GT Filosofia das Ciências Físicas da Anpof é criado

14/02/2024 • Notícias ANPOF

Formado por pesquisadores e pesquisadoras que investigam a interrelação entre a Filosofia e Ciências Físicas, o GT Filosofia das Ciências Físicas da Anpof é um espaço interdisciplinar de trabalho situado na interseção entre as ciências naturais e as humanid (…)

A astúcia da arrogância

Eduardo Novaes

Mestre em filosofia pela Universidade Federal da Bahia

09/02/2024 • Coluna ANPOF

Wittgenstein: If a man says to me, looking at the sky, 'I think it will rain, therefore I exist, ' I do not understand him. Pritchard: That's all very fine; what we want to know is: is the cogito valid or not? (Ray Monk, Wittgenstein: The duty of genius) História filosofante da filosofia, filosofia da história da filosofia (…)

Arte e tecnologia: uma reflexão intempestiva?

Rita de Cássia Oliveira

Professora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFMA.

07/02/2024 • Coluna ANPOF

Estou no fim da tarde a refletir sobre a experiência que tive no dia 27 de janeiro de 2024: ESTIVE NO QUARTO DE VAN GOGH! Confesso que a visita não me acalmou, fiquei agitada e ansiosa. É muito nova a experiência com a tecnologia digital! Fiquei imersa nas telas de Van Gogh durante a Exposição Van Gogh e os impress (…)

Livros da coleção XIX Encontro Anpof começam a ser lançados pela editora Quero Saber

31/01/2024 • Notícias ANPOF

A Anpof, em parceria com a editora do Instituto Quero Saber, começa a lançar a Coleção XIX Encontro Nacional Anpof. A série de livros organizada pelos Grupos de Trabalho da Anpof reúne as pesquisas apresentadas por professoras e professores, pós-graduandas e pós-graduand (…)

Radar Filosófico - Construção Social de Tipos Humanos

Valdenor Monteiro Brito Júnior

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

24/01/2024 • Coluna ANPOF

O presente artigo tem como objetivo discutir a literatura contemporânea recente sobre a construção social de tipos humanos no contexto das filósofas e filósofos de tradição filosófica analítica. A questão da construção social é extensivamente discutida nas ci&eci (…)

O que significa "trabalho alienado"? A atualidade de uma categoria de Marx

Maurício Vieira Martins

Professor do Instituto de Ciências Humanas e Filosofia da UFF

23/01/2024 • Coluna ANPOF

Em 2014, o pesquisador Jonathan Crary publicou seu livro 24/7: Capitalismo tardio e os fins do sono. Nele, são apresentados alguns dos experimentos contemporâneos destinados a prolongar ao máximo o tempo de vigília dos seres humanos. Antes direcionadas para segmentos militares da população, tais experiências (…)

Nota da Anpof sobre a situação do povo palestino

23/01/2024 • Notas e Comunicados

A Diretoria da Anpof se manifesta em favor do Povo Palestino e à Criação de um Estado Independente da Palestina. O silêncio de Estados, governantes e organizações, bem como usar a desculpa de conflitos diplomáticos diante de descalabros e ações homicidas já custou muito à comunid (…)

Anpof publica nota em apoio à greve geral argentina

22/01/2024 • Notas e Comunicados

A ciência, as artes e a cultura argentinas vivem uma situação crítica, onde o governo está planejando cortes e o fim de instituições-chave. Na próxima quarta-feira (24 de janeiro) haverá uma greve geral na qual é esperada uma grande mobilização, enquanto um Decre (…)

Hölderlin para recordar Rubens Rodrigues Torres Filho

Luciano Codato

Professor de História da Filosofia Moderna da Unifesp

19/01/2024 • Coluna ANPOF

De que forma expressar gratidão a quem talvez pudesse gostar mais de obra que de vida? Nos idos de 1988, Rubens Rodrigues Torres Filho ofereceu um curso sobre Kant e Novalis à graduação em Filosofia, na Universidade de São Paulo (USP), cuja questão geral visava a pertinência de uma “filosofia rom&acir (…)

Casos de assédios: panorama e propostas

Amanda de Almeida Romão

Mestranda em Filosofia na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Larissa Farias Rezino

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Sabrina Lasevitch Menezes

Doutoranda em Psicologia pela UFF e pesquisadora do GT Deleuze & Guattari da Anpof

17/01/2024 • Coluna ANPOF

Não são raras as vezes em que mulheres têm de enfrentar as estruturas do patriarcado que nos colocam de forma velada ou explícita em lugares de subalternidade, imagem que destoa da própria concepção que temos de nós mesmas, e então nos vemos na necessidade de falar. Falar simplesmente porque o (…)