Anpof recomenda indicação de mulheres para comitê de assessoramento do CNPq

04/05/2021 • Notícias ANPOF

Até o dia 14 de maio bolsistas de Produtividade do CNPq nível 1 e sociedades científicas podem sugerir nomes para compor os comitês de assessoramento (CAs) deste conselho. A Anpof recomenda aos membros de nossa comunidade que priorizem a indicação de mulheres para essa composição, considerando a baixa presença de pesquisadoras nos estratos mais altos da carreira científica. Esta recomendação está em consonância com o movimento Parent in Science, que defende maior diversidade dentro da academia e ciência brasileira, para que sejam mais inclusivas, justas e eficientes. A Anpof recomenda, igualmente, que se priorize a indicação de pessoas negras, considerando também a baixa presença desses pesquisadores entre os bolsistas de produtividade. 

Os membros dos CAs são parte fundamental do sistema de funcionamento do CNPq, tendo a atribuição de analisar, julgar e selecionar pedidos de projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos, incluindo as bolsas de produtividade desta agência. Em carta que recomenda a indicação de mulheres para esses cargos, o movimento Parent in Science explicita a sub-representação das mulheres nos espaços de tomada de decisão. "As mulheres representam apenas 36% dos bolsistas de produtividade, 31% dos membros atuais dos CAs e, até hoje, nunca tivemos uma mulher ocupando os cargos de presidente do CNPq, presidente da Academia Brasileira de Ciências ou de ministro da Ciência e Tecnologia. Em outras instâncias, como as Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), somente 14% dos presidentes eleitos foram mulheres". Leia a carta na íntegra aqui.

Se você é bolsista de Produtividade do CNPq nível 1, acesse esse link para indicar três especialistas, que podem ser de instituições diferentes.