O GT de Filosofia e Gênero da Anpof vem subscrever a seguinte nota contra o feminicídio

03/02/2023 • Notas e Comunicados

NUPEC - NÚCLEO DE PESQUISA SOBRE CRIANÇAS ADOLESCENTES E JOVENS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PÍAUÍ NUPEC CONTRA O FEMINICÍDIO! É com muita indignação e revolta que lemos a notícia do brutal assassinato da jovem Janaína Bezerra da Silva, mulher negra e estudante de jornalismo, ocorr (…)

Radicalizando Fernando Sá Moreira: Não Existe Descolonização Parcial

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

Arthur de Moura Dantas

Graduando em Administração Pública (FGV)

25/01/2023 • Coluna ANPOF

Em um brilhante artigo publicado recentemente na Coluna Anpof, Fernando de Sá Moreira tenta assegurar a comunidade brasileira dominante de filosofia acadêmica de que ela não precisa se alarmar tanto com as recentes críticas ao colonialismo epistêmico: o fato de que há um número crescente de pessoas perguntan (…)

Esportes, E-sports e engenharia conceitual

Deiver V. de Melo

Mestrando em Filosofia (Unicamp)

25/01/2023 • Coluna ANPOF

A discussão em torno dos e-sports ganhou espaço após a declaração da atual ministra do esporte, Ana Moser, de que eles não constituiriam um esporte e, portanto, não seriam de responsabilidade da pasta. Ela também chegou a comparar o treino dos (supostos) atletas a ensaios de músicos – c (…)

Nota do GT de filosofia e Gênero da Anpof em repúdio a atos que visem a atacar as decisões populares democraticamente conquistadas

19/01/2023 • Notas e Comunicados

O GT de Filosofia e Gênero da ANPOF vem se posicionar veementemente contra qualquer ato que coloque em risco conquistas democráticas, como a tentativa antipopular e golpista orquestrada por membros fascistas da população e ex-autoridades que, em nome da “liberdade de expressão”, tem disparado consta (…)

Nota de Falecimento - Prof. Paulo Rudi Schneider

16/01/2023 • Notas e Comunicados

É com profundo pesar que o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí comunica o falecimento do estimado professor Paulo Rudi Schneider, 79 anos, ocorrido no dia 05 de janeiro de 2023. O professor Schneider era doutor e mestre em Filosofia e membro do núcleo de sustent (…)

Anpof repudia atos de terrorismo e se manifesta em favor do Estado Democrático de Direito

10/01/2023 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof se posiciona ante o terrorismo ao qual assistimos no domingo 8 de janeiro de 2023. Os  fascistas atacaram os Três Poderes da República. Mesmo com o espanto, é a indignação extrema que nos norteia diante de atos terroristas perpetrados contra as Instituições Democráticas (…)

Grupos de pesquisa divulgam nota em defesa do Estado de direito e pela punição dos criminosos e inimigos da democracia

10/01/2023 • Notas e Comunicados

Os integrantes dos grupos de trabalho e de pesquisa abaixo assinados repudiam de forma veemente os atos protofascistas de vandalismo, terrorismo e os crimes contra a ordem democrática perpetrados em 8 de janeiro de 2023 contra as instituições e os três poderes no Brasil. Com prejuízo irreparável a obras de arte e (…)

Carta de Susana de Castro - encerramento de mandato

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

16/12/2022 • Notas e Comunicados

Nossa gestão termina seu mandato marcada pela situação atípica da pandemia da Covid 19. A enorme crise sanitária e humanitária pela qual o Brasil e o mundo passou deixa marcas profundas. Muitas vidas foram ceifadas e nossa comunidade filosófica perdeu muitos membros queridos. Durante esses dois anos atuamo (…)

A filosofia tem que ser mais do que homens brancos

Aline Matos da Rocha

Doutora em Filosofia (UnB)

15/12/2022 • Coluna ANPOF

"Philosophy has to be about more than white men. In: The Guardian, 2015" [1].  Texto de Minna Salami. Tradução para uso didático de Aline Matos da Rocha Por todo o país, estudantes têm “desmantelado a casa do senhor”. Eles/elas não estão esmagando os departamentos de seus co (…)

Nota de falecimento do GT Deleuze/Guattari da Anpof - James Bastos Arêas

14/12/2022 • Notas e Comunicados

  Acesse a nota (…)