Panorama do NEM nos IFs

Gedeli Ferazzo

Profa. Ma. (IFRO)

Gabriel Kafure da Rocha

Prof. Dr. (IFSertãoPE)

02/08/2023 • Coluna ANPOF

No atual estágio de desenvolvimento do capital, as forças econômicas impõem os princípios do mercado como referencial obrigatório para todas as dimensões da vida social, resultando no esfacelamento da formação humana e, consequentemente, o embrutecimento do ser humano. No âmbito da educa (…)

Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos

01/08/2023 • Coluna ANPOF

Associação Brasileira de Ensino de Filosofia: breve histórico dos primeiros passos À pergunta que orienta as comemorações das quatro décadas de existência da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, a saber, Qual ANPOF queremos para os próximos 4 (…)

Por que, como e quem ou o que diz Sexismo?

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

31/07/2023 • Coluna ANPOF

Outrora, “eu” — ou, mais exatamente, a persona filosófica, FGAM — defendeu que um critério razoável para a atribuição à x do predicado, “é sexista” (adiante, <Sexista>), é que x precisa mostrar comprometimento com uma tese: a que a essência das mulhere (…)

40 anos da Anpof - um balanço

Vinicius Berlendis de Figueiredo

Professor do Departamento de FIlosofia da UFPR e ex-presidente da Anpof

27/07/2023 • Coluna ANPOF

A ANPOF celebra quarenta anos, numa trajetória inseparável da pós-graduação em filosofia no Brasil. Primeiro, porque sua criação foi iniciativa de professores que circulavam pelos nove programas existentes em 1983 (cinco no Sudeste, três no Sul, um no Nordeste). Segundo, porque a ANPOF não ape (…)

Estrangeira: a mulher negra na Filosofia

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA)

26/07/2023 • Coluna ANPOF

A reflexão deste dia - da celebração e luta da mulher negra latino-americana e caribenha - me lembra uma importante indagação de bell hooks que merece destaque: “Sem que nossas vozes, de mulheres negras, sejam manifestadas em trabalhos e teorias publicadas, como nossos problemas serão formulados?” (ho (…)

Especial Anpof 40 anos: Quem tem medo da inclusão social?

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

20/07/2023 • Coluna ANPOF

Neste ano, a Anpof está comemorando seus 40 anos de existência. Nada melhor do que este momento para nos repensarmos e nos reinventarmos como uma comunidade acadêmica mais ampla, diversa e radicalmente democrática para os próximos 40 anos. Na prática, isso implica que encontremos mecanismos para efetivar a inclus&a (…)

SBFA publica edital do 2º Prêmio de Melhor Artigo em Filosofia Analítica

19/07/2023 • Notícias ANPOF

Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) divulga a edição 2023 do 2º Prêmio da SBFA. A premiação é voltada à artigos inéditos de doutorandos(as) e recém doutores(as) que obtiveram seu respectivo título em 2021 ou depois.  O Prêmio Melhor Art (…)

Charles Mills, filósofo radical

Breno Ricardo Guimarães Santos

Professor Adjunto no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Filosofia

17/07/2023 • Coluna ANPOF

Em uma cena memorável de “A Batalha de Argel”, clássico franco-argelino de 1966, do diretor Gillo Pontecorvo, um repórter que acompanhava as tropas francesas, ao ser perguntando por um dos comandantes se havia alguma novidade vinda de Paris, responde que Sartre havia publicado um novo artigo (sobre a guerra). Com olhar pr (…)

Bolsas de produtividade do CNPq são tema de reunião do FCHSSALLA

12/07/2023 • Notícias ANPOF

No último dia 30 de junho, foi realizada a reunião do Fórum das Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas, Letras, Linguísticas e Artes (FCHSSALLA), reunindo mais de trinta entidades, entre elas, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia. A diretoria da Anpof participou da (…)

O longo alcance da Anpof Ensino Médio

Eduardo Barra

12/07/2023 • Entrevistas

A entrevista abaixo foi concedida por mim à Paula Felix Palma, então editora da Revista Filosofia Ciência & Vida. Ela foi publicada, numa versão resumida, na edição 77 daquela revista e, na íntegra, na página do Facebook da mesma revista. O propósito de reproduzi-la aqui é (…)