O desafio da filosofia autoral no Brasil

18/04/2022 • Podcast Anpof

A filosofia acadêmica tem grande diversidade, tratando dos mais diversos temas e autores, mas só agora foi criado um GT na ANPOF voltado para tratar do pensamento filosófico brasileiro. Seria isso uma desvalorização da filosofia que nós mesmos fazemos? Faz sentido distinguir “filosofia no Brasil”, &ldq (…)

Edital de expansão do Mestrado Profissional em Filosofia será encerrado no próximo dia 25/4

17/04/2022 • Notícias ANPOF

O Prof-Filo está com edital aberto até o dia 25/4 para o credenciamento de instituições que desejam se associar ao programa e ofertar vagas de mestrado profissional em Filosofia. Caso haja dúvidas sobre o processo e o edital, recomendamos que acesse a live que a Anpof em parceria com o Prof-Filo realizou (…)

Meritocracia estética e a Semana de Arte Moderna de 1922

Érico Andrade

Professor do Programa de Pós-graduação em Filosofia da Universidade Federal de Pernambuco

16/04/2022 • Coluna ANPOF

Coluna em parceria com Le Monde Diplomatique Brasil A perspectiva decolonial toca menos na obra em si mesma porque o seu foco consiste em sublinhar os vetores de poder que sustentam a disseminação e recepção de determinadas obras. A forte resistência às críticas à Semana de Arte Moderna&nb (…)

"Há um pacto que faz brancos sempre preferirem brancos"

13/04/2022 • Clipping

Clipping DW - "Há um pacto que faz brancos sempre preferirem brancos", por Edison Veiga "Considerada uma das 50 pessoas mais influentes do mundo no campo da diversidade, a psicóloga e ativista social Cida Bento lança livro sobre as dificuldades de inserção de negros no mercado de trabalho." Lei (…)

?Devemos ensinar às pessoas como, e não o que pensar?, diz biógrafo do filósofo Diderot

13/04/2022 • Clipping

Clipping - O Globo "O filósofo Denis Diderot (1713-1784) seria o padroeiro da Wikipedia e, de certa forma, do Google. É o que diz o biógrafo Andrew Curran, professor de humanidades no departamento de francês da Universidade Wesleyan (EUA) e autor de “Diderot e a arte de pensar livremente”, lançado no (…)

Por uma filosofia da aventura

11/04/2022 • Clipping

Um ensaio sobre ansiedade, juventude e confiança no futuro por Arthur Grupillo Se eu pudesse caracterizar a juventude com uma palavra, seria ‘ansiedade’. A década que vivi entre os meus 16 e 26 anos de idade — embora isso não signifique, absolutamente, que foi a menos feliz — certamente foi, de long (…)

Prêmio Professor Rubens Murillo Marques da Fundação Carlos Chagas está com inscrições abertas para sua 12ª edição

04/04/2022 • Notícias ANPOF

Docentes que atuam em Instituições de Ensino Superior públicas ou privadas podem enviar os trabalhos sobre experiências formativas nas licenciaturas a partir do dia 31 de março. O Prêmio Professor Rubens Murillo Marques tem como objetivo valorizar e divulgar experiências que contribuem para a aprendizagem (…)

Comunicado da Red Española de Filosofía diante da exclusão da filosofia do currículo da educação básica espanhola

31/03/2022 • Clipping

Comunidade filosófica espanhola se mobiliza contra exclusão da filosofia da educação básica, estabelecida pelo Decreto 217/2022, publicado em 29 de março pelo Ministério da Educação e Formação Profissional espanhol.  A partir do decreto, a disciplina de Filosofia fica fo (…)

Podcast Filosofia Goiás abre chamada para contribuições

29/03/2022 • Notícias ANPOF

O Canal de Podcasts “Filosofia Goiás”, disponível nos aplicativos Spotify, Google Podcasts, Breaker, Pocket Casts, RadioPublic, Copy RSS, promove entrevistas, exposições orais variadas (comunicações, palestras, seminários de pesquisa, minicursos etc.) e debates sobre os mais variados temas de F (…)

Conheça os livros lançados por filósofas de nossa comunidade entre 2020 e 2021

29/03/2022 • Notícias ANPOF

Com o objetivo de promover a visibilidade do trabalho das mulheres na Filosofia, ao longo do mês de março divulgamos, em nossas redes sociais, produções lançadas em 2020 e 2021 por filósofas de nossa comunidade. Trata-se de livros dos quais nossas filósofas foram autoras, organizadoras ou tradutoras. A (…)