Nota de falecimento do GT Deleuze/Guattari da Anpof - James Bastos Arêas

14/12/2022 • Notas e Comunicados

  Acesse a nota (…)

Nota de falecimento - James Bastos Arêas

13/12/2022 • Notas e Comunicados

James Bastos Arêas era Professor-Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Professor-Adjunto das Faculdades Integradas Hélio Alonso (FACHA) e do curso de Especialização em Arte e Filosofia da PUC-Rio. Com experiência na área de Filosofia, com ênfase em Metafísica e História d (…)

Autoria e A Política da Metafísica

Felipe G. A. Moreira

Doutor em Filosofia (University of Miami) e Pesquisador de pós-doutorado em Filosofia (Unesp)

12/12/2022 • Coluna ANPOF

Recentemente, diversos filósofos brasileiros participaram da XXXIII Jornada de Filosofia e Teoria das Ciência Humanas. Filosofia Autoral Brasileira foi o tema dessa jornada. Isso é uma indicação de que começa a ser estabelecida entre alguns de nós, filósofos brasileiros, uma convicção: (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em protesto aos cortes de verba

08/12/2022 • Notas e Comunicados

NOTA DA SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSO DA CIÊNCIA (SBPC) Tivemos quatro anos de uma política inaceitável: um governo hostilizando ciência, educação, saúde, meio ambiente, cultura e os mais pobres, num ataque constante ao conhecimento e aos valores éticos da humanidade. Agora chegamos ao inac (…)

Dedo no currículo e gritaria: um ensaio timidamente indecente sobre pânico civilizacional e educação

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

07/12/2022 • Coluna ANPOF

Texto publicado no dia 7/12/2022 no site do Le Monde Diplomatique Brasil em parceria com a coluna Anpof. Certa vez, Platão estava caminhando por Atenas num belo dia de primavera. Foi quando surgiu, como que do nada, um homem que gritava a plenos pulmões: “Os bárbaros estão chegando! Protejam-se!” Platão (…)

Nota pública da Diretoria da Anpof contra o corte de verbas para educação

07/12/2022 • Notas e Comunicados

A Anpof vem por meio dessa nota manifestar a indignação dessa comunidade diante do corte de verbas para educação anunciado nos últimos dias. A já preocupante situação financeira vivenciada pelas universidades, agora é agravada pela edição de um novo Decreto que, literalment (…)

"Como pensar a pluralidade das vozes da filosofia brasileira em diálogo?" - entrevista com Érico Andrade, novo presidente da Anpof

06/12/2022 • Entrevistas

Por Sarah Bonfim, doutoranda em Filosofia (Unicamp)  e monitora do XIX Encontro Anpof   Entre 2023 e 2024 a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia terá à frente da sua presidência Érico Andrade, professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A chapa - &uacu (…)

Nota do GT Marx e a Tradição Dialética da Anpof sobre o falecimento do professor Hector Benoit

06/12/2022 • Notas e Comunicados

Quis o destino que um homem atormentado pela angústia e o desespero diante dos paradoxos e misérias da vida morresse inesperadamente e em paz. Assim faleceu Hector Benoit na madrugada desta segunda-feira 05 de dezembro, dormindo e sem tempo para despedidas e lamentações. Seu temperamento uruguaio, Benoit era orgulhosamente bas (…)

Problematizando filosofia e raça

29/11/2022 • Podcast Anpof

  Fotos: Rafaella Pessoa Ialley Lopes é mestranda em Filosofia na Universidade Católica de Pernambuco e Jéssica Oliveira é doutoranda em Cognição e Linguagem na Universidade Estadual do Norte Fluminense. Elas integram o GT Filosofia e Raça, que se reuniu pela primeira vez no XIX En (…)

Enegrecer a Filosofia e se abrir para outras epistemologias

Edson Teles

29/11/2022 • Entrevistas

Em 2020 o professor Fernando de Sá Moreira (UFF)  apresentou, em uma publicação na revista Problemata, uma fotografia de nossos currículos: os números que revelam a escassez de temáticas e referências negras nos estudos filosóficos brasileiros. O professor de Filosofia da Educaç&atild (…)