Conheça os livros lançados por filósofas de nossa comunidade entre 2020 e 2021

29/03/2022 • Notícias ANPOF

Com o objetivo de promover a visibilidade do trabalho das mulheres na Filosofia, ao longo do mês de março divulgamos, em nossas redes sociais, produções lançadas em 2020 e 2021 por filósofas de nossa comunidade. Trata-se de livros dos quais nossas filósofas foram autoras, organizadoras ou tradutoras. A (…)

GT de Filosofia e Raça da Anpof é criado

09/03/2022 • Notícias ANPOF

Neste mês de março foi criado o GT de Filosofia e Raça da Anpof. Com isso, o grupo de trabalho estará ativo na edição do Encontro Nacional da Anpof que acontecerá este ano, em outubro, em Goiânia. As inscrições para o evento abrem nessa quinta-feira (10/3) e o grupo já receber&aac (…)

Anpof e Prof-Filo realizam live para tirar dúvidas sobre o edital de expansão do Mestrado Profissional em Filosofia

04/03/2022 • Notícias ANPOF

O Prof-Filo está com edital aberto até o dia 25/4 para o credenciamento de instituições que desejam se associar ao programa e ofertar vagas de mestrado profissional em Filosofia. Para sanar todas as dúvidas sobre o processo e o edital, a Anpof em parceria com o Prof-Filo realizará no dia 14 de mar&ccedi (…)

Roda de conversa da Anpof discute a presença das mulheres nordestinas e nortistas na filosofia no Brasil

02/03/2022 • Notícias ANPOF

No, dia 9 de março, em celebração ao dia das mulheres, a Anpof realizou a Roda de Conversa da Anpof 8M com o tema "Mulheres nordestinas e nortistas na Filosofia no Brasil". O debate integrou a programação do Anpof 8M de 2022 e pode ser conferido neste link. Participaram da conversa a prof (…)

A Anpof convida a comunidade filosófica a divulgar trabalhos de filósofas neste mês de março

17/02/2022 • Notícias ANPOF

Ao longo do mês de março, vamos divulgar os livros publicados por integrantes de nossa comunidade, em 2020 e 2021, que tenham sido escritos ou organizados por filósofas. Quem se interessar, também poderá oferecer um exemplar para que possamos sortear em nossas redes. Neste caso, escreva para comunicacao@anpof.org.br mani (…)

Inscreva-se na 74ª Reunião Anual da SBPC com desconto

14/02/2022 • Notícias ANPOF

Quem se inscrever até o dia 28 de fevereiro no evento, que será realizado de 24 a 30 de julho de 2022 na Universidade de Brasília (UnB), terá 5% de desconto Estão abertas as inscrições para a 74ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será (…)

Anpof passa a integrar a Federação Internacional de Sociedades Filosóficas (FISP)

20/12/2021 • Notícias ANPOF

O Comitê Diretivo da FISP aprova por unanimidade o pedido de adesão apresentado pela Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF). A FISP é a maior organização não governamental mundial de filosofia e tem como principais objetivos contribuir para o desenvolviment (…)

Kallipolis: jogo didático baseado na República de Platão é lançado nas redes

16/12/2021 • Notícias ANPOF

Kallipolis: O Jogo dos Governos é um jogo gratuito voltado para o público do Ensino Médio e baseado na República de Platão. Realizado pela doutoranda em Filosofia Daniela Brinati Furtado e pelo designer Luca Boechat, a ideia nasce no Projeto de Docência do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal (…)

Avaliação quadrienal em pauta: coordenadores de área da Capes se reúnem com coordenadores dos programas de pós-graduação em Filosofia

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

08/12/2021 • Notícias ANPOF

Depois de dois meses paralisados, os trabalhos de avaliação foram retomados e devem ser concluídos até julho do próximo ano   Diante dos últimos fatos envolvendo a avaliação quadrienal da Capes, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia p (…)

Manifesto em defesa do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica

08/12/2021 • Notícias ANPOF

Há vinte anos, desde o I Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia realizado em outubro de 2000, está em curso a constituição de uma Filosofia do Ensino de Filosofia. A partir deste evento, que pode ser considerado o marco inaugural do campo, o debate em torno do ensino de filosofia possui uma agenda constru&i (…)