Nota do PPGFIL/UFRGS sobre denúncias de ataques racistas

06/10/2021 • Notas e Comunicados

A respeito de recentes denúncias de ataques racistas perpetrados por um membro de seu corpo discente, e diante do caráter pouco informativo das notas publicadas recentemente por outras instâncias da Universidade, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia vem tornar públicas, não apenas suas posi&ccedi (…)

Formação docente e ensino de filosofia em questão: razões para resistência

Deodato Ferreira da Costa

Prof. UFAM/PROF-FILO

Pedro Rodolfo Fernandes da Silva

Prof. UFAM/PROF-FILO

Valcicléia Pereira da Costa

Profa. UFAM/PROF-FILO

05/10/2021 • Coluna ANPOF

Atualmente a comunidade filosófica encontra-se em estado de mobilização devido ao cenário atual de implantação de uma política educacional com a finalidade de fornecer as diretrizes para melhorar a qualidade do ensino médio em nível nacional. A despeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC (…)

Ensino de Filosofia em risco: considerações conjunturais

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

01/10/2021 • Coluna ANPOF

Sabe-se que a democracia colaborou para que a Grécia desenvolvesse sua Filosofia. De igual modo, costuma-se afirmar que nosso País é, do ponto de vista cultural, herdeiro da tradição ocidental, tradição que recorre aos antigos gregos em muitos aspectos, muito embora a constituição do povo bra (…)

A angústia do ensino: memórias e impressões de uma experiência com a escola e a filosofia - parte II

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

29/09/2021 • Coluna ANPOF

A resposta à pergunta sobre se é bom fazer uso da filosofia no ensino médio poderia talvez ser “não e sim”. E essa resposta não é confusa, mas filosófica. “Não” se ela ficar reduzida à repetição de valores ineficazes e normatização do conhec (…)

Diretor da Capes afirma, em reunião com diretoria da Anpof, que haverá expansão do Prof-filo

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

29/09/2021 • Notícias ANPOF

Da esquerda para direita - Eduardo Barra, Carlos Lenuzza, Susana de Castro, Agnaldo Cuoco e Carlos Estevam Na última segunda-feira (27/9), a presidente da Anpof, Susana de Castro, o tesoureiro, Agnaldo Cuoco Portugal e o coordenador nacional do Prof-filo, Eduardo Barra, estiveram na Capes, em Brasília, para levar a demanda da comunid (…)

Anpof manifesta preocupação com a Avaliação Quadrienal

28/09/2021 • Notas e Comunicados

Como associação que congrega programas de pós-graduação em filosofia, a Anpof vem a público manifestar preocupação com a Avaliação Quadrienal (2017- 2020) diante dos últimos eventos e da liminar do ministério público do Rio de Janeiro que suspendeu a avaliaç (…)

Próxima roda de conversa da Anpof: diálogos sobre novas direções para o antropoceno

25/09/2021 • Notícias ANPOF

Entre queimadas por todo o país, secas prolongadas, altas temperaturas e povos originários disputando no STF o direito à terra, levantamos à questão: há mundo por vir? A pergunta é uma referência ao título do livro de Déborah Danowski e Eduardo Viveiros de Castro e vai guiar o debate (…)

Antropoceno e colapso ecológico

25/09/2021 • Podcast Anpof

Neste mês de setembro, discutimos por aqui a relação entre a Filosofia e a questão ambiental. Qual o papel da Filosofia diante do colapso ecológico que vivemos? Para essa conversa, convidamos para este episódio de nosso podcast Alyne Costa, doutora em filosofia pela PUC-Rio e vencedora do Prêmio Capes de Tes (…)

A angústia do ensino: impressões de uma experiência entre a escola e a filosofia - parte I

Ana Monique Moura

Doutora em Filosofia (UFPB/HGB)

24/09/2021 • Coluna ANPOF

 “Nunca se protele o filosofar quando se é jovem, nem canse o fazê-lo quando se é velho” Epicuro   O ensino de filosofia no ensino médio é ainda um dos maiores dilemas da história da educação brasileira. Por um lado, isso também é marcado pela triste mem&oacu (…)

Os argumentos do cavalo branco e da imunidade de rebanho para crianças

Matheus Oliva da Costa

Pós-doutorando em Filosofia (USP)

21/09/2021 • Coluna ANPOF

É instigante como as mesmas estratégias argumentativas podem ser usadas pela humanidade em contextos muito distintos. No presente texto vamos mostrar como um argumento usado na antiguidade asiática foi usado em nosso contexto atual. No caso, um argumento falacioso, que busca confundir o ouvinte. Na China antiga, séculos de (…)