Especial Anpof 8M: Sororidade e consciência feminista

Roberta Pschichholz

Mestranda em Filosofia (UFSM)

21/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Eu só estou aqui, escrevendo pela primeira vez para um espaço destinado à comunidade filosófica, porque uma mulher acreditou no meu potencial. Antes de me sentir minimamente qualificada para ocupar esta coluna, foi minha orientadora, a professora doutora Mitieli Seixas da Silva, i (…)

Livros escritos ou organizados por filósofas são destaque no Anpof 8M

20/03/2024 • Notícias ANPOF

Ao longo do mês de março, na programação do Ampof 8M, divulgamos livros escritos ou organizados por filósofas. Confira a lista de obras:   Feminismo e capitalismo: um rompimento necessário (Editora Fi, 2024), de Roberta da Cunha Rodrigues - dissertação vencedora da última edi& (…)

O segredo é pisar suave: a inflexão do mundo Juruá a partir dos modos de vida dos Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã

Silvia Brandão

Mulher constituída por ancestralidade Guarani de raiz matrilinear originária do território de Bela Vista (MS), fronteira do Paraguai com o Brasil; doutora em Filosofia (Unifesp), onde desenvolve pesquisa de pós-doutorado.

20/03/2024 • Coluna ANPOF

O texto emerge do desejo de compartilhar com não indígenas o pensamento vivo dos Guarani Mbya da Terra Indígena Tenondé Porã, Aldeia Kalipety, localizada no extremo sul da cidade de São Paulo, durante o curso Nhande’i va’e’reko: aprendendo sobre o modo de vida guarani. Uma parceria entre a Casa (…)

A Natureza Feminina: um problema também da Filosofia Medieval

Camila Ezídio

Pesquisadora de pós-doutorado Cnpq/PPGF-UFBA e professora da Universidade do Estado da Bahia

19/03/2024 • Coluna ANPOF

Desde a antiguidade masculino e feminino, macho e fêmea, homem e mulher representam não apenas categorias de organização dos seres, mas polos de uma distinção hierárquica que atravessa biologia, ética e política. A Filosofia nada disso ignorou, na realidade foi também pelo olhar dos fil (…)

Especial Anpof 8M: Pode o projeto de resgate redefinir a filosofia?

Natalia Mendes

Pesquisadora de Pós-Doutorado do Programa Pós-Doutorado (PPGLM/UFRJ) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia (UFMA)

18/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia A filosofia escrita pelas mulheres filósofas foi deliberadamente removida da historiografia da filosofia.[1] A experiência das mulheres dentro dessa história é uma experiência de exílio. O expatrio involuntário da nossa história intelectual é parte (…)

Especial Anpof 8M - Filósofa e viajante: a liberdade para Mary Wollstonecraft

Sarah Bonfim

Doutoranda em Filosofia (Unicamp)

11/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Na língua inglesa existem duas palavras para se referir à liberdade: freedom e liberty. De maneira muito geral, liberty se refere à uma ideia mais abstrata de liberdade, em geral, pautanda em questões metafísicas. Já freedom, tem um sentido mais material, tangí (…)

Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e Anpof tornam pública a edição 2024 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica

11/03/2024 • Notícias ANPOF

A Rede Brasileira de Mulheres Filósofas e a Diretoria da Anpof tornam pública a edição 2024 do Prêmio Filósofas de Distinção Acadêmica em Mestrado e Doutorado, referente a dissertações e teses defendidas entre 9 de julho de 2022 e 10 de maio de 2024.  O Prêmio ser&aa (…)

Sociedade Interamericana de Filosofia e Sociedade Filosófica do Uruguai realizam XIX Congresso Interamericano de Filosofia em Montevidéu

11/03/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Interamericana de Filosofia e a Sociedade Filosófica do Uruguai convidam pesquisadores, professores e outros atores ligados à atividade filosófica para o XIX Congresso Interamericano de Filosofia e o V Congresso da Sociedade Filosófica do Uruguai, a serem realizados na cidade de Montevidéu, Uruguai, ent (…)

Especial Anpof 8M: Um espectro ronda o dia internacional da mulher

Jordânia Araújo

Professora de Filosofia (IFBA) e doutoranda em Filosofia (UFBA); Integrante do GT Filosofia e Gênero

08/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Filosofia e Gênero É curioso observar como as celebrações do Dia Internacional da Mulher se desdobram em diversos espaços, incluindo nos setores reacionários e ultraconservadores. Nessas esferas, a comemoração se esbarra em uma representação da figura feminina que perpetua uma com (…)

Especial Anpof 8M: Elisabeth da Boêmia: a filósofa que fez Descartes dialogar neste mundo

Katarina Peixoto

Pesquisadora de pós-doutorado na Universidade da Virgínia (UVA) e no Departamento de Filosofia (USP)

07/03/2024 • Coluna ANPOF

GT Mulheres na História da Filosofia Há muitas portas de entrada para o estudo da filosofia do início do período moderno e poucas delas poderão ser adentradas senão pela filosofia de René Descartes[1]. O caráter contingente dos vieses contextuais que fixa nossos aparatos conceituais, entretanto, (…)