Kallipolis: jogo didático baseado na República de Platão é lançado nas redes

16/12/2021 • Notícias ANPOF

Kallipolis: O Jogo dos Governos é um jogo gratuito voltado para o público do Ensino Médio e baseado na República de Platão. Realizado pela doutoranda em Filosofia Daniela Brinati Furtado e pelo designer Luca Boechat, a ideia nasce no Projeto de Docência do curso de Licenciatura em Filosofia da Universidade Federal (…)

Nota de Falecimento - bell hooks

15/12/2021 • Notas e Comunicados

Na manhã desta quarta-feira, 15 de dezembro, faleceu a filósofa, autora, professora, teórica feminista, artista e ativista antirracista estadunidense bell hooks. A Anpof lamenta profundamente a morte de uma das maiores pensadoras de nosso tempo e presta agradecimentos pelo legado que nos deixa.  A pensadora publicou mais de t (…)

Desafiando a divisão internacional do trabalho intelectual: a revista moçambicana de filosofia O Curandeiro está aberta a contribuições brasileiras

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

09/12/2021 • Coluna ANPOF

Em seu recente livro Filosofia Jabuticaba: Colonialidade e Pensamento Autoritário no Brasil, João de Fernandes Teixeira não apenas faz um acerto de contas com a comunidade acadêmica brasileira de filosofia; ele também coloca o dedo – repetida e insistentemente – na sua maior ferida, a saber, o fato de que ela (…)

Goethe, a aposta fáustica e o diabo da modernidade

Yasmin T. Jucksch

Dnda. USP

09/12/2021 • Coluna ANPOF

“Maldita paciência”, diz Fausto no verso 1606 da obra homônima de Goethe. Nesse amaldiçoado momento, o cientista experimenta o estado de espírito ideal para medrar o pacto-aposta demoníaco, com sua ânsia e insaciabilidade características e sob o potente torpor niilista induzido pelos espíri (…)

Se a Filosofia não quer e não vai se diversificar, então vamos chamá-la daquilo que ela realmente é

08/12/2021 • Coluna ANPOF

Por Jay L. Garfield e Bryan W. Van Norden 11 de Maio de 2016 Tradução do Me. João Alves de Souza Neto A grande maioria dos departamentos de filosofia dos EUA oferecem cursos de filosofia derivados somente da Europa ou do mundo anglófono. Por exemplo, dos 118 programas de doutorado em filosofia dos EUA e Canadá, (…)

Avaliação quadrienal em pauta: coordenadores de área da Capes se reúnem com coordenadores dos programas de pós-graduação em Filosofia

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutora em Filosofia (Unicamp) e assessora de comunicação/Anpof

08/12/2021 • Notícias ANPOF

Depois de dois meses paralisados, os trabalhos de avaliação foram retomados e devem ser concluídos até julho do próximo ano   Diante dos últimos fatos envolvendo a avaliação quadrienal da Capes, a Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia p (…)

Manifesto em defesa do Ensino de Filosofia como subárea de pesquisa filosófica

08/12/2021 • Notícias ANPOF

Há vinte anos, desde o I Congresso Brasileiro de Professores de Filosofia realizado em outubro de 2000, está em curso a constituição de uma Filosofia do Ensino de Filosofia. A partir deste evento, que pode ser considerado o marco inaugural do campo, o debate em torno do ensino de filosofia possui uma agenda constru&i (…)

Colonialismo cognitivo: examinando as retinas da comunidade brasileira de filosofia

Murilo Seabra

Doutor em Filosofia (La Trobe University)

06/12/2021 • Coluna ANPOF

A comunidade acadêmica brasileira de filosofia tende a conferir, numa escala de 0 a 10, em média 0,96 ponto a mais para o mesmo texto quando ele é assinado por um autor fictício francês ao invés de um autor fictício brasileiro. A pesquisa foi realizada com professores e pós-graduandos de sete univer (…)

Decisão judicial que suspendia a avaliação quadrienal da Capes é derrubada

03/12/2021 • Notas e Comunicados

A avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) estava paralisada desde setembro, quando a Justiça Federal expediu uma liminar que suspendia imediatamente o serviço que avalia programas de pós-graduação stricto sensu. Nesta úl (…)

Os caminhos de 22 (ou dizer não ao não)

Rodrigo Ornelas

Doutor em Filosofia e membro do GT Poética Pragmática (UFBA)

01/12/2021 • Coluna ANPOF

Este é o segundo artigo da pequena série que comecei a publicar aqui no contexto das celebrações do centenário da nossa Semana de Arte Moderna – dando sequência a Necessidade da vacina antropofágica. Tomo-a, no entanto, mais como um marco, como referência simbólica, mais do que um evento (…)