O estatuto da morte violenta no Brasil

Adeir Ferreira Alves

Doutorando em Metafísica (UnB)

21/08/2023 • Coluna ANPOF

A “atípica” violência no Guarujá/SP que ceifou a vida de um policial militar e cerca de 16 outras pessoas em julho e agosto de 2023 nos provoca reflexões acerca da morte violenta no Brasil. Ela nos faz lembrar dos dispositivos de racialidade (racismo, branquitude, desigualdades). Ainda está em curso em dif (…)

Rede Iberoamericana de Filosofia manifesta preocupação com acusações contra a Universidade Centroamericana (Nicarágua)

21/08/2023 • Notas e Comunicados

La Red Iberoamericana de Filosofía, integrada por asociaciones e institutos de filosofía de Latinoamérica, el Caribe, España y Portugal, tiene como uno de sus propósitos la defensa del ejercicio de la filosofía en sus diferentes modalidades, la promoción de la dimensión pública de la filosof& (…)

Inscrições estão abertas para apresentações de trabalho no Miniencontro Anpof - 40 anos

17/08/2023 • Notícias ANPOF

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983 durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq, em Brasília. Neste ano, celebramos, portanto, 40 anos de existência. Para celebrar essas quatro décadas, vamos realizar o Miniencontro Anpof - 40 (…)

Anpof participa do III Encontro de Professores de Filosofia do Ceará

15/08/2023 • Notícias ANPOF

Nos dias 10 e 11 de agosto foi realizado o III Encontro de Professores de Filosofia do Ceará em Juazeiro do Norte (CE). A diretoria da Anpof esteve presente no evento com a participação do prof. Dr. Érico Andrade (UFPE), presidente da associação e da profa. Dra. Taís Pereira (CEFET/RJ), do conselh (…)

A realidade apofênica do Brasil

Vicente Thiago Freire Brazil

Prof. da UECE

14/08/2023 • Coluna ANPOF

A•PO•FE•NI•A. S.f. Fenômeno psicológico associativo que conecta dados aleatórios da realidade. Esteve em curso no Brasil um processo de apofenização epistêmica, ou seja, uma tentativa de construção programática de caos social, cuja força encontrava-se na produ&cced (…)

Anpof 40 anos: Como a filosofia pode reverberar em todo o Brasil?

10/08/2023 • Podcast Anpof

Quais discussões precisamos fazer para que a filosofia reverbere em todo território nacional? É essa a pergunta que orienta o episódio da nova temporada especial Anpof 40 anos, com o professor Adriano Correia (UFG), que esteve na presidência da Anpof por quatro anos: entre 2017 e 2020. Nesta conversa com a profa. E (…)

Sobre gerações acadêmicas e o assédio moral

Carlos Carvalhar

Doutor em Filosofia (UFBA)

10/08/2023 • Coluna ANPOF

Ao tentar melhor compreender os perfis das pessoas que hoje estão nas universidades, percebi que temos três grandes gerações acadêmicas. Cada uma dessas gerações tem características próprias, pois coexistiram na universidade na mesma época e apresentam similaridades seja em relaç& (…)

Radar Filosófico - Gilda de Mello e Souza e a filosofia autoral no Brasil

Silvana Souza Ramos

Professora (USP)

08/08/2023 • Coluna ANPOF

Gilda de Mello e Souza foi aluna da missão francesa: estudou com Maugüé, Lévi-Strauss, e Roger Bastide. É importante dizer, contudo, que essa missão inaugural não significou a determinação da prática da historiografia filosófica segundo os moldes do método estrutural de lei (…)

A odisseia do Moisés acorrentado

Adriano Bittencourt

Doutorando em Filosofia (UFC)

06/08/2023 • Coluna ANPOF

A inteligência artificial tem trazido algumas reflexões sérias de intelectuais de diversas  áreas do conhecimento, em particular, no que concerne ao que devemos "permitir" aos robôs  fazerem por nós. Entre as várias discussões que se apresentam nesse debate, chamarei atenç&a (…)

Diretoria da Anpof se manifesta sobre edição 2023 do Prêmio CAPES de Tese

03/08/2023 • Notas e Comunicados

Com espanto, a Diretoria da Associação Nacional de Pós -Graduação em Filosofia (Anpof) recebe o retorno do Instituto Serrapilheira na edição 2023 do Prêmio CAPES Tese. A alteração no Edital nº 2/2023 foi publicada na edição desta terça-feira, 1º (…)