Grupo Nacional de Estudantes de Filosofia cria grupos no Whatsapp e no Telegram voltados à interação de acadêmicos de Filosofia de todo o país

18/05/2023 • Notas e Comunicados

O Grupo Nacional das/dos Estudantes de Filosofia acaba de criar um grupo no Whatsapp e outro no Telegram. A proposta é oferecer um espaço de interação entre os acadêmicos de filosofia (docentes e discentes) de todo o país e de divulgação da diversidade de oportunidades que a filosofia ofere (…)

Anpof cria comissão dedicada ao Ensino de Filosofia - Entrevista com Taís Pereira

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

18/05/2023 • Entrevistas

Em meio ao debate sobre a revogação - e reforma - do Novo Ensino Médio, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia constituiu, no último mês de abril, uma comissão dedicada ao ensino de filosofia. A comissão tem o objetivo de promover a construção co (…)

Carta-resposta a Luís Fernando Crespo

Gisele Secco

Profa. UFSM

17/05/2023 • Coluna ANPOF

A gente não se conhece. Me chamo Gisele, sou professora do departamento de filosofia  da Universidade Federal de Santa Maria, no momento usufruindo de uma licença não remunerada e vivendo fora do Brasil. Acabo de ler sua manifestação na coluna Anpof de 11 de maio de 2023 e resolvi escrever no estilo dém (…)

Robôs, amor e empatia - breves notas

Aline Karen Cristina Canella

Doutoranda e mestre em Filosofia (PPGFIL/UCS)

15/05/2023 • Coluna ANPOF

A imaginação, segundo David Hume em “O tratado da natureza humana”, é uma faculdade capaz de separar todas as ideias simples que absorvermos a partir de nossa experiência sensível e uni-las novamente da forma que bem queremos (HUME, 2001, p. 34). Ainda assim, este estabelece que, mesmo se nossa mente faz uma (…)

A falácia da dificuldade da matemática

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

11/05/2023 • Coluna ANPOF

Inicio, assumindo que: primeiro, defendo um lado, sim, o da filosofia, mas não apenas dela, e sim de todos os outros componentes curriculares da escola que são preteridos (seja em número de aulas, seja na importância dada dentro do conjunto); segundo, meu objetivo não é o de preterir a matemática e dizer qu (…)

O espectro de Descartes assombra os engenheiros e entusiastas da "inteligência artificial"

Claudinei Luis Chitolina

Doutor em Filosofia pela Unicamp e professor de Filosofia da Unespar - PR.

09/05/2023 • Coluna ANPOF

A racionalidade técnica (instrumental) representa no mundo contemporâneo a forma hegemônica de pensamento, uma vez que os meios técnicos importam mais que os fins de nossas ações. Porém, tal concepção de racionalidade já fora criticada pelos teóricos da Escola de Frankfurt (sobret (…)

Meritocracia: uma discussão sem sentido

Thaís de Andrade Fragas

Mestranda em Filosofia (UFBA)

05/05/2023 • Coluna ANPOF

Com certa frequência encontramos entre as colunas de jornais e as redes notícias que, supostamente, demonstram que é possível “vencer” as diversas disparidades sociais tão somente através do esforço pessoal. Nessas situações, verifica-se um movimento das elites de buscar uma exce&c (…)

Radar Filosófico: Perspectivas ecofeministas: interconexões, estruturas conceituais e consciência feminista ao movimento ecológico

Priscila Ladwig

Bacharel em Filosofia (UFRGS)

02/05/2023 • Coluna ANPOF

O ecofeminismo é uma vertente do movimento feminista que conecta a luta pela igualdade de direitos e oportunidades entre homens e mulheres com a defesa do meio ambiente e sua preservação. Enfatiza a interconexão entre vida, natureza e ambiente com a visão de mundo das mulheres e aborda a exploração da mulh (…)

Fórum Anpof de Coordenações se reúne pela primeira vez

27/04/2023 • Notícias ANPOF

No último dia 17 de abril foi realizado o primeiro encontro do Fórum Anpof de Coordenações. O encontro aconteceu de forma virtual e reuniu coordenadoras e coordenadores da maioria dos programas filiados à Anpof. O objetivo do encontro foi discutir as seguintes pautas: políticas afirmativas para seleç&atild (…)

Por que o Novo Ensino Médio é tão ruim?

Edgar de Brito Lyra Netto

Prof. Filosofia PUC-Rio

26/04/2023 • Coluna ANPOF

A começar pela sigla (NEM), o Novo Ensino Médio é uma sucessão de equívocos. As razões desse juízo estão expostas nos 10 tópicos a seguir: 1. O Ensino Médio anterior era de fato sofrível. Mas não exatamente por suas 13 “engessadas disciplinas”. Era ruim por (…)