Bioprimitivismo: desenhando os contornos de uma filosofia anticivilizacional

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

26/03/2023 • Coluna ANPOF

Segundo a narrativa oficial, tanto a democracia quanto a filosofia—que seriam parceiras íntimas—foram inventadas na Grécia. A narrativa me convenceu nos meus tempos de estudante, mas não me convence mais. Além de distorcer completamente a história, isto é, além de não corresponder ao que (…)

ANPOF vê com extrema preocupação a ausência de vagas para licenciados(as) em Filosofia no Edital de Concurso Público 01/2023 da SEDUC-RS

24/03/2023 • Notas e Comunicados

A ANPOF vê com extrema preocupação a ausência de vagas para licenciados(as) em Filosofia no Edital de Concurso Público 01/2023 da SEDUC-RS, publicado no dia 14 de março. Além da ausência da Filosofia, o edital, lançado pelo governo Eduardo Leite (PSDB), também não prevê vagas (…)

Assédio mata ou quando foi que nos desumanizamos?

Solange Aparecida de Campos Costa

Profa. Filosofia/UESPI

23/03/2023 • Coluna ANPOF

Escrever esse texto não é uma tarefa fácil, hesitei por um tempo em escrevê-lo. Mas esse mês da mulher e mais alguns acontecimentos das últimas semanas, de certo modo, me incitaram a essa tarefa. Não sou especialista no assunto, minha área na filosofia é a estética e recentemente a re (…)

E eu não sou uma filósofa?

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA)

20/03/2023 • Coluna ANPOF

A pergunta que nos assalta quando percorremos por caminhos teóricos na Filosofia é: onde estão as mulheres filósofas? De início, o próprio discurso no interior dessa área pode responder de maneira explícita que elas não existiram! Uma mentira, que traz um duplo problema. Primeiro, a ausê (…)

Pode uma escritora medieval ser feminista? Um desafio metodológico a partir de Christine de Pizan

Ana Rieger Schmidt

Professora adjunta do Departamento de Filosofia (UFRGS)

15/03/2023 • Coluna ANPOF

Todo estudo de um texto redigido no passado, sobretudo quando o lemos através um arcabouço conceitual contemporâneo, coloca desafios a pesquisadores e estudantes. O caso de Christine de Pizan (c. 1364–1430) é talvez paradigmático nesse sentido. Conhecida como primeira mulher das letras e percursora da defesa liter& (…)

Nota de Falecimento - Prof. Ernst Tugendhat

15/03/2023 • Notas e Comunicados

Com profundo pesar comunicamos o falecimento do estimado Prof. Ernst Tugendhat, aos 93 anos, ocorrido no dia 13 de março em Freiburg. O Prof. Ernst Tugendhat esteve inúmeras vezes no Brasil, tendo adotado nosso país em certos momentos como seu segundo lar. Além de estabelecer domicílio temporário em Chile, (…)

Mulheres na História da Filosofia: a tarefa filosófica de um feminismo sem onda

Katarina Peixoto

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Virgínia (UVA) e no Departamento de Filosofia (USP)

13/03/2023 • Coluna ANPOF

Quem entrou nos cursos de filosofia no início até a primeira década deste século, no Brasil, pode ter sido confundide a respeito da história da filosofia. Sabemos que não levamos barata a afirmação de que fazemos história, visto que somos filósofas, filósofes e filósofos, (…)

As mulheres e o cânone filosófico

09/03/2023 • Podcast Anpof

Fotos: Rafaella Pessoa Ler Leibniz sem conhecer a filosofia de Anne Conway, aprender a filosofia de Descartes ignorando as cartas com Elisabeth da Bohemia ou não saber sobre Madame Du Châtelet ao enfrentar o pensamento de Newton já não é realidade em alguns departamentos de Filosofia do Brasil. Essa forma (…)

Elegia a Nastácia Filíppovna Barachkova, heroína trágica e santa fictícia de mulheres reais

Mariana Lins Costa

Professora de Filosofia (UECE)

06/03/2023 • Coluna ANPOF

“É difícil julgar a beleza; eu ainda não estou preparado.  A beleza é um enigma.”[1] Há um fascínio particular nas epígrafes – que envolvem toda uma ciência e doutrina particulares, a chamada epigrafia. Oriunda da língua grega, a palavra “epígrafe&rdqu (…)

Radar Filosófico - Entre o conhecer e o deixar ser: uma abertura para a epistemologia do amor

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

Felipe Nogueira de Carvalho

Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (UFMG) e Doutor em Filosofia e Ciências Sociais (École des Hautes Études em Sciences Sociales/Institut Jean Nicod)

28/02/2023 • Coluna ANPOF

Testemunhamos durante a última década um intenso debate sobre o papel das emoções na epistemologia e filosofia da ciência. Será que elas atrapalham ou auxiliam a aquisição de conhecimento sobre o mundo? Existem emoções epistemicamente melhores ou piores nesse sentido? Embora a filosofia (…)