Diálogos sobre o PL 5230/23 para o Novo Ensino Médio

02/05/2024 • Notícias ANPOF

No dia 9 de maio, quinta-feira, às 19h, a Anpof promove um diálogo sobre o PL 5.230/2023, proposta do governo para o Novo Ensino Médio, debatida em audiência pública no Senado Federal no dia 16 de abril. 

Na conversa serão abordados os sete pontos de aprimoramento no PL aprovado na Câmara, apresentados em nota técnica pelo Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade. Dentre os pontos debatidos, destacam-se a explicitação dos componentes curriculares, como a Filosofia, na Formação Geral Básica e a garantia de 2400 horas vinculadas à parte obrigatória do currículo.

Estarão presentes na roda de conversa a profa. Dra. Rafaela Reis de Oliveira (UFJF/ABECS), a Dra. Andressa Pellanda (IRI/USP), ambas integrantes do Coletivo em Defesa do Ensino Médio de Qualidade, e também a profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos (UFMS), coordenadora da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH). A mediação do encontro será realizada pela professora Dra. Ester Maria Dreher Heuser (Unioeste/Anpof).

Acompanhe ao vivo no YouTube da Anpof.


Rafaela Reis de Oliveira é licenciada em Ciências Sociais e doutora em Educação pela UFJF. Professora da Faculdade de Educação da UFJF e presidenta nacional da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais - ABECS

Andressa Pellanda é cientista política, comunicóloga e educadora popular. É doutora em Ciências - Relações Internacionais (IRI/USP), com estágio doutoral na Universidade do Porto (UP). Em toda sua trajetória de pesquisa multidisciplinar, pesquisou educação como objeto. É coordenadora geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação. Representa a instituição, nacionalmente, em cadeira titular no Fórum Nacional de Educação, onde é relatora da Comissão de Monitoramento e Sistematização; no Conselho Nacional dos ODS no Brasil e na Comissão Nacional de Políticas para Juventudes do Ministério da Educação. Internacionalmente, representa a Campanha na coordenação global da Consulta Coletiva de ONGs sobre Educação para Todos (CCNGO / EFA / Unesco) e da Rede Lusófona pelo Direito à Educação; e nas coalizões da Campanha Global pela Educação, da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação, do Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos, do Coletivo RPU Brasil e do GT da Sociedade Civil para a Agenda 2030. Pesquisa arquitetura de governança e complexo de regimes da educação, grupos de interesse, advocacy e políticas educacionais, especialmente as temáticas educação política, qualidade, financiamento, processos e atores internacionais da educação e mecanismos de privatização da educação.

Maria Aparecida Lima dos Santos é professora Associada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) atuando na Faculdade de Educação (FAEd/UFMS) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU/UFMS). Pesquisadora da Rede de Pesquisas Ensino Médio (EMPesquisa - UFPR) e do Observatório do Ensino Médio. Coordenadora da Campanha Nacional em Defesa das Ciências Humanas no currículo da Educação Básica (CNDCH), iniciativa da ABEH e que reúne ANPUH, ABECS, ANPOF e APROFFIB. Membro da Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE) compondo o Comitê de Mato Grosso do Sul/MS.