósofo e lógico norte-americano da tradição da Filosofia Analítica. Natural de Omaha, Nebraska, é considerado um dos maiores importantes filósofos de seu tempo. Sua obra é muito influente em diversas áreas da filosofia, desde a l&oacut (…)

Sbpc alerta para ameaças graves à pós-graduação brasileira

14/09/2022 • Notas e Comunicados

A SBPC manifesta sua profunda preocupação ante os últimos acontecimentos na CAPES, que colocam em risco a pós-graduação brasileira, que até pouco tempo atrás tinha  qualidade internacional e sempre serviu de modelo para a educação em nosso País. São duas as amea&cced (…)

Nota de falecimento - Prof. João Mac Dowell

13/09/2022 • Notas e Comunicados

Com enorme pesar comunicamos o falecimento do Prof. João Augusto Anchieta Amazonas Mac Dowell, S.J.  Natural de Belém (09/04/1934), João Mac Dowell estudou no Colégio Nóbrega, em Recife, e concluiu o ensino médio no Colégio Santo Inácio do Rio de Janeiro. Em 1950 ingressou na Companhia de Je (…)

Anpof recebe candidaturas para representantes da área da Filosofia na Capes

08/09/2022 • Notas e Comunicados

Os/as docentes de pós-graduação em Filosofia enviaram até esta quarta-feira, 7 de setembro, suas candidaturas para a representação da área da Filosofia junto à Capes. Na sequência, os coordenadores de PPGs terão até dia 12 de setembro para a inserção de até c (…)

Diretoria da Anpof convoca PPGs para candidaturas dos Representantes da área da Filosofia junto à Capes

06/09/2022 • Notas e Comunicados

Por reconhecer que possui papel político fundamental e que deve atuar para garantir que o processo de escolha dos novos representantes de área seja o mais republicano e transparente possível, a ANPOF convocou os coordenadores de PPGs e os coordenadores de área para uma reunião, ontem, dia 05 de setembro de 2022, para di (…)

Anpof participa de reunião da SBPC com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a Medida Provisória 1136

02/09/2022 • Notas e Comunicados

A reunião foi solicitada pela SBPC e representantes da comunidade científica brasileira ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. No encontro realizado no dia 2 de setembro por videoconferência, foram debatidas as questões referentes à Medida Provisória 1136, qu (…)

Anpof subscreve Carta de Brasília da SBPC: 'A Ciência e a Educação nunca estiveram tão ameaçadas no Brasil'

02/08/2022 • Notas e Comunicados

A carta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia de Sócios da SBPC, em reunião no dia 29 de julho, durante a programação da 74ª Reunião Anual. Carta de Brasília – SBPC O Brasil passa hoje por uma situação crítica em que a democracia está em risc (…)

Nota de repúdio do GT Filosofia e Gênero da Anpof

13/07/2022 • Notas e Comunicados

É o último estágio da barbárie em relação às mulheres que um médico anestesista se aproveite do fato de sua paciente estar desacordada para abusar de seu corpo.  Foi o que fez o anestesista Giovanni Quintella Bezerra, de 31 anos, que teve sua prisão convertida de flagrante para preventiv (…)

Nota de falecimento - Richard J. Bernstein

07/07/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia lamenta a morte do filósofo Richard J. Bernstein. Ele morreu no último dia 4 de julho, em Nova York. Bernstein, que havia anunciado sua aposentadoria na semana passada, era professor da New School desde 1989, tendo reestruturado o departament (…)