Nota de falecimento: Enrico Berti

06/01/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof lamenta a morte do filósofo italiano Enrico Berti, um dos maiores conhecedores do pensamento aristotélico. Berti era professor emérito de História da Filosofia na Universidad de Padua, cidade em que morreu aos 86 anos. Seus estudos centravam-se na Filosofia Antiga, desde Tales de Mileto até a Ida (…)

Esclarecimentos sobre o resultado da Chamada Universal CNPq 2021

05/01/2022 • Notas e Comunicados

O Comitê Assessor de Filosofia (CA-FI) do CNPq recebeu, para análise e parecer, 47 (quarenta e sete) projetos, submetidos à Chamada CNPq/MCTI/FNDCT 18/2021 (Chamada Universal), sendo 32 (trinta e dois) de Grupos Emergentes (Faixa A) e 15 (quinze) de Grupos Consolidados (Faixa B), num total solicitado de R$ 3.318.198,87 (três mil (…)

Nota de Falecimento - bell hooks

15/12/2021 • Notas e Comunicados

Na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, faleceu a filósofa, autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense bell hooks. A Anpof lamenta profundamente a morte de uma das maiores pensadoras de nosso tempo e presta agradecimentos pelo legado que nos deixa.  A pensadora publicou mais de t (…)

Decisão judicial que suspendia a avaliação quadrienal da Capes é derrubada

03/12/2021 • Notas e Comunicados

A avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estava paralisada desde setembro, quando a Justiça Federal expediu uma liminar que suspendia imediatamente o serviço que avalia programas de pós-graduação stricto sensu. Nesta úl (…)

Nota pública da SBPC sobre a crítica situação do CNPq

30/11/2021 • Notas e Comunicados

Hoje, é o último dia para o governo mandar ao Congresso o PLN que reconstitui o orçamento do CNPq, atualmente insuficiente para cumprir um planejamento de atividades que inclui o atendimento às importantes ações que são o Edital Universal, o financiamento dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnolo (…)

Anpof se manifesta sobre acontecimentos envolvendo a prova do Enem

16/11/2021 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof (2021-2022) manifesta sua perplexidade diante dos últimos acontecimentos que cercam a prova do Enem. Após funcionários do INEP terem pedido o afastamento de seus cargos comissionados ficamos sabendo que a prova realizada por servidores técnicos foi ‘vistoriada’ por um elemento externo que acess (…)

Anpof assina nota em defesa do INEP e da educação brasileira

10/11/2021 • Notas e Comunicados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP é um dos órgãos do Estado Brasileiro mais importantes na produção de informações e estatísticas para a educação brasileira e vem sofrendo com um processo de ataque que culminou com o pedido de (…)

Nota de Falecimento - Andrea Loparic

Tessa Moura Lacerda

Profa. USP

26/10/2021 • Notas e Comunicados

Andrea Loparic é um grande nome da área de Lógica no Brasil e uma das treze professoras do Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo.  Com imensa tristeza comunicamos seu falecimento no dia 25 de outubro de 2021. Conheci Andrea Loparic no terceiro ano de minha graduação. Ela ministrava a disc (…)

Nota da Diretoria da ANPOF sobre os cortes no CNPq

11/10/2021 • Notas e Comunicados

A ciência brasileira sofre duro golpe. A modificação do PLN 16 pela Comissão Mista do Orçamento, atendendo a ofício enviado pelo Ministério da Economia, subtrai recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e impossibili (…)

Departamento de Filosofia da USP lamenta a morte do prof. Victor Knoll

09/10/2021 • Notas e Comunicados

Com imensa tristeza, o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo comunica que, neste sábado, 9 de outubro de 2021, faleceu o prof. Victor Knoll, aos 85 anos.  O prof. Victor Knoll atuou por 40 anos (entre 1962 e 2002) na área de estética e filosofia da arte, tendo sido, juntamente com a profa. Gilda de M (…)