Ensino não-formal de filosofias

Renata Lima Aspis

Prof. (UFMG) e GT Filosofar e Ensinar a Filosofar

18/10/2021 • Coluna ANPOF

O que foi feito daquela filosofia que se dava na rua? O que foi feito da filosofia que é um trabalho sobre si mesmo e só tem sentido se é ação, aquela que é produzida na relação com os outros?  Sabemos que na tradição grega antiga as filosofias eram praticadas, não havia ci (…)

O conservador (i)moral

Wendel de Holanda P. Campello

Doutor em Filosofia (UFMG)

15/10/2021 • Coluna ANPOF

Em sua obra, Kiekegaard defende que os verdadeiros cristãos seriam, na verdade, poucos. De fato, a verdade incômoda da devoção cristã é que, pela caminhada da fé, haverá inumeráveis ocasiões onde o crente vai se deparar consigo mesmo burlando seus próprios preceitos. N&atild (…)

Avaliação da aprendizagem de Filosofia na Educação Básica e o dilema subjetividade/objetividade

Marinês Barbosa de Oliveira

Professora (CEFET/MG) e Doutoranda do PPGFil (UFABC)

15/10/2021 • Coluna ANPOF

As questões que envolvem a avaliação da aprendizagem escolar perpassam a discussão sobre a prática pedagógica em todas as áreas do conhecimento. As perguntas sobre instrumentos, modelos e momentos ideais para avaliar os estudantes refletem diferentes concepções sobre o processo de ensino e ap (…)

Mestras e mestres que nos formam filósofas/os e docentes de filosofia: entrevista com Maria Lúcia de Arruda Aranha e Edgar Lyra

Joana Tolentino

Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ

13/10/2021 • Entrevistas

Ensinar a filosofar no Brasil tem uma trajetória e vem constituindo sua história, da qual a ANPOF é parte importante nas últimas décadas, com a expansão da pesquisa, programas de pós-graduação, departamentos de filosofia e a respectiva formação de professoras/es e, em especial, (…)

Guerreiros Estoicos, Red Pill, Resiliência e Juventude Abandonada

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

13/10/2021 • Coluna ANPOF

Todos já devem ter ouvido falar do Red Pill, que é um grupo de homens jovens que lançam mão de estoicismo, entre outras filosofias antigas e modernas, com uma visão bastante negativa do feminismo e dividindo os homens (sexo masculino) em dois grupos principais, os alfas e os betas. Os alfas seriam aqueles com os quais t (…)

Produção de material didático pedagógico para a Filosofia: ensinar como um jogo e com o uso dos jogos

Angela Zamora Cilento

Profa. Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pedro Gontijo

Prof. UnB

11/10/2021 • Coluna ANPOF

Sem negligenciar que a educação sofre interferências da economia vigente e nem tampouco dissociá-la das relações de poder que comportam, em todas as esferas, grandes assimetrias, podemos afirmar que produção de materiais didáticos para o ensino de filosofia no Brasil vive um momento singular e (…)

Nota da Diretoria da ANPOF sobre os cortes no CNPq

11/10/2021 • Notas e Comunicados

A ciência brasileira sofre duro golpe. A modificação do PLN 16 pela Comissão Mista do Orçamento, atendendo a ofício enviado pelo Ministério da Economia, subtrai recursos destinados a bolsas e apoio à pesquisa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações e impossibili (…)

Departamento de Filosofia da USP lamenta a morte do prof. Victor Knoll

09/10/2021 • Notas e Comunicados

Com imensa tristeza, o Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo comunica que, neste sábado, 9 de outubro de 2021, faleceu o prof. Victor Knoll, aos 85 anos.  O prof. Victor Knoll atuou por 40 anos (entre 1962 e 2002) na área de estética e filosofia da arte, tendo sido, juntamente com a profa. Gilda de M (…)

ANPOF subscreve nota da SBPC sobre corte inexplicável de recursos do CNPq

08/10/2021 • Notas e Comunicados

Foi com perplexidade que recebemos a notícia de que o Ministério da Economia – ME, poucas horas antes da votação do PLN 16/2021 nessa quinta-feira, resolveu mudar a destinação dos recursos previstos no projeto, em uma manobra sorrateira e sem qualquer justificativa aceitável. Este PLN liberaria R$ 69 (…)

A Produção Educacional na Área de Filosofia

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

Taís Pereira

Prof. PFFEN/CEFET/RJ

08/10/2021 • Coluna ANPOF

A ideia de produto educacional, já consolidada, por exemplo, na área de Ensino, parece atrair ainda pouca atenção dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. Os livros didáticos recebem, é verdade, atenção de pesquisadores e pesquisadoras em estudos, discussões e proposi (…)