Diretoria torna público o novo Estatuto da ANPOF

04/07/2022 • Notas e Comunicados

O novo estatuto da ANPOF entra em vigor com modificações aprovadas por unanimidade na última Assembleia Geral, realizada no dia 30 de setembro de 2021. As atualizações têm por objetivo dar condições formais para a emissão de notas fiscais aos associados; dar maior funcionalidade ao trabal (…)

Nota de falecimento - Prof. Sergio Paulo Rouanet

04/07/2022 • Notas e Comunicados

Sergio Paulo Rouanet - Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1934 – Rio de Janeiro, 3 de julho de 2022 Com pesar anunciamos o falecimento no Rio de Janeiro de Sergio Paulo Rouanet aos 88 anos. Com um vasto campo de atuação, Rouanet foi um importante diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradut (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em denúncia à fobia contra mulheres

27/06/2022 • Notas e Comunicados

Foram três os ataques infames a mulheres esta semana que passou. Já manifestamos nossa indignação com a dor infligida a menina de 11 anos a quem se tentou impedir de levar adiante um aborto duplamente legal, porque decorrente de estupro e colocando em risco a vida da criança gestante. Depois tivemos o choque com as ofens (…)

Anpof subscreve nota da SBPC contra tormento infligido à menina estuprada

21/06/2022 • Notas e Comunicados

Manifestamos nosso choque e indignação diante da sessão de tormento a que foi submetida uma menina de 11 anos, estuprada e grávida, por parte de uma juíza e de uma promotora pública no Estado de Santa Catarina. Desrespeitando o sofrimento de uma criança, fizeram o possível para obrigá-la a (…)

Nota de falecimento - Prof. Luís Fernandes dos Santos Nascimento

20/06/2022 • Notas e Comunicados

Luís Fernandes dos Santos Nascimento (22/07/1973 - 19/06/2022) Entramos na Faculdade no mesmo ano, 1993; e já no primeiro semestre nos reunimos para estudar juntos – queríamos pensar a Filosofia no Brasil. Desse desejo nasceu o "Doxas broteias" – expressão que descobrimos em um dos textos de Osvaldo Po (…)

Nota do GT Hans Jonas: O desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira é parte da atual política federal de pilhagem e destruição da Amazônia

14/06/2022 • Notas e Comunicados

Diante do desaparecimento e provável assassinato de Dom Phillips e Bruno Pereira no Vale do Javari, no Amazonas, nós, pesquisadores/as, professores/as e estudantes do Grupo de Trabalho Hans Jonas, da ANPOF (Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia do Brasil), consternados, manifestamos preocupa&cc (…)

Anpof assina carta aberta pela revogação da reforma do Ensino Médio

13/06/2022 • Notas e Comunicados

Em carta divulgada no dia 8 de junho, diversas entidades de ensino e pesquisa solicitam a abertura de um "amplo processo de discussão sobre esta etapa da Educação Básica apoiado nos princípios estabelecidos na LDB de 1996 e nas discussões e construções teóricas acumuladas no ca (…)

Nota pública da ANPOF em defesa da liberdade de imprensa

07/06/2022 • Notas e Comunicados

No dia nacional da liberdade de imprensa, a Anpof vem a público manifestar sua preocupação com o desaparecimento do jornalista britânico Dom Philips e do indigenista Bruno Pereira. Ambos desapareceram no domingo (05/06), no trajeto entre a comunidade de São Rafael e a cidade de Atalaia do Norte, no Amazonas. Colaborad (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em cobrança a medidas para localização de desaparecidos na Amazônia

07/06/2022 • Notas e Comunicados

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, convicta de que os avanços científicos que defende andam sempre de par com o respeito e crescente implantação dos direitos humanos, vem a público manifestar sua indignação ante o desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornali (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em rejeição ao projeto de lei que autoriza a educação domiciliar

19/05/2022 • Notas e Comunicados

CONTRA O HOMESCHOOLING A SBPC apela aos membros do Congresso para que REJEITEM o projeto de lei que autoriza a EDUCAÇÃO DOMICILIAR, também conhecida como “homeschooling”, pelas razões que se seguem: 1) Um dos principais papéis da educação, como se constata da própria etimologia da (…)