A aporofobia do bolsonarismo

09/04/2020 • Clipping

Le Monde Diplomatique Brasil https://diplomatique.org.br/a-aporofobia-do-bolsonarismo/ (…)

Nancy Fraser: "O neoliberalismo não se legitima mais"

09/04/2020 • Clipping

Uma das principais teóricas da segunda onda do feminismo nos Estados Unidos, Fraser afirma que estamos hoje diante de uma crise de grandes proporções que coloca em xeque a legitimidade do neoliberalismo e, junto com ele, a de um tipo liberal e corporativista de feminismo, preocupado exclusivamente em garantir uma maior presenç (…)

Revista Filosofia Ciência e Vida - contribuições da Anpof para a edição 162

05/04/2020 • Clipping

A Revista Filosofia Ciência e Vida é Revista Humanitas desde o segundo semestre do ano passado. A última edição com a qual colaboramos enquanto Revista Filosofia Ciência e Vida, foi a 162, publicada em abril de 2020. Esta edição conta com quatro contribuições diferentes da (…)

NOTA DE REPÚDIO À PORTARIA NÚMERO 34 DA CAPES

30/03/2020 • Notas e Comunicados

Nós, professores dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (IFCS-UFRJ), vimos por meio desta manifestar publicamente nosso repúdio ao corte que os programas de pós-graduação em Filosofia do país sofreram devido à portaria 34 (…)

Futuras filósofas: o caminho que se abre para as mulheres

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

30/03/2020 • Notícias ANPOF

Qualquer estudante de Filosofia possivelmente lembra-se que seu primeiro contato com o pensamento da Antiguidade, seja no Ensino Médio ou no Ensino Superior, envolveu nomes como Aristóteles, Platão, Heráclito, Epicuro. Quantos estudaram Hipátia de Alexandria? Ester Barbosa, estudante de Graduação em Filoso (…)

Relato e reflexões sobre a reunião SBPC/Sociedades Científicas e Governo O futuro da ciência brasileira?

27/03/2020 • Notícias ANPOF

No dia 11 de março de 2020, ocorreu, na cidade de São Paulo, a reunião da diretoria da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com a presença de mais de 70 associações científicas filiadas, do presidente da CAPES, Benedito Guimarães Aguiar Neto, do presidente do CNPq, Jo&atild (…)

"O neoliberalismo não se legitima mais. As pessoas querem a proteção do Estado" - entrevista com Nancy Fraser

Nádia Junqueira Ribeiro

Doutoranda em Filosofia na Universidade Estadual de Campinas e assessora de comunicação/Anpof

26/03/2020 • Entrevistas

Por Nádia Junqueira Ribeiro - jornalista, doutoranda em Filosofia (Unicamp) e pesquisadora visitante na New School Dra. Nathalie Bressiani (Filosofia/UFABC), tradutora de “Capitalismo em debate: uma conversa na teoria crítica Entrevista originalmente publicada no Le Monde Diplomatique em 26 de março de 2020.   (…)

Viver e estudar na Itália, na era do covid-19

Luan José Silva Remígio

Castanhalense (Pará), Professor da Seduc-Pa, doutorando em Filosofia pela Universidades Federal de São Paulo

26/03/2020 • Notícias ANPOF

Nos últimos dias ensaiei diversas vezes o início deste texto, já tinha claro aquilo que gostaria de dizer. Na realidade, desde que cheguei em Lecce, no sul da Itália, pensava em escrever algo que pudesse ajudar aqueles que por algum acaso tivesse que realizar, como eu, estágio ou estudos aqui. Entretanto, (…)

Nota pública: entidades acadêmicas em defesa de políticas públicas para o combate ao Covid-19

26/03/2020 • Notas e Comunicados

NOTA PÚBLICA: ENTIDADES ACADÊMICAS EM DEFESA DE POLÍTICAS PÚBLICAS ARTICULADAS PARA O COMBATE DO COVID19 E SEUS DESDOBRAMENTOS O pronunciamento do Presidente da República Jair Bolsonaro, em cadeia nacional, em 24.03.2020, revela a falta de compromisso público deste dirigente com as importantes medidas de sa&uac (…)

Qual o sentido de ensinar em tempos de coronavírus?

Marcelo Senna Guimarães

Unirio

Felipe Pinto

PPFEN-CEFET/RJ

26/03/2020 • Coluna ANPOF

Nas comunidades de professores avoluma-se o debate sobre as medidas adotadas por instituições de ensino com a finalidade de salvaguardar a continuidade de seus cursos. Há escolas e redes de ensino privadas que, já no início da primeira semana de quarentena, iniciaram o uso de estratégias de ensino a dis (…)