Ciclo de debates preparatório para o XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF: A filosofia e as humanidades: diagnóstico e perspectivas

09/10/2020 • Notícias ANPOF

Entre os dias 19 e 22 de outubro será realizado o Ciclo de debates preparatório para o XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF: A filosofia e as humanidades: diagnóstico e perspectivas. As mesas acontecerão sempre às 19 horas com transmissão ao vivo no canal do YouTube da Anpof. O evento é realizado pela Diretoria da Anpof e a Comissão Organizadora do XIX Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF, que foi adiado para o primeiro semestre de 2021 após consulta à comunidade. O ciclo de debates acontecerá no período inicialmente previsto para o encontro.

Este ciclo envolve representações de instituições como a CAPES, o CNPq, a ANDIFES, o Fórum de Humanidades (FCHSSALLA), ANPOF-EM e a própria ANPOF. O objetivo dos debates é buscar diagnosticar a situação presente da área de filosofia e mapear dificuldades e possíveis perspectivas de defesa da nossa área. Este ciclo também tem como objetivo buscar o estreitamento do diálogo com as humanidades e com instituições que atuam na promoção e na defesa da filosofia, das humanidades, do conhecimento, da ciência, do ensino e da universidade.

A realização deste evento inspira-se na convicção de que um diagnóstico adequado de nosso momento presente é decisivo para uma atuação articulada e efetiva na defesa da área de filosofia em todos os níveis de pesquisa e ensino. No dia 23 de outubro será realizado o debate com a(s) chapa(s) concorrente(s) à diretoria da ANPOF no período de 2021 a 2022. 

Programação

19/10
18:30-19:00 – ABERTURA

19:00-21:00 – AVALIAÇÃO E FOMENTO DA FILOSOFIA E DAS HUMANIDADES NA CAPES: Nythamar Oliveira (PUCRS/Coordenador da área de Filosofia na CAPES), Márcia Zebina (UFG/Coordenadora Adjunta da área de Filosofia na CAPES) e Jorge Viesenteiner (UFES/Anpof/GT Qualis Periódicos). MEDIAÇÃO: Waldomiro José da Silva Filho (UFBA)

20/10
19:00-21:00 – A FILOSOFIA E AS HUMANIDADES NO CNPq: DirkGreimann (Coordenador do CA Filosofia do CNPq), Miriam Grossi (UFSC/ANPOCS/Representante das humanidades no CD do CNPq), Dalila Andrade Oliveira (UFMG/Representante das humanidades no CD do CNPq). MEDIAÇÃO: Hans Christian Klotz (UFG/Membro do CA Filosofia do CNPq)


21/10
19:00-21:00 – A FILOSOFIA, AS HUMANIDADES, O CONHECIMENTO E A UNIVERSIDADE: Edward Madureira Brasil (UFG/Presidente da ANDIFES), Fernanda Sobral (UnB/vice-presidente da SBPC) e Frederico Fernandes (UEL/FCHSSALLA). MEDIAÇÃO: Adriano Correia (UFG/Anpof)


22/10
19:00-21:00 – FILOSOFIA, ENSINO E PESQUISA: Taís Silva Pereira (PPGFEN/CEFET-RJ), Evanildo Coteski (UFC/Coordenador Adjunto de Mestrados Profissionais na CAPES), Christian Lindberg (UFS/ANPOF-EM). MEDIAÇÃO: Antonio Edmilson Paschoal (UFPR/Anpof)


23/10
19:00-21:00 – DEBATE COM A(S) CHAPA(S) CONCORRENTE(S) À DIRETORIA DA ANPOF 2021/2022