Anpof promove o primeiro encontro do Fórum de Coordenações
29/06/2023 • Notícias ANPOF
No dia 17 de abril de 2023 foi realizado o primeiro encontro do Fórum Anpof de Coordenações. As pautas discutidas foram: 1. Políticas afirmativas para seleção de pós-graduandos; 2. Editais de distribuição de bolsas de pós-graduação e 3. Políticas afirmativas para contratação docente. A escolha destas pautas se dá pela necessidade de enfrentar, na área de Filosofia, os reflexos, tanto do racismo quanto do sexismo estruturais, que estão presentes na sociedade brasileira.
Políticas afirmativas para seleção de pós-graduandos
O Fórum Anpof de Coordenações reconhece que as políticas afirmativas para seleção de pós-graduandos são reguladas, em diferentes instituições públicas, privadas ou comunitárias, por resoluções dos respectivos Conselhos Universitários. Nessa direção, a coordenação do PPG da UFPel deu notícia das seguintes resoluções da instituição: Resolução 005/2017 (CONSUN/UFPel), 25% das vagas serão reservadas para pessoas negras, quilombolas, indígenas ou com deficiência; Resolução 09/2019 (CONSUN/UFPEL), 10% das vagas serão reservadas para servidores da UFPel; Resolução 54/2021 (CONSUN/UFPEL), 5% das vagas serão reservadas para pessoas travestis ou transsexuais. Desse modo, as vagas serão assim distribuídas: 12 vagas por ampla concorrência, duas vagas para acesso afirmativo de pessoas negras, quilombolas,indígenas ou com deficiência, uma vaga para acesso afirmativo de pessoas travestis ou transsexuais e duas vagas para servidores da UFPel.
A coordenação do PPG da UFSC informou sobre a existência de resolução da UFSC para uma “política de ações afirmativas para negros(as) (pretos e pardos), indígenas, pessoas com deficiência e outras categorias de vulnerabilidade social nos cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu da Universidade Federal de Santa Catarina” que pode ser acessada neste link.
A título de exemplo, e para informação da área, destacamos, igualmente, os documentos trazidos à discussão pelos PPGS da IFPE, UFFS, UFS, UFABC e UFRJ, conforme os hiperlinks.
O Fórum Anpof de Coordenações entende que as políticas afirmativas para seleção de pós-graduandos, regulada por resoluções dos respectivos Conselhos Universitários em várias instituições do país, não tem apresentado, na área da Filosofia, os resultados esperados. Como registrado nos relatos de diversas coordenações, a área sofre com a ausência ou baixo número de candidaturas optantes por meio das políticas afirmativas.
Editais de distribuição de bolsas de pós-graduação
O Fórum Anpof de Coordenações incentiva que os editais de distribuição de bolsas de pós-graduação na área da Filosofia acompanhem as políticas afirmativas de acesso aos programas. Como mostraram os relatos dos PPG’s da UFPR, UFSC, UFRGS, UFES, UFPE, UFPI, Unicamp e UFRJ, esta preocupação de relacionar o acesso e a permanência nas políticas afirmativas já existe na comunidade acadêmica de pós-graduação em Filosofia.
Políticas afirmativas para contratação docente
O Fórum Anpof de Coordenações, em consonância com a Diretoria, entende que é fundamental que a área discuta e adote políticas de contratação de pessoas negras, mulheres e pessoas indígenas. Nesse sentido, acreditamos que é estratégico que cada programa encontre a melhor forma de implementar políticas de cota para docentes e acreditamos que, igualmente, cada programa saberá compreender aquilo que é urgente para a sua realidade local no que diz respeito ao seu quadro docente.
Com essas considerações registramos o compromisso da área de filosofia, na figura da Anpof e das coordenações filiadas, em ampliar e diversificar o corpo docente da pós-graduação em filosofia respeitando a autonomia dos programas em decidir a melhor forma de implementação de políticas a partir das quais possamos ampliar a diversidade do nosso corpo docente. A área de filosofia firma um pacto para a promoção da diversidade do corpo docente.