Nós, os outros: sobre o fracasso na academia

Daniela Lima

Doutoranda em Filosofia (UFF/FAPERJ) e integrante do GT de Filosofia Francesa Contemporânea da Anpof

15/03/2022 • Coluna ANPOF

TUDO OU NADA “[...] cada um tem a sensação de que num único instante vai se decidir sua existência social e intelectual: tudo ou nada” [1], é dessa forma que Didier Eribon descreve, em sua biografia de Michel Foucault, o momento em que os candidatos a uma vaga na École Normale Supérieure se (…)

Mulheres nortistas e nordestinas na Filosofia no Brasil

Marilina Conceição Oliveira Bessa Serra Pinto

Profa. Dra. Filosofia (UFAM)

14/03/2022 • Coluna ANPOF

-Por que a Filosofia é bem vinda ao norte e nordeste do Brasil?  Nasci e cresci no norte do Brasil que à época sonhava com modelos econômicos desenvolvimentistas, brincávamos na rua sob os olhares dos nossos pais e ouvíamos vários epítetos em relação ao futuro da pátria-m (…)

Sobre nós, mulheres

Gislene Vale dos Santos

Profa. Filosofia (UFBA)

11/03/2022 • Coluna ANPOF

Cruze as pernas! Moça direita não pode usar essas roupas curtas, minha filha! Menina não fala isso! Menina tem que ter cabelo cumprido. Fulana, não gostaria de ser a secretária de nossa chapa? Você precisa aprender a cozinhar, para não dizerem que sua mãe não te ensinou. Mulher não prec (…)

GT de Filosofia e Raça da Anpof é criado

09/03/2022 • Notícias ANPOF

Neste mês de março foi criado o GT de Filosofia e Raça da Anpof. Com isso, o grupo de trabalho estará ativo na edição do Encontro Nacional da Anpof que acontecerá este ano, em outubro, em Goiânia. As inscrições para o evento abrem nessa quinta-feira (10/3) e o grupo já receber&aac (…)

Qual voz ousaria filosofar?

Juliana Aggio

Professora de Filosofia da UFBA

08/03/2022 • Coluna ANPOF

Entre o riso do deboche e o silenciamento do nó na garganta está, quase sempre, a voz frágil e trêmula da aluna de filosofia. A sala é um bloco de uma tradição que lhe pesa, enquadra o seu lugar e direciona seus passos. A porta de saída sempre lhe esteve mais próxima e, muitas vezes, foi motiv (…)

Regeneração

Janyne Sattler

Profa. UFSC, integrante do GT Filosofia e Gênero e do Projeto Uma Filósofa Por Mês

07/03/2022 • Coluna ANPOF

Talvez no início não tenhamos nos dado conta. Ou tenhamos demorado um bocado para perceber de fato. Era óbvio que tinha alguma coisa estranha, senão errada, mas era difícil saber o que era, e estávamos muito longe ainda de nomear aquela sombra que parecia nos seguir quando líamos as ementas, as listas bibl (…)

Anpof e Prof-Filo realizam live para tirar dúvidas sobre o edital de expansão do Mestrado Profissional em Filosofia

04/03/2022 • Notícias ANPOF

O Prof-Filo está com edital aberto até o dia 25/4 para o credenciamento de instituições que desejam se associar ao programa e ofertar vagas de mestrado profissional em Filosofia. Para sanar todas as dúvidas sobre o processo e o edital, a Anpof em parceria com o Prof-Filo realizará no dia 14 de mar&ccedi (…)

A pesquisa histórica em Simone de Beauvoir

Magda Guadalupe dos Santos

Profa. Dra. (PUC/MG/UEMG)

03/03/2022 • Coluna ANPOF

Nas universidades do mundo inteiro, Simone de Beauvoir é lida de distintas perspectivas. Seus escritos são traduzidos do francês para as diversas línguas do Ocidente. Beauvoir esteve também no Japão e na China, nos anos 1960, onde se manifestou sempre crítica ao colonialismo europeu, suas entrevistas e conf (…)

Roda de conversa da Anpof discute a presença das mulheres nordestinas e nortistas na filosofia no Brasil

02/03/2022 • Notícias ANPOF

No, dia 9 de março, em celebração ao dia das mulheres, a Anpof realizou a Roda de Conversa da Anpof 8M com o tema "Mulheres nordestinas e nortistas na Filosofia no Brasil". O debate integrou a programação do Anpof 8M de 2022 e pode ser conferido neste link. Participaram da conversa a prof (…)

O diálogo e seu potencial transformador para as relações sociais

Renata Adrian Ribeiro Santos Ramos

Profa. de Filosofia UNEB e doutoranda em Filosofia (Unisinos)

25/02/2022 • Coluna ANPOF

A simples conversação, sem pressa, movimentada pela exposição de experiências de vida, fatos e opiniões, etc, parece ser uma prática com tendência social ao desuso em nossos dias, principalmente entre os mais jovens, fato pode ser explicado, parcialmente, pelo argumento da hipervalorizaçã (…)