Sobre a Lei das Cotas

25/03/2022 • Clipping

Em agosto de 2012, entrou em vigor a Lei 12.711, denominada "Lei das Cotas".  Essa lei dispõe sobre ações afirmativas para ingresso nas instituições federais de ensino superior e ensino técnico de nível médio.   O artigo 7o dessa lei determina que “no prazo de dez a (…)

Anpof lamenta o falecimento do professor Mário Carvalho

23/03/2022 • Notas e Comunicados

Anpof lamenta o falecimento do professor Mário Carvalho, professor do Departamento de Filosofia da UFRJ "Jovem professor, destacava-se pelo carisma, gentileza e cuidado no trato com os colegas e alunos. Deixa uma lacuna no coração de todos. O Departamento expressa seus sentimentos a todos os familiares e amigos do Mári (…)

Anpof assina manifesto junto à ANPEd contra lobby de pastores no MEC

23/03/2022 • Notas e Comunicados

O FIM DO GOVERNO DO FIM! Lobby de pastores no MEC, autorizado pela presidência A ANPEd e demais associações e entidades científicas da área da Educação e do Fórum das Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguísticas, Letras e Artes (CHSSALLA) solicitam publicamente aos órg&ati (…)

É preciso descolonizar o arquivo! Ensaio sobre uma educação filosófica engajada

Jéssica Erd Ribas

Doutoranda (Educação/UFSM) e integrante do GT Filosofar e Ensinar a Filosofar da Anpof

22/03/2022 • Coluna ANPOF

Nas últimas décadas a sociedade tem passado por significativas transformações. Com o assento da cultura do consumo digital e a proliferação do discurso consumista do projeto neoliberal de sociedade, não só os meios de comunicação e informação tem se alterado, como tamb&ea (…)

Podcast Anpof convida: Mulheres intelectuais de ontem e hoje

19/03/2022 • Podcast Anpof

Neste mês de março, nosso podcast convidou o "Mulheres intelectuais de ontem e hoje", uma iniciativa que nasce da união de dois grupos: um do Rio de Janeiro e outro de Santa Catarina. De um lado, temos o grupo de pesquisa decolonial Carolina de Jesus, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e do outro, o Grupo de Estudo e (…)

Breve introdução sobre David Hume e sua Crítica à Causalidade

Ygor Borba

Especialista em Ensino de Filosofia no Ensino Médio (Faced-UFBA) e Mestre em Cultura e Sociedade (UFBA)

17/03/2022 • Coluna ANPOF

O filósofo escocês David Hume (1711-1776) tornou-se célebre por sua crítica à causalidade, que encontra no Tratado da Natureza Humana (1689) sua primeira mas não menos sofisticada formulação. A história da filosofia recusa, porém, a unidade da obra. Um típico exemplo dessa recusa (…)

Bolsas de estudos alcançam o menor valor da história

16/03/2022 • Clipping

Folha de São Paulo: Bolsas de estudo alcançam o menor valor da história. Programas de pós-graduação altamente qualificados têm vagas ociosas. Leia mais  (…)

História da filosofia, cânone e Émilie du Châtelet: algumas considerações gerais e um caso particular

Mitieli Seixas da Silva

Professora do Departamento de Filosofia da UFSM

16/03/2022 • Coluna ANPOF

Poucas vezes a área de História da Filosofia percebeu mudanças tão drásticas e significativas como aquelas a que está sujeita nos últimos anos em nosso país. A mudança atual deve-se, especialmente, à atuação de filósofas e historiadoras da filosofia, que observaram (…)

Nós, os outros: sobre o fracasso na academia

Daniela Lima

Doutoranda em Filosofia (UFF/FAPERJ) e integrante do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof

15/03/2022 • Coluna ANPOF

TUDO OU NADA “[...] cada um tem a sensação de que num único instante vai se decidir sua existência social e intelectual: tudo ou nada” [1], é dessa forma que Didier Eribon descreve, em sua biografia de Michel Foucault, o momento em que os candidatos a uma vaga na École Normale Supérieure se (…)

Mulheres nortistas e nordestinas na Filosofia no Brasil

Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

Profa. Dra. Filosofia (UFAM)

14/03/2022 • Coluna ANPOF

-Por que a Filosofia é bem vinda ao norte e nordeste do Brasil?  Nasci e cresci no norte do Brasil que à época sonhava com modelos econômicos desenvolvimentistas, brincávamos na rua sob os olhares dos nossos pais e ouvíamos vários epítetos em relação ao futuro da pátria-m (…)