Manifesto em defesa do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica
08/12/2021 • Notícias ANPOF
Há vinte anos, desde o I Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia realizado em outubro de 2000, está em curso a constituição de uma Filosofia do Ensino de Filosofia. A partir deste evento, que pode ser considerado o marco inaugural do campo, o debate em torno do ensino de filosofia possui uma agenda construída em torno do movimento de professoras e professores de filosofia que assumiram o ensino da filosofia como um problema filosófico de pesquisa. Tomado como objeto de investigação, o ensino de filosofia é indissociável da questão metafilosófica “o que é filosofia?”; as pesquisas sobre a temática (assim como o ofício docente) são permeadas de problemas sobre a natureza do filosofar e de seu ensino e, neste sentido, são – forçosamente – filosóficas.
O manifesto que pode ser acessado e lido na íntegra neste link reúne pesquisadoras e pesquisadores a favor da solicitação do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar de reconhecimento e inclusão da Filosofia do Ensino de Filosofia como subárea de conhecimento da área de Filosofia dentro da árvore do conhecimento das agências de fomento à pesquisa e à formação de recursos humanos para a pesquisa no país. Acesse o documento para assinar o manifesto.