A política não cabe na urna

Mariana de Mattos Rubiano

Licenciada em Ciências Sociais e Filosofia. Mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche na New School for Social Research (NY). Pós-doutora em filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

06/07/2022 • Coluna ANPOF

Este texto foi publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil Discutir sobre o cenário político brasileiro atual é angustiante e desafiador uma vez que envolve tantas questões em jogo e crises justapostas e entrelaçadas - política, social, econômica, sanitária - massacres, genocídio (…)

160 anos de nascimento do filósofo Farias Brito

Francisco José da Silva

Professor Adjunto do curso de Filosofia (UFCA) e Coordenador da Licenciatura em Filosofia (UFCA)

05/07/2022 • Coluna ANPOF

Introdução  A filosofia deitou no Ceará raízes profundas. A Terra do Sol teve um filósofo que pode ser considerado um dos mais importantes, autênticos e mais originais filósofos brasileiros, Farias Brito. Raimundo de Farias Brito nasceu em 24 de Julho de 1862 em São Benedito (CE), fez seus pr (…)

Lista de trabalhos inscritos no Prêmio Anpof de Teses e Dissertações 2022 está disponível

04/07/2022 • Notícias ANPOF

Comissão Organizadora do Prêmio Anpof de Teses e Dissertações 2022 divulga lista de trabalhos inscritos, com seus respectivos autores e autoras, indicadas pelos Programas de Pós-Graduação em Filosofia. O processo de seleção seguirá o calendário divulgado no Edital e o resultad (…)

Anpof divulga edital de convocatória para eleição da próxima Diretoria - Gestão 2023/2024

04/07/2022 • Notícias ANPOF

Atual gestão da Anpof torna pública a convocatória para a inscrição das chapas que concorrerão às eleições para a nova Diretoria da ANPOF (Gestão 2023/2024), de acordo com as normas previstas no Estatuto da ANPOF. O período de inscrição de ch (…)

Diretoria torna público o novo Estatuto da ANPOF

04/07/2022 • Notas e Comunicados

O novo estatuto da ANPOF entra em vigor com modificações aprovadas por unanimidade na última Assembleia Geral, realizada no dia 30 de setembro de 2021. As atualizações têm por objetivo dar condições formais para a emissão de notas fiscais aos associados; dar maior funcionalidade ao trabal (…)

Nota de falecimento - Prof. Sergio Paulo Rouanet

04/07/2022 • Notas e Comunicados

Sergio Paulo Rouanet - Rio de Janeiro, 23 de fevereiro de 1934 – Rio de Janeiro, 3 de julho de 2022 Com pesar anunciamos o falecimento no Rio de Janeiro de Sergio Paulo Rouanet aos 88 anos. Com um vasto campo de atuação, Rouanet foi um importante diplomata, filósofo, antropólogo, professor universitário, tradut (…)

Uma onda de desistências: o desgosto generalizado nas Universidades

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

01/07/2022 • Coluna ANPOF

Artigo publicado em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil A revista Nature publicou recentemente um artigo com o título “Has the ‘great resignation’ hit academia?”. Em tradução livre, “por que tantos acadêmicos decidem deixar a carreira acadêmica?”. Esse tema também (…)

Filosofia desenraizada: uma resposta a Chitolina

Marcelo Vinicius Miranda Barros

Doutorando em Filosofia pela UFBA; membro do GT de Filosofia Francesa Contemporânea e do GT Pensamento Filosófico Brasileiro da ANPOF

30/06/2022 • Coluna ANPOF

Em linhas gerais, um recente texto da coluna da Anpof, intitulado “Filosofia desenraizada: um vício de origem”, do Prof. Dr. Claudinei Luis Chitolina, revive questões já discutidas há tempos, por exemplo, pelos Prof. Dr. José Crisóstomo, Prof. Dr. Julio Cabrera, Prof. Dr. Murilo Seabra, dentre outros, (…)

Anpof subscreve nota da SBPC em denúncia à fobia contra mulheres

27/06/2022 • Notas e Comunicados

Foram três os ataques infames a mulheres esta semana que passou. Já manifestamos nossa indignação com a dor infligida a menina de 11 anos a quem se tentou impedir de levar adiante um aborto duplamente legal, porque decorrente de estupro e colocando em risco a vida da criança gestante. Depois tivemos o choque com as ofens (…)

Filosofia e Democratização do Conhecimento

Aldo Dinucci

Professor de Filosofia da UFS

23/06/2022 • Coluna ANPOF

Longe se vai sonhando demais (Caçador de Mim, composição de Sérgio Magrão e Luiz Carlos Sá)    Há alguns dias, meu pneu furou, e fui a uma oficina para consertá-lo. Em lá chegando, havia três ou quatro homens, esfarrapados e besuntados de graxa, ouvindo música. (…)