I Olimpíada Nacional de Filosofia está com inscrições abertas até 7 de junho

25/04/2024 • Notícias ANPOF

O comitê organizador da I Olimpíada Nacional de Filosofia (Onfil), promovida pela UFSM em parceria com dezenas de instituições de ensino, pesquisa e extensão de todo o país, abre inscrições até o dia 7 de junho, através do site oficial do evento. A inscrição de e (…)

Diretoria da Anpof participa de atividades na UnB e na USP

25/04/2024 • Notícias ANPOF

O professor Dr. Érico Andrade (UFPE), presidente da Anpof, esteve na tarde desta quarta-feira (24/4) na abertura das Jornadas Fausto Castilho, na Universidade de Brasília. Na ocasião, o professor defendeu a importância de se cultivar e celebrar a memória de pensadores como Castilho, responsável pela forma&cced (…)

Roda de Conversa marca o lançamento do GT Filosofia da Deficiência da Anpof

24/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 30 de abril, terça-feira, às 18h30, acontece o lançamento do GT Filosofia da Deficiência (DEF) ao vivo no canal da Anpof no YouTube. Coordenado pelo professor Dr. Fábio Abreu dos Passos (UFPI), o novo grupo de trabalho traz para a Anpof importantes reflexões filosóficas acerca das existencialidades d (…)

Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN

23/04/2024 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof, na figura do presidente, professor Dr. Érico Andrade (UFPE), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRN no dia 22 de abril. Participaram da reunião o coordenador do PPG, professor Dax Fonseca Moraes Paes Nascimento, e parte de seu c (…)

Diretoria da Anpof visita Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS

18/04/2024 • Notícias ANPOF

A Diretoria da Anpof, na figura do secretário-geral, professor Eduardo Vicentini (UFSM), realizou visita ao Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UCS no dia 16 de abril. Estiveram presentes na reunião o coordenador do PPG, professor Evaldo Kuiava, e parte de seu corpo docente, (…)

Roda de Conversa marca o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe da Anpof

18/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 24 de abril, quarta-feira, às 18h30, acontece o lançamento do GT Raça, Gênero e Classe ao vivo no canal da Anpof no YouTube. Coordenado pela professora Dra. Maria Cristina Longo (UFES), o novo Grupo de Trabalho da Anpof se propõe a refletir sobre questões que interseccionam as categorias (…)

Congresso A Força da Lei

16/04/2024 • Notícias ANPOF

por Águida Assunção e Sá (UFTM) e Yane Aparecida de Oliveira (UFTM) O pensamento político e educacional de Dom Antônio Ferreira Viçoso (1787-1875) Em meio a um silêncio prazeroso, quando se ouvia apenas a natureza, o canto dos pássaros, dos gaviões e das seriemas, o (…)

Anpof lança canal no WhatsApp

01/04/2024 • Notícias ANPOF

Com o objetivo de aproximar ainda mais a comunicação institucional da comunidade filosófica, a Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia lançou nesta segunda-feira, 1º de abril, seu canal de notícias no WhatsApp. Disponível na aba Atualizaç&oti (…)

GT Filosofia e Psicanálise da Anpof lança novo site

01/04/2024 • Notícias ANPOF

No dia 28 de março de 2024 o GT Filosofia e Psicanálise da Anpof inaugurou seu novo site. No portal estão reunidos o histórico do grupo de trabalho, sua agenda de atividades atualizada e as últimas notícias da área. O grupo produz também o Informativo Conexões em ediç&ot (…)

Livros escritos ou organizados por filósofas são destaque no Anpof 8M

20/03/2024 • Notícias ANPOF

Ao longo do mês de março, na programação do Ampof 8M, divulgamos livros escritos ou organizados por filósofas. Confira a lista de obras:   Feminismo e capitalismo: um rompimento necessário (Editora Fi, 2024), de Roberta da Cunha Rodrigues - dissertação vencedora da última edi& (…)