Esquecer a filosofia

Prof. Dr. Waldomiro J. Silva Filho

UFBA, CNPq

24/04/2023 • Coluna ANPOF

“A verdadeira descoberta é que aquela que me torna capaz de deixar de filosofar quando eu quiser.” L. Wittgenstein, Big Typescript, § 92, p. 316e. 1§. Em algum momento de 2014 fui convidado por Angélia Teixeira para fazer uma palestra no Campo Psicanalítico de Salvador. Eu deveria apresentar o meu livro, l (…)

GT de Filosofia e Psicanálise cria informativo "Conexões"

20/04/2023 • Notícias ANPOF

O GT de Filosofia e Psicanálise da Anpof acaba de criar o  informativo Conexões. O boletim responde à demanda da área expressa na pluralidade de pesquisas realizadas pelos membros do GT, a quantidade de eventos, grupos de pesquisa, materiais de divulgação e canais de interesse da área,&nb (…)

Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek: Um Punhal nas Costas do Pensamento

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

20/04/2023 • Coluna ANPOF

Achille Mbembe, Judith Butler e Slavoj Zizek, três filósofos que desfrutam hoje de enorme visibilidade internacional, pronunciaram-se em termos inequívocos sobre a Guerra da Ucrânia. “Na Ucrânia, vejo sobretudo o impulso colonial russo: um povo melhor armado e economicamente mais forte quer impor sua lei a outro cons (…)

Marcos Teixeira e os Paradoxos da Razão

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

Adeir Ferreira Alves

Doutorando em Metafísica (UnB)

17/04/2023 • Coluna ANPOF

Os escritos de Marcos Teixeira prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional. A sua intuição fundamental de que paradoxos não deveriam ser tratados apenas como objetos de análise, mas também como instrumentos de análise, é complexa, densa e intricada o suficiente para garanti (…)

Professor Roberto Machado: memórias e histórias

14/04/2023 • Podcast Anpof

Quem estuda Foucault, Nietzsche, Proust ou Deleuze no Brasil com certeza já se encontrou com o trabalho do filósofo Roberto Machado. O pernambucano radicado no Rio de Janeiro morreu em 2021 e nos deixou livros, artigos, teses, traduções que seguem formando filósofos em nosso país. Mas Roberto Machado deixou, sobr (…)

Marc Thévenet: A Morte do Espanto

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

Bruno José Bezerra Ribeiro

Mestrando em Filosofia (UFPA)

13/04/2023 • Coluna ANPOF

Os escritos de Marc Thévenet prometem transformar radicalmente a paisagem filosófica internacional nos próximos anos. A sua forma peculiar de argumentação, que parte de intuições simples para chegar a conclusões audazes e espantosas, têm gerado crescentes controvérsias e ganhado cada ve (…)

Outros modos de se fazer filosofia

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

10/04/2023 • Coluna ANPOF

Texto publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 30 de março de 2023 A pergunta que guia este breve ensaio é a seguinte: qual autoridade legitima certos modos de se fazer filosofia? Qual autoridade, mesmo que revestida de institucionalidade, poderia se arvorar o poder de julgar o que pode ou não ser considerado (…)

"Imperialismo": uma regimentação

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

05/04/2023 • Coluna ANPOF

O termo, “imperialismo”, é recorrentemente adotado por um certo grupo de pessoas. Eu penso naquelas — feito um Rui Costa Pimenta, presidente do PCO — que são associados à “esquerda” ou mesma à uma espécie de “extremismo”. “Imperialismo”, por outro lado, n&atild (…)

A Estética, o Belo e as novas descobertas filosóficas

Jéssica de Farias Mesquita

Doutoranda (Filosofia/UFRGS)

03/04/2023 • Coluna ANPOF

O jornal britânico The Guardian publicou, no dia 29 de novembro de 2022, uma notícia sobre algumas transcrições de textos filosóficos que até então não haviam sido divulgados ao público. A notícia aponta que, recentemente, foram encontrados alguns manuscritos que contêm informa&cc (…)

Radar Filosófico - A lei do feminicídio e a invisibilidade de mulheres trans: uma discussão hermenêutica entre identidade de gênero e a teoria crítica dos direitos humanos

Raniella Ferreira Leal

Mestranda em Direito Processual (UFES)

Brunela Vieira de Vincenzi

Professora de Filosofia (UFES)

29/03/2023 • Coluna ANPOF

A violência contra mulheres é um problema presente em vários países, sendo motivada pela simples condição feminina. Essa situação tem gerado discussões sobre a criminalização do homicídio contra mulheres. No Brasil, este debate se materializou no reconhecimento do crime (…)