Comissão de Ensino de Filosofia da Anpof emite nota técnica sobre a consulta de Avaliação e Reestruturação da Política de Ensino Médio

02/06/2023 • Notas e Comunicados

A consulta pública inicialmente prevista até o dia 6 de junho de 2023 pela Portaria nº 399, de 8 de março de 2023, estabelecida pelo MEC, se pretende como abertura de diálogo com profissionais e especialistas da educação, estudantes e sociedade civil sobre aspectos do Novo Ensino Médio (NEM). Como ind (…)

Grupo Nacional dos Estudantes de Filosofia convida para Grupo de Estudos de Filosofia Africana

01/06/2023 • Notas e Comunicados

"Somos um grupo de pesquisadoras e pesquisadores de Filosofia Africana. Seja bem-vinde, bem-vinda e bem-vindo! Se pisamos em terras africanas, então acadêmicos ou não, esperamos por você!  Temos nos nutrido com o renascer do sol africano em inúmeros ancestrais vivos, ou seja, muitos professores brasileiros de (…)

O sexismo se diz de muitas maneiras

Amanda M. Alves Moreira

Doutoranda em Filosofia (Freie Universität Berlin)

01/06/2023 • Coluna ANPOF

A ideia de que o sexismo deve ser criticado com regularidade e veemência parece ter se tornado um lugar comum no Brasil. Acusações de que alguém é ou agiu de maneira sexista, machista, misógina ou a partir de uma masculinidade tóxica e frágil aparecem não apenas na academia e em espaços (…)

O que é ser de esquerda?

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

29/05/2023 • Coluna ANPOF

O que é ser de esquerda? Uma resposta recorrente é que ser de esquerda é adotar uma determinada rede de crenças. Mas quais crenças seriam essas? Disputas têm se dado acerca dessa questão. Ao menos desde o século 19, marxistas têm sugerido que as crenças em jogo são aquelas associ& (…)

Anpof assina manifesto da Revoga BNC-Formação

29/05/2023 • Notas e Comunicados

A Frente Nacional pela Revogação das Resoluções CNE/CP 02/2019 e 01/2020, criada em 30 de março de 2023, congregando entidades nacionais, fóruns e movimentos sociais ligados à formação de professores/as e ao campo educacional, se organiza em torno da defesa da formação de profes (…)

Nota da Anpof sobre greve dos profissionais de educação da rede pública do Estado do Rio de Janeiro

26/05/2023 • Notas e Comunicados

A Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (Anpof) se solidariza com as/os profissionais da educação da rede pública do Estado do Rio de Janeiro, que se encontram em greve pela efetiva instituição do Piso Nacional do Magistério no Estado, pelo respeito ao Plano de Carre (…)

Continuando o diálogo - os desvios políticos do pensamento

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

24/05/2023 • Coluna ANPOF

Começo o texto falando da estranheza que é escrever a quem não se conhece. Não conheço quem lê esta coluna (ou, pelo menos, não conheço a maioria); neste sentido, também não conheço a professora Gisele Secco, autora de um artigo a mim endereçado e a quem me dirijo com todo (…)

Docentes de licenciatura de todo o país podem se inscrever para 13ª edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques

22/05/2023 • Notícias ANPOF

Iniciativa da Fundação Carlos Chagas premia experiências de formação de professores desenvolvidas em instituições de ensino superior públicas e privadas e receberá inscrições até 12 de junho  A formação inicial de professores da educação (…)

Teste seus conhecimentos: teoria da conspiração ou teoria do sabidão?

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

22/05/2023 • Coluna ANPOF

A literatura acadêmica sobre as chamadas “teorias da conspiração” não cessa de crescer. Elas costumam ser explicadas ora como resultado de falhas cognitivas das pessoas que as professam, ora como falhas no ambiente informacional na qual estão inseridas. Se você acredita que a Central Intelligence Agency (…)

Associação Brasileira de Editoras Universitárias publica carta em defesa de uma política nacional do livro universitário

18/05/2023 • Notas e Comunicados

As editoras universitárias brasileiras, reunidas na 35ª reunião anual da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), afirmaram compromisso com o avanço da sociedade brasileira, através da educação, cultura, pesquisa e da ampla difusão do conhecimento, reiterando (…)