SBPC realiza painel em homenagem a Marco Antonio Raupp

23/08/2021 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) realiza na próxima terça-feira, 24 de agosto, às 18h, um painel em homenagem ao matemático e ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, falecido no dia 24 de julho, aos 83 anos. O evento online será transmitido pelo canal da SBPC no YouTube.

O painel contará com depoimentos de cientistas que trabalharam com Raupp ao longo de sua carreira, dentre eles, José Raimundo Coelho, ex-diretor da SBPC e ex-presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB); dos presidentes de honra da SBPC Helena Nader, Ennio Candotti, Ildeu Moreira e Otávio Velho; Ricardo Galvão, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); Marcelo Viana, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa); Luiz Antonio Elias, Simone Franco, Glaucius Oliva e Álvaro Prata, que trabalharam com Raupp no Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Luiz Davidovich, da Academia Brasileira de Ciências (ABC); e de ex-membros da Diretoria da SBPC que atuaram quando Raupp era presidente da SBPC como Aldo Malavasi, Lisbeth Cordani, Rute Andrade. O painel também contará com o depoimento da ex-presidente da República Dilma Rousseff (veja a lista completa abaixo).

Sócio ativo da SBPC desde 1993, Raupp teve uma atuação muito importante na gestão da entidade, atuando em diferentes cargos em várias gestões. Presidente de honra da SBPC desde 2013, ele foi presidente da entidade (de 2007 até fevereiro de 2011), membro do Conselho (de 2001 a 2005), vice-presidente (de 1999 a 2001) e primeiro-tesoureiro em dois mandatos (de 1993 a1997).

Raupp comandou a pasta da Ciência e Tecnologia do governo de Dilma Rousseff (PT) entre os anos de 2012 e 2014.

Graduado em física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutor em matemática pela Universidade de Chicago, ele dividiu sua vida profissional entre as atividades acadêmicas e a gestão de instituições de ciência e tecnologia, tornando-se defensor da integração entre a instituição de pesquisa e o setor produtivo.

Em sua longa carreira, foi pesquisador e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). À frente da diretoria do Inpe, participou das negociações que resultaram no programa dos satélites CBERS, em cooperação com a China e conseguiu implantar o Laboratório de Integração de Testes. Na direção do LNCC, criou o Laboratório de Bioinformática. Esses laboratórios são considerados de ponta e utilizados por pesquisadores de todo o País e pela indústria. Foi diretor-geral e um dos mentores da criação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (PqTec), organização que dirigiu entre 2006 e 2011, atuando de forma decisiva para a implementação de projetos inovadores.

Presidiu a Agência Espacial Brasileira (AEB), instituição à qual levou sua larga experiência em temas da política e tecnologia do Espaço, e também integrou o Conselho Administrativo da Alcântara Cyclone Space (ACS). Foi membro titular do Conselho Nacional da Ciência e Tecnologia (CCT), presidente do Conselho de Administração do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), membro do Conselho de Administração da Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncrotron (ABTLuS) – instituições que fortaleceram o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação. Raupp também comandou a pasta de Ciência e Tecnologia do governo de Dilma Rousseff (PT) entre os anos de 2012 e 2014.

Por suas contribuições à ciência brasileira, recebeu os títulos da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República; Grande Oficial da Ordem do Mérito Aeronáutico, da Força Aérea Brasileira (FAB); Grande Oficial da Ordem do Mérito Naval, da Marinha do Brasil; Medalha de Pacificador, do Exército Brasileiro (EB); Grã-Cruz da Ordem do Rio Branco, do Ministério das Relações Exteriores (MRE); e Medalha da Inconfidência, do Governo no Estado de Minas Gerais.

Painel em homenagem a Marco Antonio Raupp

Dia: 24 de agosto de 2021

Horário: 18h

Local: Canal da SBPC no YouTube

Veja a lista de depoimentos:

Abimael Loula, Aldo Malavasi, Álvaro Prata, Ana Assad, Ana Tereza, Vasconcellos, Angela Raupp Lang, Antônio Olinto, Augusto Raupp, Carlos Moura, Dante Barone, Dilma Rousseff, Elisabeth Mendonça, Ennio Candotti, Glaucius Oliva, Helena Nader, Ildeu Moreira, José Antonio Aleixo, José Raimundo Coelho, Lisbeth Cordani, Luiz Antonio Elias, Luiz Davidovich, Luiz Eugênio Mello, Marcelo Nunes, Marcelo Viana, Marcos Toscano, Mariana Mendonça Raupp, Mario Novello, Otavio Velho, Petrônio de Souza, Ricardo Galvão, Rute Andrade, Simone Franco, Sonia Gomes, Vera Val

Jornal da Ciência