O paradoxo de Harrington: notas sobre engenharia epistêmica

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

29/09/2022 • Coluna ANPOF

Como parte do seu programa global de engenharia intelectual, a controversa Central Intelligence Agency lançou, poucos anos antes do golpe de 1964, uma revista que já deveria ter chamado há muito tempo a atenção da comunidade brasileira de filosofia: a Cadernos Brasileiros, uma revista de alto padrão que publi (…)

Anpof apresenta relatório sobre avanço dos estudos de gênero na pós-graduação em Filosofia no Brasil durante o XIX Encontro Anpof

28/09/2022 • Notícias ANPOF

Em 2018, o livro "Explosão Feminista", de Heloísa Buarque de Hollanda nos trouxe um panorama do avanço da pauta feminista no Brasil a partir de 2013 em várias frentes, como a cultural, política, acadêmica e artística. Neste ano de 2022, a ANPOF interessou-se por um mapeamento do fenômeno (…)

Filosofia, Gênero e Regionalidade: Mulheres Filósofas por Todo o Brasil

28/09/2022 • Podcast Anpof

No novo episódio do Podcast Anpof, a professora Dra. Juliele Sievers (UFAL/Anpof) convida as professoras Dra. Marly Carvalho Soares (UECE) e Dra. Alice Lino (UFR) a refletirem sobre Filosofia, Gênero e Regionalidade, tema de uma das mesas redondas que acontecerá no XIX Encontro Anpof. Nesta conversa, Juliele, Aline e Marly comparti (…)

Pandemia como um fenômeno moral: justiça e condições de escassez*

Evandro Barbosa

Professor no Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas - UFPel

28/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof *Agradeço às minhas alunas, Thaís e Celina, e aos meus alunos, Fernando, Maurício, Sérgio e Guilherme, pelas discussões sobre o tema em nossa disciplina Ethics during Pandemic Times: Some Guidelines. Para mais material sobre o tema, confira www.pandemi (…)

Caetano pode pautar a Filosofia Brasileira?

José Crisóstomo de Souza

Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Contemporânea da UFBA

27/09/2022 • Coluna ANPOF

Pode. Caetano Veloso começou a cursar filosofia na UFBA em 1963, deixou em 1964, em 1998 foi sagrado ‘doutor’ honoris causa por essa universidade, pela de Rosario em 2014, pela de Salamanca em 2022, por indicação do Departamento de Filosofia. A gente sabe que Caetano é um grande compositor pop, com muita arte e mui (…)

Besteira, cinismo e fake: modos de combate

Benito Eduardo Araujo Maeso

Professor do IFPR; Professor Colaborador do PGFILOS-UFPR

21/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Se é papel da filosofia combater à besteira, o que fazer numa sociedade na qual o fake (a besteira no maior grau imaginado) virou sinônimo de verdade?  Alguns passos conceituais são necessários para estabelecer o campo de análise do problema que (…)

Debate com a chapa inscrita para o processo eleitoral da Diretoria da Anpof 22/24 acontece no dia 22 de setembro

19/09/2022 • Notas e Comunicados

Na próxima quinta-feira, 22 de setembro, às 19h, acontece o debate com a chapa única que concorre à eleição da Diretoria ANPOF (2022-2024), encabeçada pelo professor Dr. Érico Andrade Marques de Oliveira (UFPE). O encontro será mediado pela Comissão Eleitoral, composta por Hugo Fi (…)

Epistemologias Feministas: Diálogos Convergentes

Janyne Sattler

Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês

16/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof Não tem mais volta. A conversa epistemológica entre as filósofas ganhou muita força e amplitude nos últimos anos – manifestamente no Brasil. De um momento de aprendizado a uma complexificação textual e temática, as epistemologias fe (…)

Nota de falecimento - Saul Kripke

15/09/2022 • Notas e Comunicados

Saul Kripke (1940-2022) Importante filósofo e lógico norte-americano da tradição da Filosofia Analítica. Natural de Omaha, Nebraska, é considerado um dos maiores importantes filósofos de seu tempo. Sua obra é muito influente em diversas áreas da filosofia, desde a l&oacut (…)

Filho Feio não tem Pai: Notas para uma História da Filosofia do Racismo

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

15/09/2022 • Coluna ANPOF

No Brasil, durante muito tempo temos feito história da filosofia. E não sem certo orgulho. E há quem defenda que esta seria, na verdade, nossa tarefa e vocação: fazer uma excelente história da filosofia para, quem sabe, um dia, fazer filosofia “de verdade”. É certo que esse é um argument (…)