Anpof subscreve Carta de Brasília da SBPC: 'A Ciência e a Educação nunca estiveram tão ameaçadas no Brasil'

02/08/2022 • Notas e Comunicados

A carta foi aprovada por unanimidade pela Assembleia de Sócios da SBPC, em reunião no dia 29 de julho, durante a programação da 74ª Reunião Anual. Carta de Brasília – SBPC O Brasil passa hoje por uma situação crítica em que a democracia está em risc (…)

O Autor/Intelectual

Ygor Borba

Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Faced-UFBA) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA)

28/07/2022 • Coluna ANPOF

Cada teoria assimilada, interpretada, reinventada e apropriada faz emergir dúvidas ou revela caminhos possíveis para pensarmos problemas que realmente nos tocam e, desta forma, assumindo postura de autor, enxergarmos nosso presente e a sociedade a nossa volta. Mas afinal, qual seria o papel do autor? O que fazer com nossas influências (…)

Ciência na Rua: Mapa para o passado, bússola para o futuro

27/07/2022 • Clipping

Ciência na Rua transmitiu conversa sobre novo livro de Marcos Nobre; autor debateu surgimento do bolsonarismo, política digital e caminhos para o futuro Há quem diga que o Brasil foi para a lama; outros, que a política nacional está no fundo do poço. Seja qual for o lugar em que nos encontramos em 2022, ap&oacu (…)

Anpof participa da 74ª Reunião Anual da SBPC com mesa-redonda sobre Epistemologias Social, Feminista e Decolonial

26/07/2022 • Notícias ANPOF

Na sexta-feira, dia 29 de julho, às 14h, acontece a transmissão da mesa-redonda organizada pela Anpof na programação da 74ª Reunião Anual da SBPC. A mesa da Anpof será transmitida no canal da Anpof no YouTube e terá como temas centrais as Epistemologias Social, Feminista e Decolonial (…)

Anpof realiza roda de leitura sobre o livro  "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro", de Marcos Nobre

19/07/2022 • Notícias ANPOF

No mês de julho a programação da Anpof nas Eleições de 2022 terá mais um lançamento de livro: "Limites da democracia: de junho de 2013 ao governo Bolsonaro" (Todavia, 2022). O encontro acontece no dia 21, às 19h, com transmissão no canal da Anpof no YouTube. Na roda de leitura, o (…)

Sobre o conflito da normatividade moral

Mariana Rocha Bernardi

Doutoranda em Filosofia pela UCS

19/07/2022 • Coluna ANPOF

A diferença basilar entre norma moral e norma jurídica, que reside no fato de que a segunda possui uma sanção externa atrelada ao seu descumprimento, enquanto a primeira não, é o que nos forneceria a indicação de que a norma jurídica, pela imposição de sanção, teri (…)

Sociedade de dois pesos e duas medidas

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

14/07/2022 • Coluna ANPOF

Existe uma grande diferença entre como o judiciário deveria se portar e como ele de fato se porta. Ele deveria julgar os membros das classes alta e baixa com o mesmo rigor. No entanto, o fato é que ele julga os membros das classes altas com mais leniência e os membros das classes baixas com mais severidade. A mesma coisa po (…)

Nota de repúdio do GT Filosofia e Gênero da Anpof

13/07/2022 • Notas e Comunicados

É o último estágio da barbárie em relação às mulheres que um médico anestesista se aproveite do fato de sua paciente estar desacordada para abusar de seu corpo.  Foi o que fez o anestesista Giovanni Quintella Bezerra, de 31 anos, que teve sua prisão convertida de flagrante para preventiv (…)

Democracia e Autoritarismo

08/07/2022 • Podcast Anpof

O novo episódio do Podcast Anpof apresenta reflexões sobre Democracia e Autoritarismo. O conteúdo vem como aquecimento para a mesa redonda sobre o tema, que acontecerá no XIX Encontro Anpof, em outubro, na cidade de Goiânia. Na conversa, Silvia Brandão, doutora e pós-doutoranda pela Unifesp, e Dario (…)

Nota de falecimento - Richard J. Bernstein

07/07/2022 • Notas e Comunicados

A diretoria da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia lamenta a morte do filósofo Richard J. Bernstein. Ele morreu no último dia 4 de julho, em Nova York. Bernstein, que havia anunciado sua aposentadoria na semana passada, era professor da New School desde 1989, tendo reestruturado o departament (…)