SBFA publica edital do 3º Prêmio de Melhor Artigo em Filosofia Analítica

05/03/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) divulga a edição 2024 do 3º Prêmio da SBFA. A premiação é voltada à artigos inéditos em Filosofia Analítica de doutorandos(as) e recém doutores(as) que obtiveram seu respectivo título em 2022 ou depoi (…)

Especial Anpof 8M: 30 anos de desigualdade de gênero na filosofia acadêmica brasileira

Carolina Araujo

Professor de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernando de Sá Moreira

Professor de Filosofia da Educação da Universidade Federal Fluminense

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

Hugo Mota

Doutorando em Filosofia pela Universidade de Oslo (UiO)

Marcos Fanton

Professor do Departamento de Filosofia da UFSM

04/03/2024 • Coluna ANPOF

Grupo DATAPHILO para GT Mulheres na História da Filosofia A desigualdade de gênero na pós-graduação em filosofia no Brasil não é uma experiência subjetiva de algumas mulheres. Ao contrário, ela é uma experiência compartilhada e sustentada por dados empíricos, cuja realida (…)

Mulheres, poder e políticas: entrevista com Loiane Verbicaro

Juliana Pantoja Machado

Professora Substituta de Direito da UFPA; Mestre em Direitos Humanos, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional; Mestre em Filosofia

01/03/2024 • Entrevistas

Entrevista publicada em parceria com a Revista Humanitas - edição 172 Ampliar a diversidade de gênero e raça em cargos de comando é fundamental para que transformações estruturais ocorram nas instituições políticas e jurídicas do país. Ideais para  reduzir (…)

Roda de conversa da Anpof e RBMF discute maternidade e pesquisa

29/02/2024 • Notícias ANPOF

A quem a maternidade atrapalha, de fato? Essa questão foi colocada pelo movimento Parent in Science, recentemente, e vamos debatê-la por aqui também. Em janeiro deste ano, o CNPq aceitou um parecer em que a gravidez foi justificativa para reprovar Maria Carlotto, professora da UFABC, em edital de pesquisa de produtividade. Infelizm (…)

Michel Henry e as Palavras de Cristo: o que significa para o homem nascer de novo?

Symon Sales Souto

Doutor em Filosofia pela UFSM; Membro colaborador do CLAFEN (Círculo Latino-Americano de Fenomenologia); Membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof

28/02/2024 • Coluna ANPOF

Michel Henry defende que a realidade dos homens coincide com a realidade de Deus, na medida em que, é materialidade carnal e invisível, sem ser paradoxal, pois se dá sob o Fundo-comum, isto é, no Arqui-Filho que, em sua relação recíproca com o Pai, nos oferece o fôlego da Vida. Estas foram, ali&aacut (…)

Qual é o meu lugar de fala?

Genildo Firmino Santana

Mestre em Filosofia da Educação pelo Prof- Filo da UFPR. Graduado em Filosofia pela FAFIC e Pós-graduado em História do Brasil pela FAFOPAI. Professor na Escola Dom Bosco/PE e na FASP.

28/02/2024 • Coluna ANPOF

Reflexão feita a partir do livro O que é Lugar de Fala?, de Djamila Ribeiro O poeta russo Tolstoi diz em um de seus poemas: “Eu vejo o mundo a partir do jardim de lá de casa.”  Advoga o poeta, com essa assertiva, o lugar onde se põe para contemplar o mundo. Também para no mundo influir. Não s& (…)

SBFA realiza mapeamento dos Grupos de Pesquisa sobre Filosofia Analítica

27/02/2024 • Notícias ANPOF

A Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) realiza mapeamento para identificar grupos de pesquisa sobre filosofia analítica que ainda não estejam registrados ou associados. Os interessados (líderes ou membros) podem cadastrar o grupo ou filiar-se diretamente à SBFA através deste formulário. Fu (…)

Pessoas não são números!

Gabriel S. Suzart

Mestrando em Filosofia pela UFBA

27/02/2024 • Coluna ANPOF

Encontra-se popularmente, e infelizmente, parcialmente no âmbito acadêmico, bem como em outros contextos, um discurso meritocrático que sugere que todos têm as mesmas oportunidades de crescimento, como se estivessem no mesmo patamar educacional, existencial e familiar, entre outras dimensões. Há uma discussão (…)

As universidades deveriam se engajar mais contra o novo ensino médio e outras pautas políticas

Newton Pereira Amusquivar Júnior

Mestre e Doutor em Filosofia pela Unicamp; Pós-Doutorando em Filosofia pela Unifesp

22/02/2024 • Coluna ANPOF

Em 2017, o governo nada democrático de Michel Temer realizou, por meio de decreto, a famigerada Reforma do Ensino Médio contendo diversas atrocidades contra a educação. Pouco se reagiu contra isso e, talvez por essa passividade, o Novo Ensino Médio foi implementado a partir de 2022 em todo o país. Entre os divers (…)

Nota de pesar pelo falecimento do professor José Expedito Passos Lima

Fran de Oliveira Alavina

Professor da UFVJM (Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri)

21/02/2024 • Notas e Comunicados

Ouso, de início, afirmar que este texto não é uma nota de falecimento convencional, daquelas que acabam por tornar a morte uma simples notícia cotidiana: uma agulha no palheiro dos informes hodiernos. Ou mesmo, como faz ver a traição do título, se tratar apenas de uma nota, um ponto sobre a totalidade de u (…)