Renato Janine Ribeiro é reeleito presidente da SBPC e Diretoria mantém maioria feminina

20/06/2023 • Notícias ANPOF

SBPC divulga resultados das eleições para Diretoria, parte do Conselho e Secretarias Regionais. Processo se encerrou nessa segunda-feira, 19 de junho, após 3 semanas de votações online A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) acaba de anunciar o resultado das eleições de 2023, e o (…)

Sobre e para o filósofo no limbo

Aluizio Couto

Doutor em Filosofia (UFMG) e contratado da rede estadual de ensino de Minas Gerais

19/06/2023 • Coluna ANPOF

Discutimos muito a natureza da filosofia, a importância (ou desimportância) pública da área e, claro, seu financiamento. São discussões amplas e valiosas, mas que não cobrem tudo e nem poderiam fazê-lo. Pretendo tratar, em uma perspectiva individual, de uma figura cada vez mais comum: o filósofo (…)

Sobre a obviedade (das urnas, da vacina, do mundo)

Luiz Alberto Thomé Speltz Filho

Mestrando em Filosofia e Letras (UFPR)

15/06/2023 • Coluna ANPOF

Foi arremessado o grande Dragão, a antiga Serpente, o chamado Diabo e Satanás, sedutor de todo lugar habitado – foi arremessado na terra, e os seus anjos com ele. Apocalipse 12:9 Pensamos no óbvio como aquilo que não precisa ser falado ou afirmado, pois já está aí, à frente, pronto e aca (…)

Anpof celebra 40 anos de existência em 2023

14/06/2023 • Notícias ANPOF

A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof) foi fundada em 1983 durante uma reunião sobre pesquisa em Filosofia promovida pelo CNPq, em Brasília. Segundo o Art. 3º de seu Estatuto, seus objetivos eram "promover maior integração dos cursos de pós-graduaç (…)

Estudante brasileiro recebe Menção Honrosa na 31ª Olimpíada Internacional de Filosofia

Gustavo Coelho

(Me. Prof. CIB)

13/06/2023 • Notícias ANPOF

O estudante brasileiro Gabriel Wohlmeister Marcondes, do Colégio Farroupilha, de Porto Alegre, foi agraciado com uma Menção Honrosa na 31ª Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO), realizada entre os dias 11 e 14 de maio de 2023 em Olímpia, na Grécia. O evento contou com a participação de (…)

Diálogo de saberes para uma Educação Ambiental: considerações acerca de uma Ecosofia

Janilce Silva Praseres

Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior

12/06/2023 • Coluna ANPOF

A ter como base uma reflexão acerca das mudanças climáticas e questões ambientais emergentes que pautarão o pensamento, a política e o mundo contemporâneo, temos o intuito de estabelecer um diálogo de saberes para uma Educação Ambiental (designadamente para o ensino da filosofia) que su (…)

O pensamento de Roberto Mangabeira Unger: A filosofia como potencialização da vida ordinária

Tiago Medeiros

Professor de Filosofia do IFBA

07/06/2023 • Coluna ANPOF

A obra de Roberto Mangabeira Unger, o filósofo brasileiro mais lido no mundo, é ampla, profunda e diversificada. Acumulando quase cinquenta anos, ela ostenta rara amplitude temática. E não há quem tenha lido seus livros que despreze a densidade cultivada pela polivalência que os caracteriza. Proponho, neste breve (…)

Anpof abre chamada para publicação de textos do XIX Encontro Anpof

06/06/2023 • Notícias ANPOF

A Anpof torna público o presente edital (disponível neste link) e convida as/os interessadas/os a submeterem seus trabalhos, resultantes das apresentações e discussões ocorridas no encontro da Anpof em outubro de 2022, ao processo de submissão dos mesmos para publicação de livros que serã (…)

Radar Filosófico: Contribuições do pensamento filosófico de Jean Maugüé, Gérard Lebrun e Hannah Arendt para a filosofia brasileira

Robério Honorato dos Santos

Professor de Filosofia da Seduc/SP e Doutorando em Filosofia no PPGFil da UFABC

06/06/2023 • Coluna ANPOF

Tem crescido no Brasil o debate acerca da filosofia brasileira, e até mesmo do pensamento autoral brasileiro. Optamos pela expressão filosofia brasileira, não porque se ignore o debate em torno da questão de uma filosofia no ou do Brasil, mas por entender que ela acomoda essa discussão.  Este artigo objetiva ana (…)

O Título Filósofa

Camila Ezídio

Pesquisadora de pós-doutorado (Cnpq/UFBA)

06/06/2023 • Coluna ANPOF

Da leitura de alguns textos, dois deles publicados na coluna da ANPOF, e de minha própria experiência pessoal, me surgiu a necessidade de escrever algumas linhas sobre um tema que, apesar das nuances, é bastante comum nos nossos debates atuais: a atribuição do título de filósofa a uma mulher e, aqui, especi (…)