"Só queremos nosso lugar ao sol!" - entrevista com prof. Dr. Eduardo Oliveira (UFBA)

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

22/11/2021 • Entrevistas

A série teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil segue hoje com uma entrevista feita com o professor Dr. Eduardo Oliveira (UFBA). Nesta conversa, conduzida por Adilbênia Machado e Luís Thiago Freire Dantas, Eduardo, que tem pós-doutorado em Filosofia pela UFABC, explica sobre a trilogia da ancestralidde, um conjunt (…)

Consciência Racial

22/11/2021 • Podcast Anpof

Neste episódio que integra nosso especial Novembro Negro, recebemos o podcast Filosofia Pop para discutir sobre consciência racial. O professor Marcos Carvalho Lopes (UNILAB) convidou a professora Matilde Ribeiro (UNILAB) e o professor Kabengele Munanga (USP/UFRB) para essa conversa. Fecha o episódio a canção Descoloniza (…)

"Filosofia Pop" e a construção de outros cenários filosóficos no Brasil

Marcos Carvalho Lopes

Filósofo e professor na Universidade Federal de Jataí. Desenvolve a página e o podcast Filosofia Pop.

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

19/11/2021 • Entrevistas

Há 139 episódios o professor de Filosofia da Unilab, Marcos Carvalho Lopes, leva a filosofia para o podcast em conversas livres, sem roteiros, sem tempos determinados, propondo temas e questões silenciadas ou não reconhecidas. Nesta entrevista, a segunda da série “Teias Ananseanas de Filosofias Africanas no Brasil (…)

De(s)colonialidade e o cânone filosófico

Viviane Bagiotto Botton

Doutora em Filosofia (UNAM), pós-doutoranda em Filosofia (UERJ) e professora da Escola As Pensadoras

17/11/2021 • Coluna ANPOF

Antes de conceituar o que ficou conhecido há 40 anos como decolonialidade, e que muitos de nós preferem usar com “s”, descolonialidade, a fim de encontrar um modo mais condizente com nosso idioma português, é importante definir o que neste mesmo período conceituou-se como colonialidade. Trata-se de um sistema (…)

Anpof participa do Terceiro Dia de Mobilização em Defesa da Ciência

17/11/2021 • Notícias ANPOF

Aproxima-se o final dos trabalhos da Comissão Mista Parlamentar do Orçamento do Congresso Nacional e com eles a chance de recuperar os recursos do FNDCT, em particular, aqueles destinados ao CNPq. Com o objetivo de seguir sensibilizando governo e parlamentares para que os recursos sejam recuperados, a SBPC promove na próxima ter&cced (…)

Entrevista com Naiara Paula Eugenio sobre a filosofia estética Iorubá

Naiara Paula Eugenio

Doutora em Filosofia (UERJ)

17/11/2021 • Entrevistas

A origem da arte ioruba coincide com a origem da vida que cria a pessoa humana como uma obra de arte. Nesta entrevista com Naiara Eugenio*, doutora em Filosofia e estudiosa de Filosofia da Arte Africana, defende a importância de se abrir filosoficamente para o exercício de outras estéticas como forma de promover a vida humana. A pesqu (…)

Série teias ananseanas de filosofias africanas no/do Brasil - especial de entrevistas para Anpof

Luís Thiago Freire Dantas

Professor da UERJ e integrante do GT Filosofia da Libertação, Latino-Americana e Africana

Adilbênia Freire Machado

Professora (UFRRJ)

16/11/2021 • Entrevistas

A série de entrevistas que nos acompanharão essas semanas intenta trazer para o conhecimento de um público mais amplo, filósofas e filósofos que tem a África como eixo filosófico. Por isso, essas entrevistas nos convidarão a pensar outras alternativas para temáticas habituais ao nosso campo f (…)

Anpof se manifesta sobre acontecimentos envolvendo a prova do Enem

16/11/2021 • Notas e Comunicados

A diretoria da Anpof (2021-2022) manifesta sua perplexidade diante dos últimos acontecimentos que cercam a prova do Enem. Após funcionários do INEP terem pedido o afastamento de seus cargos comissionados ficamos sabendo que a prova realizada por servidores técnicos foi ‘vistoriada’ por um elemento externo que acess (…)

XIX Encontro Anpof será realizado em Goiânia entre 10 e 14 de outubro de 2022

11/11/2021 • Notícias ANPOF

A diretoria da Anpof deliberou pela realização do próximo encontro Anpof em Goiânia, entre os dias 10 e 14 de outubro de 2022. O evento, que estava previsto para acontecer na capital goiana em 2020, foi adiado por conta da pandemia. Este será o primeiro encontro Anpof a ser realizado no Centro-Oeste, reforçando um (…)

Anpof assina nota em defesa do INEP e da educação brasileira

10/11/2021 • Notas e Comunicados

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP é um dos órgãos do Estado Brasileiro mais importantes na produção de informações e estatísticas para a educação brasileira e vem sofrendo com um processo de ataque que culminou com o pedido de (…)