Anpof lança coluna "Radar Filosófico" para divulgar trabalhos acadêmicos recém-publicados

28/02/2023 • Notícias ANPOF

Quem é da comunidade acadêmica sabe muito bem o que é sentir a pressão intensa e constante por cada vez mais publicações. Este sistema gera um volume imenso de textos que, em grande parte, passam despercebidos e não recebem a atenção e engajamento devidos. Preocupados com esta situaç&at (…)

Possíveis caminhos para o ensino de Filosofia

Prof. Dr. Christian Lindberg

UFS

24/02/2023 • Coluna ANPOF

O novo ensino médio (NEM) completa, em 2023, 6 (seis) anos de aprovação. Sem dúvida, ele já é uma realidade em todos os estados, afetando o cotidiano de milhões de estudantes e professores em todo o país. Como se sabe, as mudanças foram estruturais.  Desde a aprovação da (…)

O que é Pânico Civilizacional? Novos contornos e articulações a um conceito, em resposta a Murilo Seabra e Arthur Dantas

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

22/02/2023 • Coluna ANPOF

Em dezembro, publiquei uma coluna sobre a relação entre o que chamo de pânico civilizacional e a educação. Recentemente, esse texto recebeu uma interessante resposta de Murilo Seabra e Arthur Dantas. Nela, os autores se dedicam a radicalizar o conceito de pânico civilizacional. O mais importante do texto de Seab (…)

Desafios do Ensino - Entrevista com Christian Lindberg

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

Sarah Bonfim

Doutoranda em Filosofia (Unicamp)

19/02/2023 • Entrevistas

Entrevista publicada originalmente na edição 160 da Revista Humanitas. Acesse o PDF aqui. É preciso estabelecer diálogos entre as pesquisas e as práticas em sala de aula.” Essa frase sintetiza o pensamento do professor Christian Lindberg Lopes do Nascimento, que no XIX Encontro Anpof em Goi& (…)

Futebol, Neokantismo e Sexismo

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

16/02/2023 • Coluna ANPOF

Mês passado, um texto da colunista do UOL, Milly Lacombe, provocou reações acaloradas. Por exemplo, no programa, “Os Donos da Bola”, o ex-jogador de futebol e hoje comentarista, Neto, sugeriu que Lacombe fez uma “lacração”. O texto em questão propõe uma explicação para (…)

De corpos e sonhos; de pobres e ricos...

Luís Fernando Crespo

Prof. Dr. (USF)

14/02/2023 • Coluna ANPOF

Corpo e pensamento constituem os meios de acesso do indivíduo ao mundo que não é si próprio. O cuidado com o corpo é necessário do mesmo modo que o cuidado com o pensamento. Saúde física e saúde psíquica e intelectual são necessárias quando se objetiva um tipo de ser huma (…)

(Ainda) sobre a polêmica dos videogames como esportes

Guilherme Foscolo

Prof. Filosofia/UFSB e membro do GT de Estética

Nicolau Spadoni

Doutorando em German Studies/Cornell University

12/02/2023 • Coluna ANPOF

A polêmica que se movimentou desde a terça-feira, dia 10 de janeiro – quando a Ministra do Esporte, Ana Moser, declarou que e-sports não são esportes, mas entretenimento – encontrou tal ressonância nas mídias sociais que lembrou outra do início do século XXI, quando o crítico de cin (…)

Olimpíadas de Filosofia - um convite para filosofar de um jeito diferente

09/02/2023 • Podcast Anpof

Há quase 20 anos, em 1995, a Unesco recomendou a promoção das Olimpíadas de Filosofia, tanto em nível nacional como internacional. O objetivo era estimular o interesse dos jovens por essa disciplina. Aqui no Brasil, há mais de uma década, temos olimpíadas em São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio (…)

O traço pedagógico da filosofia

Janilce Silva Praseres

Pós-doutoranda em Filosofia na Universidade da Beira Interior

06/02/2023 • Coluna ANPOF

“Para ensinar sempre é necessário amar e saber; porque quem não ama não quer; e quem não sabe não pode.” Padre António Vieira No grego, a palavra «filosofia» traduz «amor à sabedoria», philia sophias. «Segundo uma tradição referida p (…)

Os Yanomami são um paradigma ético mundial: salvemo-los agora!

Jelson Oliveira

Professor do Programa de Pos-Graduação em Filosofia da PUCPR

06/02/2023 • Coluna ANPOF

Texto publicado originalmente no Le Monde Diplomatique Brasil no dia 6/2/2023, em parceria com a nossa coluna Anpof. As cenas são perturbadoras e nos enchem o coração de dor e indignação. Indígenas esquálidos, famintos e doentes, de quem foi retirada a mínima possibilidade de sobrevivência (…)