Anpof participa de reunião da SBPC com Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação sobre a Medida Provisória 1136

02/09/2022 • Notas e Comunicados

A reunião foi solicitada pela SBPC e representantes da comunidade científica brasileira ao Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim. No encontro realizado no dia 2 de setembro por videoconferência, foram debatidas as questões referentes à Medida Provisória 1136, qu (…)

Ética da libertação latino-americana

Alberto Vivar Flores

Professor de História e Filosofia na UFAL; membro do GT Ética e Cidadania.

02/09/2022 • Coluna ANPOF

Série especial - Minicursos XIX Encontro Anpof A Filosofia, no seu corpus philosophicus, compreende diversos tratados: Metafísica, Epistemologia, Lógica, enfim; e, entre eles, o tratado de Ética definido, em geral, como “o estudo da conduta ideal” (Will Durant); porém, ao redor da década de 1960, n (…)

"O capitalismo ameaça a nossa reprodução, envenenando o solo, as águas", entrevista com Silvia Federici

Susana de Castro

UFRJ/PPGF; Presidente da Anpof; Integrante do GT Filosofia e Gênero da Anpof

29/08/2022 • Entrevistas

Entrevista publicada em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil Existiria um renascimento da ‘caça às bruxas’? A ideologia do ‘feminino natural’ sedimenta a exploração do trabalho feminino? Há vias de transformações possíveis em meio às formas capitalistas de prod (…)

Anpof realiza roda de lançamento do livro 'Do transe à vertigem: ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição'

29/08/2022 • Notícias ANPOF

No dia 6 de setembro, às 19h, acontece mais um lançamento de livro da Anpof nas Eleições 2022. A obra que enseja este encontro é “Do transe à vertigem – Ensaios sobre bolsonarismo e um mundo em transição”, escrita por Rodrigo Nunes (PUC-Rio) e lançada recentemente pela Edito (…)

Pandemia e filosofia: problemas éticos e sociais

22/08/2022 • Podcast Anpof

O novo episódio do Podcast Anpof aborda o contexto da pandemia, para pensar a sociedade, a filosofia e a vida pós-pandêmica, com a presença da professora Dra. Edna Maria Magalhães (UFPI), do professor Dr. Darlei Dall 'Agnol (UFSC) e a mediação da professora Dra. Georgia Amitrano (UFU/ANPOF). Na conve (…)

Engenharia do saber: a continuação da guerra por outros meios

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

18/08/2022 • Coluna ANPOF

    Numa recente entrevista que não recebeu um milionésimo da atenção que merecia (por motivos que logo ficarão claros), o americano John Bolton, ex-embaixador da Organização das Nações Unidas, admitiu ter participado do planejamento de diversos golpes de estado—claro qu (…)

A Universidade brasileira sob ataque contínuo recebe apelo internacional à ONU

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

11/08/2022 • Coluna ANPOF

Mais um ataque a pesquisa e a universidade brasileira ocorreu nessa quarta-feira (06/07), quando a Comissão Mista de Orçamento aprovou o projeto de lei do Congresso Nacional (PLN 17/2022) que reduz os recursos destinados ao Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). Diante dessa nova situaç&atil (…)

Apresentações de Yara Frateschi, Ivan Domingues e José Crisóstomo, na mesa-redonda Filosofia e Humanidades da Semana Anpof 2021, viram artigos na Revista Discurso

11/08/2022 • Notícias ANPOF

A última edição da Revista Discurso, do Departamento de Filosofia da USP, reúne três artigos apresentados na Semana Anpof 2021, realizada entre os dias 21 e 25 de junho. A mesa-redonda Filosofia e Humanidades teve a presença da professora Dra. Yara Frateschi (Unicamp) e dos professores Dr. Ivan Domingues (UFMG) e (…)

Anpof realiza roda de lançamento do livro 'Linguagem da Destruição: A democracia brasileira em crise'

10/08/2022 • Notícias ANPOF

No dia 24 de agosto, às 19h, acontece mais um lançamento de livro da Anpof nas Eleições 2022. A obra em debate será "Linguagem da Destruição: A democracia brasileira em crise”, escrita em uma parceria da professora Dra. Heloisa Murgel Starling com os professores Dr. Miguel Lago e Dr. Newton Bign (…)

Coletivos da USP assinam nota de repúdio contra departamento de filosofia

10/08/2022 • Clipping

Carta foi elaborada pela Comissão de Implementação de Ações Afirmativas, criada no ano passado e formada por alunos e professores do curso da pós-graduação. Dez coletivos e associações da USP (Universidade de São Paulo) assinaram uma nota de repúdio à falta de a (…)