Eixos temáticos do Miniencontro Anpof 40 anos

04/09/2023 • Notícias ANPOF

Conheça os eixos temáticos sobre os quais devem versar/dialogar as comunicações do Miniencontro Anpof 40 anos. As inscrições estão abertas até o dia 9 de setembro e podem ser feitas neste link.
 

Mulheres na Filosofia

De contribuição filosófica que não pode ser subestimada, autoras como Hipátia, Christine de Pizán, Lélia Gonzalez, Sueli Carneiro, Angela Davis foram alguns nomes que foram negligenciados pela história da filosofia. Neste sentido, o eixo temático Mulheres na filosofia surge com o objetivo de lançar luz sobre a filosofia feita por mulheres, sobre mulheres, bem como o diálogo entre a produção filosófica presente ao longo da história e o feminino. Assim, convidamos a contribuir com as discussões Mulheres na Filosofia, indo na contra mão de uma filosofia predominantemente masculina, como se fez ao longo da história, e entendendo que a inclusão de vozes diversificadas enriquece nossa compreensão da filosofia - trazendo novas perspectivas, questionamentos e ideias para o debate filosófico.

Filosofia e Decolonidade

Ao discutirmos Filosofia e Decolonidade, abrimos uma grande oportunidade para compreender e transformar as estruturas de poder e conhecimento que moldaram o pensamento filosófico ao longo da história. Desafiando as narrativas eurocêntricas tradicionais e abrindo espaço para vozes marginalizadas, a proposta deste eixo temático é um convite para explorar as conexões profundas entre filosofia, colonialismo e desigualdades globais, e para considerar como as práticas filosóficas podem ser usadas para descolonizar mentes e sociedades. A partir desta ideia, é possível estabelecer uma relação ou releitura de diferentes linhas de pensamento da história da filosofia a partir de novas perspectivas.

Filosofia e povos originários

O estudo da Filosofia e do pensamento dos povos originários é uma jornada de descoberta das riquezas culturais e epistemológicas que proporciona explorar maneiras alternativas de ver o mundo e entender nossa conexão com a natureza e uns aos outros. Oferecendo uma oportunidade para refletir sobre questões fundamentais de identidade, justiça e coexistência em um mundo cada vez mais interconectado, este eixo temático visa enriquecer nossa compreensão da diversidade humana, promovendo o respeito à sabedoria ancestral que ecoa através das gerações. Para tanto, é possível não somente se debruçar sobre as reflexões filosóficas presentes nos saberes dos povos originários mas, igualmente, estabelecer um paralelo entre este conhecimento e toda a história da filosofia.

Ensino de Filosofia

O estudo sobre o Ensino de Filosofia é um compromisso com o aprimoramento da educação e da sociedade como um todo. Como uma ferramenta poderosa para desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e a ética em nossos estudantes, o Ensino de Filosofia nos leva a repensar abordagens pedagógicas e a explorar maneiras de tornar a Filosofia acessível e relevante para um público diversificado. Neste sentido, o presente eixo temático é um convite para pensar sobre a relação entre Filosofia e educação, a educação desde uma perspectiva filosófica bem como para compartilhar ideias e experiências, contribuindo para o fortalecimento do ensino de Filosofia e para a formação de cidadãos críticos e engajados em um mundo em constante transformação.

Filosofia Africana e Afro-Brasileira

O estudo da Filosofia Africana e Afro-brasileira é uma jornada de descoberta das raízes filosóficas profundas e frequentemente subestimadas. Neste eixo temático, somos convidada/e/os a repensar nossas próprias visões de mundo, identidade e justiça desafiando estereótipos e preconceitos. Abrindo espaço para vozes e perspectivas que há muito tempo foram silenciadas, visamos construir um espaço para o diálogo intercultural, promovendo a compreensão e a coexistência em uma sociedade cada vez mais diversa. Assim, Além de aprender com essas ricas tradições filosóficas, também é possível desenvolver uma conexão entre pensadores/as da nossa ampla história da filosofia em suas diversas tradições.
 

Filosofia da deficiência

No eixo temático Filosofia da Deficiência, busca-se refletir sobre as concepções de normalidade, diversidade e inclusão. Trata-se de um tema que nos desafia a questionar estereótipos e preconceitos, a explorar as questões filosóficas relacionadas à deficiência, e a repensar conceitos fundamentais como dignidade, autonomia e justiça. Com a temática da Filosofia da Deficiência no âmbito das mesas redondas, buscamos construir um espaço para pensar políticas e práticas que promovam a igualdade e a acessibilidade na defesa de direitos das pessoas com deficiência. Assim, enriquecemos nosso entendimento das complexidades da experiência humana e contribuímos para um mundo mais inclusivo.