Convite à assembleia de fundação da Associação Brasileira de Ensino de Filosofia (ABEFil)

20/08/2024 • Notícias ANPOF

A construção de uma Associação Brasileira de Ensino de Filosofia é um desejo antigo em nosso país. Nos anos de 2000 e 2012, nas duas primeiras edições do Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, respectivamente em Piracicaba e Recife, havia a vontade de constituí-la. Em 2012, em um dos encontros nacionais do GT da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar, a intenção foi manifestada mais uma vez. Embora reconhecesse a sensibilidade das diversas diretorias da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, conformou-se a ideia de uma entidade nova e autônoma, uma associação que “represente demandas políticas dos professores, uma vez que este não é, obviamente, um dos objetivos precípuos da ANPOF”[1].

Uma década depois – mais especificamente como desfecho do Simpósio “Experiências de (r)existência”[2], realizado durante o V Encontro ANPOF Educação Básica, na cidade de Goiânia, em 2022, – o assunto voltou à pauta: a oportunidade ímpar de compartilhamento de experiências em defesa da Filosofia na Educação Básica foi a ocasião propícia para que os/as participantes da sessão assumissem o compromisso de dar continuidade à discussão, ampliando as articulações[3].

Desde então, ao coletivo supracitado somaram-se outras representações da comunidade filosófica nacional voltadas ao Ensino de Filosofia: Associação de Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de São Paulo (APROFFESP), Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficos (SEAF), Fórum de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), Grupo de Trabalho da ANPOF Filosofar e Ensinar a Filosofar, Núcleo de Estudos em Ensino de Filosofia (NEFI/UFPI), Observatório do Ensino de Filosofia de Sergipe (OBSEFIS/UFS), Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN/CEFET-RJ) e, na condição de ouvinte, Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO).

Ao longo de 2023 e 2024, foram realizadas reuniões com o objetivo de discutir a natureza da associação, delimitando seus objetivos, o perfil dos filiados e filiadas, entre outras questões. Debateu-se, primordialmente, as singularidades de uma nova associação nacional na área: quais os diferenciais em pauta que justificavam a criação dessa entidade? As finalidades pretendidas pelo grupo e o alcance destas últimas, divulgados, de maneira inédita, na Coluna ANPOF de agosto de 2023, intitulada Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos[4], transparecem as variadas premissas que sustentam a criação em tela, assim sintetizadas: a área de Ensino de Filosofia carece de uma representação, em âmbito nacional, que congregue academicamente e defenda politicamente os interesses daqueles e daquelas que atuam no ensino, pesquisa e extensão sobre Ensino de Filosofia, da Educação Infantil à Pós-Graduação.

Entidades com perfil similar em áreas “irmãs” existem desde 2008, ano de criação da Associação Brasileira de Ensino de História (https://www.abeh.org.br/site/capa). No processo de construção da ABEFil, a presidenta da ABEH e coordenadora da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas na Educação Básica (CNDCH), profa. Dra. Maria Lima (UFMS), foi chamada para uma conversa. Visando a celebração de futuras parcerias, ocorreu, de igual modo, uma reunião com atual diretoria da ANPOF (2022-2024).

O próximo grande passo desse projeto coletivo que vem sendo gestado desde 2022 compreende a fundação da ABEFil – Associação Brasileira de Ensino de Filosofia, prevista para acontecer durante o próximo Encontro Nacional da ANPOF. Se 12 anos separaram o 1º do 2º Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia, coincidentemente – e simbolicamente – o mesmo tempo foi necessário, a partir da 2ª edição do Congresso, para que, na mesma Recife, o sonho de uma representação acadêmica e política do Ensino de Filosofia se tornasse realidade.

No encerramento do VI Encontro Nacional da ANPOF Educação Básica[5], ocorrerá a Assembleia de Fundação da ABEFil – Associação Brasileira de Ensino de Filosofia[6]. Sinta-se desde já convidado e convidada a participar desse momento histórico: dia 02 de outubro de 2024, às 16h, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Diante do atual cenário educacional e político do país, fortalecer o Ensino de Filosofia requer um compromisso ético nosso perante a sociedade e a democracia. Venha participar conosco deste movimento!

Agosto de 2024
Coletivo de Criação da ABEFil
 

Entidades e representantes participantes do Coletivo da ABEFil


ASSOCIAÇÕES, FÓRUNS E SOCIEDADES

Associação de Professores/as de Filosofia e Filósofos/as do Estado de SP (APROFFESP)

Francisco Paulo Greter

Associação des Licenciades em Filosofia (A.L.F.)

André Pares (Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre – SMED/POA)

Associação Nacional de Pós Graduação em Filosofia (ANPOF)

Taís Silva Pereira (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ / Conselheira fiscal e representante da ANPOF no Comitê Diretivo da CNDCH)

Fórum de Docentes de Filosofia da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica

Carlos Getúlio de Freitas Maia (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE)

Gabriel Kafure (Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE)

Gedeli Ferrazzo (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Rondônia - IFRO)

Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia

Francisco Valdério Pereira da Silva Junior (Universidade Estadual do Maranhão - UEMA)

Isabel Cristina Costa Freire (Centro Educacional Montessoriano – Reino, Centro Universitário do Maranhão – CEST, Centro de Educação para o Pensar – CENEPEN)

Talia Gabrielle Santos Azevedo (Instituto Federal do Maranhão - IFMA)

Zilmara de Jesus Viana de Carvalho (Universidade Federal do Maranhão - UFMA)

Fórum de Ensino de Filosofia – Ceará

Alex Souza (Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE)

Débora Fofano (Secretaria da Educação do Estado do Ceará - SEDUC-CE)

Elizabeth B. Furtado Bolzoni (Universidade Estadual do Ceará - UECE)

Sociedade de Estudos e Atividades Filosóficos (SEAF)

Jacira de Assis Souza (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro / SEEDUC-RJ)


GRUPOS E NÚCLEOS DE PESQUISA

A Educação Filosófica de Crianças, Adolescentes e Jovens (UEL)

Darcísio Muraro (Universidade Estadual de Londrina – UEL)

Filosofia e Ensino de Filosofia (UESC)

Vanessa Lattanzi (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC)

Zoemia de Souza (Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC)

GT Filosofar e Ensinar a Filosofar (ANPOF)

Patrícia Del Nero Velasco (Universidade Federal do ABC - UFABC)

Núcleo de Desenvolvimento Educacional (UNIPAMPA)

Jucenir Rocha (Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA)

Núcleo de Estudos de Ensino de Filosofia da Universidade Federal do Piauí (NEFI-UFPI)

Julio Sá (Secretaria de Estado de Educação do Piauí / SEDUC-PI)

Observatório do Ensino de Filosofia de Sergipe (OBSEFIS/UFS)

Christian Lindberg (Universidade Federal de Sergipe - UFS)


PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO

Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO

Rodrigo Marcos de Jesus (Universidade Federal do Mato Grosso - UFMT)

Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Ensino (PPFEN/CEFET-RJ)

João André Fernandes da Silva (Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – CEFET-RJ)


REPRESENTAÇÃO DISCENTE

Yasmin Cristina Gomes da Silva (Licencianda Filosofia - UFPE)


Notas

[1] GT Filosofar e Ensinar a Filosofar, Ata da Reunião de 25/10/2012, apud VELASCO, P. D. N. Filosofar e ensinar a filosofar: registros do GT da ANPOF 2006-2018. Rio de Janeiro: NEFI, 2020, p. 576.

[2] Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SYQAJrFiP-c. Acesso: 16 jun. 2024.

[3] Sob a coordenação da profa. Dra. Patrícia Velasco, então Secretária-Geral da ANPOF, participaram da mesa: o Prof. MsC. Alex Souza (Fórum de Professores de Filosofia do Ceará); o Prof. Esp. André Pares (Movimento #FicaFilosofia, de Porto Alegre/RS); o Prof. Dr. Francisco Valdério (Fórum Maranhense em Defesa da Filosofia) e o Prof. Dr. Marcos Silva (APROFFIB).

[4] Disponível em: https://anpof.org.br/comunicacoes/coluna-anpof/associacao-brasileira-de-ensino-de-filosofia-breve-historico-dos-primeiros-passos. Acesso: 16 jun. 2024.

[5] Programação disponível em: https://encontro.anpof.org.br/anpof-educacao-basica/programacao/. Acesso: 16 jun. 2024.

[6] Em breve circulará, entre os membros da comunidade filosófica nacional, a proposta de Estatuto da ABEFil – em uma consulta pública prévia à Assembleia

Acompanhe a ABEFil nas redes sociais