A democracia sob risco
Susana de Castro
Professora do Departamento de Filosofia e do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof.
22/11/2016 • Coluna ANPOF
Quarta feira, dia 16 de outubro, um grupo de cerca de 50 manifestantes invadiu o plenário da Câmara dos Deputados. Os celerados rasgaram a bandeira nacional e, aos gritos, pediram a intervenção militar sob a alegativa de que os parlamentares estariam, pasmem!, implantando o comunismo no país. O episódio foi de tod (…)
Neoliberalismo, Soberania e Representação Política em Reconstrução Normativa
Nythamar de Oliveira
Coordenador de Área(PUCRS)
14/11/2016 • Coluna ANPOF
O que possivelmente ligaria o alto número de abstenções, votos nulos e brancos nas últimas eleições (maior, em muitas capitais do Brasil, do que o número de votos logrados pelo prefeito eleito) aos protestos anti-Trump logo após as eleições presidenciais nos EUA, e à onda de cre (…)
Sobre a esquerda
Érico Andrade
Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco
14/11/2016 • Coluna ANPOF
O uso é a marca do significado diria Wittgenstein. O uso de um termo pode se tornar difuso ao longo da história, sobretudo quando se trata de um termo como o termo esquerda cujo alcance é capaz de transpassar meridianos. Desde a sua origem na revolução francesa aos dias de hoje o uso do termo esquerda nunca se mostrou u (…)
A tortura é a razão
Edson Teles
11/11/2016 • Coluna ANPOF
“Autorizo expressamente que a Polícia Militar utilize meios de restrição à habitabilidade do imóvel, tal como suspenda o corte do fornecimento de água, energia e gás. Da mesma forma, autorizo que restrinja o acesso de terceiros, em especial parentes e conhecidos dos ocupantes, até que a ordem (…)
A voz das invisíveis: notas sobre gênero e filosofia
Joana Tolentino
Doutora em filosofia pelo PPGF-UFRJ
11/11/2016 • Coluna ANPOF
Estimulada pelo excelente artigo de Maria Isabel Limongi sobre filosofia e desigualdade de gênero, recém publicado nesta coluna, que tem se mostrado espaço aberto e profícuo de debate, e por considerar este tema de suma relevância, ouso apresentar aqui minha contribuição em algumas notas mais. Parece-me que (…)
Do governo dos riscos e das crises
Edson Teles
10/11/2016 • Coluna ANPOF
No mundo contemporâneo as democracias tornaram-se o regime politico consensual, com a mais apropriada forma de relações respeitosas e fundamentadas e garantidas pelos direitos inscritos em uma Constituição. A ação política democrática se daria dentro dos parâmetros estabelecidos por leis (…)
Meditações desocupadas sobre ocupações por toda parte
Vinicius Berlendis de Figueiredo
Professor do Departamento de FIlosofia da UFPR e ex-presidente da Anpof
10/11/2016 • Coluna ANPOF
aos secundaristas do Colégio Estadual Padre Arnaldo Jansen, de São José dos Pinhais Cena 1 Tá comendo? Eu? Não. Então manda ela embora. Calma. Se você estiver lendo esse texto, provavelmente não está sob o fio dessa navalha. A Anpof é uma zona de conforto. E m (…)
(Des)caminhos da democracia no Brasil
André Duarte
Filosofia UFPR/Pesquisador do CNPq
10/11/2016 • Coluna ANPOF
A política é o domínio do imprevisível e isto torna a consideração dos caminhos e descaminhos recentes da democracia no Brasil uma tarefa sobremaneira difícil e complexa. Nossos períodos contínuos de plena democracia nunca ultrapassaram mais do que três décadas, e esse déf (…)
Para não dizer que não falei da Economia
Prof. Dr. Marcelo Carvalho
UNIFESP
09/11/2016 • Coluna ANPOF
A justificativa usada pelo Governo Temer na defesa da PEC do Corte de Gastos é a necessidade de combater a crise econômica que herdou das gestões de Dilma. Essa afirmação coloca, de imediato, duas questões que proponho abordar aqui em suas linhas gerais. Em primeiro lugar, a compreensão da natureza e da din (…)
Os primeiros sons do futuro
Rafael Haddock-Lobo
Professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGF-UFRJ
09/11/2016 • Coluna ANPOF
Talvez uma das maiores dificuldades para a filosofia seja pensar seu tempo. Poucos filósofos conseguiram realizar isso de modo efetivamente crítico, isto é, sem cair no afã histórico nem no tom profético ou apocalíptico. Isso parece se dar devido à dificuldade que os pensadores têm de se posic (…)