Filosofia brasileira – uma questão?

Rafael Haddock-Lobo

Professor do Departamento de Filosofia e
do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ

06/10/2016 • Coluna ANPOF

O que torna um filósofo um “filósofo brasileiro”? Basta que ele tenha nascido no nosso território ou, para que faça jus ao título, deveria se exigir algo mais? Mas, se for isso, o que seria esse “algo mais”? Um “jeito brasileiro” de se fazer filosofia? Uma certa identidade entre aqueles que fazem filosofia em noss (…)

O ódio e o preconceito como ameaças reais ao Estado de direito

Fernando Mattos

UFABC

05/10/2016 • Coluna ANPOF

Para Deborah Fabri Impeachment ou golpe? Boa parte da discussão política brasileira girou em torno dessa questão nos últimos nove meses. Muitos já se deram conta, no entanto, de que ela é uma discussão pouquíssimo frutífera, para dizer o mínimo: dependendo de como se interpretam det (…)

Violência Moral

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

04/10/2016 • Coluna ANPOF

No debate que antecedeu ao golpe, seus defensores, alegavam que o processo de impeachment em curso no Congresso estava previsto na Constituição, o que lhe emprestaria legalidade, e que a ausência de tanques nas ruas era a prova cabal de que não estávamos sofrendo um golpe de Estado. Hoje, consumada a cassaçã (…)

Pequeno manifesto pelo legalismo

Andrea Faggion

04/10/2016 • Coluna ANPOF

Se fizessem uma pesquisa global (na verdade, confesso que não sei se já fizeram ou não) sobre o nível de valorização de um sistema legal por parte das pessoas submetidas a ele, eu apostaria, sem medo de perder, que o Brasil ocuparia as últimas posições. Somos um país de ex-revolucion&a (…)

Democracia de segurança e dispositivos de controle

Edson Teles

30/09/2016 • Coluna ANPOF

O Brasil tem experimentado tempos de uma crise política que parece aumentar a cada novo lance. O processo de impeachment da presidenta Dilma Roussef, com as características de golpe institucional, indica uma saída conservadora para o momento crítico. É uma situação que enseja análises sobre a presen (…)

O projeto de universidade do golpe contra o ensino médio

Adriano Correia

Professor da UFG, pesquisador do CNPq e presidente da Anpof

30/09/2016 • Coluna ANPOF

Adriano Correia - Professor da UFG e Pesquisador do CNPq Um governo cuja legitimidade paira sobre o vazio ou é destituído, ou parte para a tirania ou para o escambo. O governo federal putativo – enquanto não é destituído pelos mesmos agentes econômicos que o colocaram lá e agora dão sin (…)

Publicação de novo número da Revista Brasileira de Filosofia da Religião

26/09/2016 • Notícias ANPOF

Publicação de novo número da Revista , vinculada à Associação Brasileira de Filosofia da Religião (ABFR).(Vol.3, N. 1, 2016) Dossiê: Espiritualidade no Mundo Modernohttp://abfr.org/revista/index.php/rbfr/index (…)

AS ELEIÇÕES AMERICANAS DE 2016 COMO SINAL HISTÓRICO

25/09/2016 • Coluna ANPOF

1/ Em O Conflito das Faculdades, depois de perguntar Se estará o gênero humano em constante progresso para o melhor1, Kant acrescenta que só se poderá responder positivamente a essa interrogação se a experiência nos apresentar "um acontecimento que aponte”, ainda que “de modo indeterminad (…)

COLUNA ANPOF: um projeto de debates entre a filosofia e a experiência contemporânea.

22/09/2016 • Coluna ANPOF

A ANPOF publicará, em caráter experimental, até seu Encontro Nacional, uma coluna diária com articulistas convidados e textos enviados e aprovados por sua Comissão Editorial: a COLUNA ANPOF. Nosso objetivo é estabelecer um espaço de debate qualificado sobre a complexidade dos problemas e da experiênc (…)

SOBRE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO

João Carlos Salles

Filósofo, reitor da UFBA e presidente da ANDIFES

22/09/2016 • Coluna ANPOF

João Carlos Salles (UFBA)  Publiquei o texto abaixo em 24 de julho de 2006, saudando um passo importante na luta da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e da comunidade acadêmica pela volta da filosofia e também da sociologia ao ensino médio. Teci então v&aacut (…)